adaptacao escolar

Primeiros Dias na Escola — Entenda o Processo de Adaptação Escolar

Categoria: Artigos

O início de uma nova jornada escolar é sempre um marco significativo na vida da criança e de toda a sua família. Os primeiros dias na escola provocam uma grande mistura de sensações que vão desde a excitação até a ansiedade e a angústia.

Para as crianças, esse é o ponto de partida para um mundo novo e desconhecido, cheio de novas oportunidades e desafios. Os pais, em paralelo, vivenciam também uma série de questionamentos e sentimentos.

Leia este artigo para entender mais sobre o processo de adaptação escolar e saber como lidar da forma mais tranquila possível com os primeiros dias na escola.

O que é adaptação escolar?

Adaptação escolar é o nome que se dá ao período inicial de uma criança (ou mesmo adolescente) em um contexto diferente do qual ele já estava acostumado.

É muito comum que o termo seja associado à primeira vez que a criança vai para o colégio mas, na verdade, a adaptação pode ocorrer sempre que houver uma mudança de escola, de turma ou professora.

No caso dos pequeninos, mesmo uma volta de férias pode causar a necessidade de uma nova adaptação, já que os dias fora da rotina e na constante companhia dos pais muitas vezes faz com que eles estranhem o contexto escolar na hora do retorno.

Durante esse período é comum que a criança se sinta mais vulnerável, ansiosa e angustiada, o que acaba preocupando os pais — mas é importante ter em mente que esse processo deve ser levado com o máximo de naturalidade possível. O ideal é desenvolver um bom relacionamento entre família e escola para que a comunicação esteja bem alinhada.

Dicas para a adaptação escolar: como acertar nos primeiros dias na escola

Agora que você já entendeu o que é o processo de adaptação escolar, confira essas dicas essenciais para que os primeiros dias na escola sejam o mais tranquilos possível para toda a família.

Converse com as crianças antes do grande dia

A previsibilidade é um fator muito importante para que as crianças se sintam mais seguras. Portanto, procure conversar bastante com seu filho antes do início das aulas, destacando os aspectos positivos e empolgantes da escola e se colocando à disposição para tirar dúvidas e apoiá-lo em suas angústias.

É respondendo às perguntas de forma honesta que você conseguirá construir uma base emocional sólida e preparada para lidar com os futuros desafios.

Tenha familiaridade com o ambiente escolar

Se a adaptação for em uma escola nova, visite a instituição com a criança antes do primeiro dia para que ela consiga se familiarizar com o ambiente. Explorar salas de aula, banheiros e áreas de lazer junto com os pais é muito importante para amenizar a sensação do desconhecido.

Desenvolva uma rotina

A rotina é uma ferramenta muito importante para que a criança se sinta segura e consiga se preparar mentalmente para o dia a dia escolar. Por isso, desenvolva hábitos consistentes para aplicar em família todos os dias antes da hora de ir para a escola.

Transmita segurança

Os pais precisam estar seguros de sua escolha para transmitir segurança para a criança. Portanto, é muito importante que você conheça bem a escola para a qual está levando seu filho e sinta confiança na instituição.

Estabeleça uma relação de parceria com o corpo docente

Primeiros Dias na Escola — Estabeleça Parceria com os Professores

Quanto mais a família e os professores estiverem alinhados, mais tranquila e positiva será a rotina escolar da criança. Por isso, faça o possível para manter a comunicação aberta com o corpo docente e buscar uma relação de parceria e respeito.

Crie rituais positivos

Os rituais também podem ser grandes aliados para que a criança siga tranquila em seus primeiros dias na escola. Abraços, gestos e até mesmo combinados podem fazer toda a diferença na confiança da criança para vencer seus desafios.

Celebre as pequenas conquistas

Não se esqueça, nunca, de celebrar as pequenas conquistas diárias da criança na escola. Isso reforça a ideia de que o colégio é um lugar onde se aprende e cresce, estimulando a associação positiva com esse ambiente.

Agora que você já sabe o que fazer nos primeiros dias na escola e se interessou pelo assunto,  para se sentir ainda mais seguro frente ao processo de adaptação, leia também o nosso artigo sobre o papel da escola na primeira infância e reforce seu entendimento sobre a importância da educação infantil na vida do seu filho!