apoiar seu filho em cada fase do desenvolvimento infantil

Como Apoiar seu Filho em Cada Fase do Desenvolvimento Infantil

Categoria: Artigos

Além de um lar adequado para crianças com base no amor e respeito, certos estímulos são capazes de contribuir para o desenvolvimento infantil. Assim, o crescimento do seu filho pode ser beneficiado nos aspectos emocionais e intelectuais.

Você deve ter em mente também que cada criança é única e pode ter necessidades específicas. Portanto, estar atento às características individuais de seu filho e adaptar os ensinamentos de acordo com isso é essencial.

Confira o artigo que o Colégio Koelle preparou e entenda melhor sobre:

• as quatro fases do desenvolvimento infantil;
  • como a escola pode ajudar o seu filho no desenvolvimento infantil.

As quatro fases do desenvolvimento infantil

Segundo o psicólogo Jean Piaget, o desenvolvimento infantil pode ser dividido em quatro fases. Veja cada uma delas e saiba como apoiar seu filho da melhor forma, de acordo com seu estágio de crescimento.

1. Estágio Sensório-motor (0 a 2 anos)

Nesta fase, os bebês descobrem sensações e movimentos. Além de ser desenvolvida a coordenação motora, as crianças começam a imitar gestos e sons.

Para estimular seu filho, o indicado é realizar atividades educativas que usem os cinco sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar — como brincar com gelatinas e tintas.

Desde os primeiros meses de vida, você já pode ler com a criança, incentivar a empatia e deixá-la brincar com blocos, bolas e brinquedos que ensinam causa e efeito.

2. Estágio Pré-operatório (2 a 7 anos)

Estágio marcado pelo surgimento do egocentrismo, dos questionamentos, da personificação (conferir características humanas aos objetos) e do pensamento representativo. Também é o período do desenvolvimento da linguagem e da escrita.

Nesta etapa, você já pode definir regras e limites e pedir ajuda com as tarefas simples da casa, como colocar a mesa. Uma dica é sempre elogiá-lo por um trabalho bem feito.

Saiba mais: Como Apoiar o Desenvolvimento da Autonomia da Criança

Estimule-o a brincar com outras crianças e a compartilhar brinquedos. Leve-o a outros lugares, como museus, zoológicos e cinemas, para estimular a curiosidade e o desejo por explorar.

Uma boa pedida é incentivar seu filho a contar histórias a partir de fotos e imagens.

3. Estágio das Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos)

É o momento em que as crianças começam a desenvolver o raciocínio lógico e são capazes de solucionar problemas. Também há um maior entendimento sobre as regras sociais, senso de justiça e reciprocidade.

A partir dos sete anos, você já pode propor brincadeiras de improvisos e incentivar o interesse pela cultura, com músicas, filmes e livros. Também é um bom período para iniciar uma atividade física mais competitiva, como futebol ou vôlei.

Nesta fase do desenvolvimento infantil, é imprescindível que os pais acompanhem a vida escolar de seus filhos para saber se tudo está fluindo bem.