Habilidades Emocionais: O Que São E Quais Ensinar Aos Seus Filhos?

Habilidades Emocionais: O Que São E Quais Ensinar Aos Seus Filhos?

Categoria: Sem categoria

Uma das partes mais importantes do desenvolvimento da personalidade das crianças é a aquisição de diferentes habilidades emocionais, que as ajudam a lidar com várias situações que evocam sentimentos.

Como as experiências na infância moldam os hábitos da vida adulta, é necessário estimular essas habilidades desde cedo, para que os pequenos desenvolvam formas saudáveis de encarar os desafios da vida.

O que são habilidades emocionais?

Habilidades cognitivas são necessárias para lidar com adversidades, já que a capacidade de análise e memorização ajudam a entender a situação e qual a melhor solução. No entanto, elas não resolvem tudo sozinhas.

Sem as habilidades emocionais, pode ser muito difícil lidar com sentimentos como raiva, tristeza e medo.

A boa gestão das emoções é conhecida como inteligência emocional, ou seja, é o resultado direto de aprender a reconhecer e lidar com as emoções da melhor maneira possível. Se a família trabalha isso com as crianças, a probabilidade delas criarem traumas e terem dificuldade para lidar com o estresse é bem menor.

Habilidades emocionais para ensinar aos seus filhos

Agora que você já sabe o que são as habilidades emocionais e os benefícios para as crianças, é importante conhecer algumas para já começar a apoiar seu filho no desenvolvimento infantil. Confira:

Autoconfiança

Entre as diversas competências emocionais, essa é uma das principais. A autoconfiança permite que os pequenos encarem novos desafios e nutram uma boa autoestima.

Empatia

Desenvolver a empatia e, assim, compreender os sentimentos dos outros é essencial para o convívio harmônico com outras pessoas e favorece a construção de relacionamentos verdadeiros ao longo da vida.

Autocontrole

A impulsividade é uma experiência comum e constante durante a infância e a adolescência, por isso é uma competência que deve ser trabalhada desde cedo. É importante que os pequenos saibam pensar bem sobre suas decisões.

Responsabilidade

A responsabilidade diz respeito à consideração pelo bem-estar dos outros e está intimamente ligada à empatia. Além disso, também envolve assumir seus atos, o que desenvolve a coragem.

Flexibilidade

Muitas coisas não acontecem da forma como queremos e esperamos. Fazer a gestão das nossas emoções nesses momentos é naturalmente difícil e, sem o desenvolvimento das competências necessárias, fica quase impossível.

Por isso, é de extrema importância estimular a flexibilidade. Assim, as crianças são mais tolerantes à frustração e não desenvolvem tendências controladoras.

Entendeu por que as habilidade emocionais são tão importantes para as crianças? Se você quer garantir isso para a vida dos seus pequenos, confira este material que explica como desenvolver as competências socioemocionais do seu filho!

Agende uma visita