Apple Distinguished School

Gunar e Teodoro

A jornada para a certificação Apple Distinguished School (ADS) teve início com a introdução dos dispositivos iPad no Colégio Koelle em maio de 2012, quando os diretores da escola, Gunar Koelle e Teodoro Koelle, viajaram para os estados de British Columbia (Canadá) e Califórnia (Estados Unidos) com o objetivo de conhecer o sistema de ensino e visitar as principais escolas particulares e públicas destas regiões. O contato com as inovações tecnológicas presentes nesta realidade educacional, em especial o uso de dispositivos Apple, motivou o Colégio a desenvolver o seu próprio projeto.

Durante o ano de 2013, Teodoro e Rui Christofoletti (diretor educacional) participaram de congressos educacionais, conheceram empresas da área de tecnologia e visitaram escolas que já usavam iPad em sala de aula. Após esta fase de estudos, o Colégio estruturou o seu projeto com os seguintes elementos:

• Adoção do iPad apenas na 3ª série do Ensino Médio, no modelo 1×1 (BYOD – Bring Your Own Device).
  • Adoção de material didático exclusivamente digital, elaborado pelos nossos professores, editado no iBooks Author e distribuído aos alunos pelo iTunes U.
  • Adoção de sistema MDM (AirWatch) para os dispositivos.
  • Instalação de firewall para rede de internet (Sophos).
  • Instalação de pontos de acesso sem fio (Cisco).

O projeto foi implementado em 2014 na última série do Ensino Médio e obteve enorme sucesso, motivando o Colégio a expandi-lo para 2015. As mudanças para o segundo ano do projeto, devido à expansão ou buscando corrigir falhas encontradas no primeiro ano, foram:

• Adoção do iPad em todo o Ensino Médio, no modelo 1×1 BYOD.
  • Criação de um laboratório móvel de iPad para todo o Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
  • Adoção de material didático exclusivamente digital adquirido das grandes editoras (Oxford, Moderna e Ática) em algumas disciplinas das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio.
  • Alteração para o sistema MDM (Mosyle).
  • Alteração na estrutura de pontos de acesso sem fio (Unify).

A expansão do projeto continuou apresentando excelentes resultados e determinou a decisão de elaborar um cronograma para as próximas etapas, até que todo o Colégio estivesse utilizando o iPad em sala de aula. Em 2016, no terceiro ano do projeto, as novidades foram:

• Adoção do iPad no 6º ano do Ensino Fundamental, no modelo 1×1 BYOD.
  • Alteração na estrutura de pontos de acesso sem fio (Ruckus).
  • Introdução da disciplina de Educação Tecnológica na matriz curricular da Educação Infantil e Ensino Fundamental (2º a 9º anos), substituindo as antigas disciplinas de Informática e Robótica.

Em 2017, ocorreram duas importantes novidades: o iPad foi adotado no 7º ano (modelo 1×1 BYOD) e um segundo laboratório móvel de iPad foi disponibilizado para os alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, devido ao grande aumento na demanda por uso de iPad pelas professoras. Em 2018, o planejamento inicial elaborado em 2013 foi completado e todos os alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais passaram a utilizar o iPad em sala de aula, no modelo 1×1 BYOD.

Apple Distinguished School

Após 5 anos da implementação do Projeto iPad e a transformação do processo de ensino-aprendizagem, em 2019, o Colégio Koelle recebeu pela primeira vez a certificação Apple Distinguished School. Essa certificação é válida por três anos e deve ser renovada junto à Apple.

Para tornar-se ADS, o Colégio Koelle participou de um longo processo, a convite da Apple, que incluiu a produção de um documento em inglês descrevendo todo o projeto desenvolvido nos primeiros 5 anos e duas visitas de representantes da Apple no Brasil, para acompanhar aulas e entrevistar alunos, professores, coordenadores e diretores. Posteriormente, em 2021, o Colégio comprovou a continuidade na excelência de ensino inovador e tecnológico, renovando sua certificação ADS.

Mais de 94% dos professores do Colégio Koelle são Apple Teacher, ou seja, professores reconhecidos pela proficiência no uso dos dispositivos e aplicativos Apple Educação na sala de aula, dos quais seis são Apple Teacher Swift Playgrounds. Quatro professores do Colégio receberam a certificação Apple Distinguished Educator (ADE). Essa distinção é o reconhecimento a educadores que usam a tecnologia Apple para transformar a educação e que querem mudar o mundo, auxiliando outros educadores a repensar as possibilidades com o iPad de forma que a aprendizagem seja mais significativa e pessoal para cada aluno.

Atualmente no Brasil, apenas 24 instituições de ensino integram o seleto grupo de ADS, ao qual a Apple fornece suporte e treinamentos para a implementação de programas de ensino.

Parabenizamos a todo o corpo docente e alunos, que abraçaram a utilização da tecnologia em nossa escola, e aos funcionários, coordenadores e diretores que proporcionaram todo o suporte necessário à execução desse projeto.

Para saber mais sobre os processos e os materiais produzidos pelo Colégio na conquista e renovação da certificação, acesse os links abaixo.

Para saber mais sobre as certificações do nosso corpo docente, acesse os links abaixo.