O período de adaptação escolar compreende toda nova etapa educacional do aluno. Portanto, ele pode ser marcado não só pela insegurança dos pequenos, mas também dos pais. Mas, quando há a preparação correta, todos podem passar por esse momento importante de forma tranquila.
Entenda neste artigo um pouco mais sobre a adaptação, como funciona o processo de acolhimento entre os profissionais da área dentro da escola e as atitudes que os responsáveis podem ter para facilitar esse processo.
O que é adaptação escolar?
A adaptação escolar envolve o contato e a familiarização do aluno com contextos muito diferentes dos que ele já está acostumado. Isso pode envolver a entrada ou troca de escola, uma nova turma ou a adaptação com uma nova professora.
Nesse período, como se trata de algo novo para a criança, ela pode se sentir vulnerável e os pais também acabam tendo preocupações sobre como a mudança será processada pelo filho. No entanto, esse momento deve ser visto como algo natural.
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Para que a criança se habitue mais facilmente e também aprenda com essa fase de mudanças, o acolhimento entre os profissionais da área e da escola é essencial.
Mas é importante ressaltar que não há um tempo determinado de adaptação, pois tudo dependerá da relação de parceria entre família e escola e dos vínculos que a criança irá criar com professores e colegas no novo ambiente de convívio.
Como funciona a adaptação escolar?
O período de adaptação escolar inicia-se no primeiro contato do aluno com a instituição, desde a recepção do colégio até o desempenho inicial do aluno em sala de aula.
Esse é o momento de construção de uma relação. Então, as interações devem ser feitas aos poucos, para que assim a criança se sinta confortável e segura.
Primeiramente, a escola é apresentada para o novo aluno, bem como seus colegas de sala e professores. Quando é uma mudança apenas de nível, a parte da apresentação do local é dispensada.
Ao longo da rotina escolar, os alunos são inseridos em dinâmicas para estimular o contato e interações com outros colegas de classe. Principalmente ao longo do período adaptativo, esse tipo de incentivo é importante, porque os pequenos estão aprendendo a conviver com pessoas até então desconhecidas, que não fazem parte de seu círculo familiar.
Os professores e coordenadores também podem acompanhar mais de perto o desempenho de cada aluno nessa fase inicial, entendendo quais são as dificuldades a serem trabalhadas e os pontos fortes.
Reuniões com os pais para falar da adaptação e performance do aluno em sala de aula também podem acontecer, bem como conversas com as próprias crianças.
Com o acolhimento entre os profissionais da área e o suporte dos pais, gradualmente, a ida à escola, os professores e os colegas de classe passam a compor a nova rotina da criança, que já não demonstra insegurança, medo ou negação. Considera-se, nesse momento, o fim da fase de adaptação. Trata-se de um período que marca uma nova etapa e se encerra de maneira natural.
Agora que você já sabe como funciona o processo de adaptação escolar, veja também sobre as fases do desenvolvimento infantil e saiba como lidar com o seu filho em cada etapa da vida dele!