Adaptação Escolar - Primeiros dias de escola

Primeiros Dias Na Escola — Como Funciona O Processo De Adaptação Escolar?

Categoria: Artigos

O período de adaptação escolar compreende toda nova etapa educacional do aluno. Este período pode ser marcado pela insegurança dos pequenos, mas também dos pais. No entanto, quando há a preparação correta, ambos podem passar por esse momento importante de forma mais tranquila. 

Entenda neste artigo um pouco mais sobre a adaptação, como funciona o processo de acolhimento entre os profissionais da área dentro da escola e as atitudes que os responsáveis podem ter para facilitar o processo. 

O que é adaptação escolar?

A adaptação escolar envolve o contato e familiarização do aluno com contextos muito diferentes dos que ele já está acostumado, podendo compreender a entrada ou troca de escola, , uma nova turma, uma nova professora ou nível também.

Nesse período, como se trata de algo que a criança nunca teve contato, ela pode se sentir vulnerável e os pais também acabam tendo preocupações sobre como a mudança será processada pelo pequeno. No entanto, todo esse processo deve ser visto como algo natural.

Para que a criança se habitue mais facilmente e também aprenda com essa fase de mudanças, o acolhimento entre os profissionais da área e da  escola é essencial. 

É importante ressaltar que não há um tempo determinado de adaptação, pois tudo dependerá da relação família e escola e dos vínculos que a criança irá criar com professores e outras crianças no novo ambiente de convívio.

Como funciona a adaptação escolar?

O período de adaptação escolar inicia-se no primeiro contato do aluno com a instituição, desde a recepção do colégio até  o desempenho inicial do aluno em sala de aula. 

Esse é o momento de construção de uma relação. Então, as interações devem ser feitas aos poucos, para que a criança se sinta confortável e segura. 

Primeiramente,  a escola é apresentada para o novo aluno, bem como seus colegas de sala e professores. Quando é uma mudança apenas de nível, a parte da apresentação do local é dispensada. 

Ao longo da rotina escolar, os alunos são inseridos em dinâmicas para estimular o contato e interações com outros colegas de classe. Principalmente nesse período adaptativo, esses incentivos são importantes, porque os pequenos estão aprendendo a conviver com pessoas até então desconhecidas que não fazem partede seu círculo familiar. 

Os professores e coordenadores também podem acompanhar mais de perto o desempenho de cada aluno nessa fase inicial, entendendo quais são as dificuldades a serem trabalhadas e os pontos fortes. 

Reuniões com os pais para falar da adaptação e performance do aluno em sala de aula também podem acontecer, bem como conversas com as próprias crianças. 

Com o acolhimento entre os profissionais da área e o suporte dos pais, gradualmente, a ida à escola, os professores e os colegas de classe passam a compor a nova rotina da criança, que já não demonstra insegurança, medo ou negação. Considera-se, nesse momento, o fim da fase de adaptação. Trata-se de um período que marca uma nova etapa e se encerra de maneira natural. 

Agora que você já sabe como funciona o processo de adaptação escolar, conheça o ambiente seguro, acolhedor e lúdico do Colégio Koelle para a Educação Infantil que compreende o G1 (Maternal I), G2 (Maternal II), G3 (Maternal III), G4 (Pré I) e G5 (Pré II), com turmas nos períodos da manhã e da tarde.

Agende uma visita