Hoje

O Colégio Koelle cresceu e evoluiu durante esses últimos três anos, em especial durante a pandemia. A junção da tradição e excelência em Educação com um projeto tecnológico maduro foi fundamental no ano de 2020, quando todas as aulas se tornaram remotas a partir de março. O enorme desafio da pandemia uniu toda nossa comunidade, aumentou e melhorou a comunicação entre o colégio e as famílias, bem como acelerou o crescimento profissional dos professores e a inovação em sala de aula. Os alunos demonstraram facilidade para se adaptar ao ensino remoto e trouxeram muitas contribuições para o planejamento curricular. Com o retorno das atividades presenciais, o colégio buscará consolidar as aprendizagens e conquistas do período remoto em sua proposta pedagógica

Apple Distinguished School 2021

Visão

O Colégio Koelle busca continuamente inovar e introduzir novas práticas pedagógicas em sua estrutura curricular. O iPad e os programas educacionais da Apple são o ponto de partida para um ensino investigativo que se utiliza de diversas estratégias de ensino. Os professores incentivam uma profunda integração entre os dispositivos e serviços da Apple, utilizam múltiplos formatos de mídia no processo de ensino e aprendizagem e potencializam as habilidades dos alunos para trabalhar em equipe, compartilhar suas descobertas, pensar criticamente e a se envolver com os problemas do mundo real. O Colégio Koelle acredita no desenvolvimento de valores e na compreensão da diversidade existente, inspirando seus alunos a se tornarem líderes na construção de uma sociedade melhor.

Aprendizagem

O uso da tecnologia permite a adoção de um ensino personalizado e amplia significativamente as oportunidades de acesso ao conhecimento, o compartilhamento de conteúdos e as possibilidades para os estudantes demonstrarem o seu aprendizado e expressarem suas ideias. O iPad permite o acesso às informações e ao conteúdo escolar além da sala de aula a qualquer momento e em qualquer lugar, o que foi essencial para o sucesso do nosso trabalho pedagógico durante a pandemia.

As habilidades previamente desenvolvidas por alunos e professores com o uso do iPad nos anos anteriores e o material didático completamente digital foram fundamentais para uma transição rápida e de excelência para o ensino remoto. Os professores mantiveram o interesse e a motivação dos alunos pelos estudos por meio de projetos e atividades com ênfase na colaboração, trabalho em equipe, comunicação e criatividade. Diversos aplicativos e plataformas, com destaque para o Zoom (e suas salas simultâneas!) e o Google Classroom, foram incorporados ao nosso trabalho pedagógico.

Nossos estudantes foram estimulados a encontrar maneiras inovadoras de expressar o seu aprendizado, através da criação e compartilhamento digital de conteúdo multimídia. As aulas remotas focaram na solução de problemas e na produção criativa de conteúdo. A avaliação da aprendizagem, impossibilitada de ocorrer presencialmente, começou a valorizar a participação dos alunos na aula remota, o desenvolvimento do aluno ao longo do processo e sua habilidade de demonstrar a compreensão dos conceitos abordados na atividade de diferentes maneiras.

Sucesso

A opção estratégica do colégio pelo uso intenso da tecnologia em sua proposta pedagógica foi consagrada junto às famílias em 2020, durante a pandemia, com o nosso projeto de aulas remotas, o KAD (Koelle a distância). A taxa de rematrícula de alunos foi a maior dos últimos 3 anos (94,9%) e a pesquisa de satisfação realizada no final do ano de 2020 junto às famílias apresentou os resultados mostrados no gráfico abaixo.

Apple Distinguished School 2021

Próximos Passos

O cenário da pandemia estimulou o desenvolvimento profissional de todos e provocou o diálogo constante entre todos os atores de nossa comunidade. Com o retorno às atividades presenciais, nosso desafio é consolidar os avanços pedagógicos do trabalho remoto e continuar investindo na formação continuada do corpo docente. O colégio também precisará investir na renovação e ampliação da infraestrutura de TI e dispositivos Apple.

Para saber mais do nosso projeto e assistir entrevistas com alunos, professores e famílias, clique nos títulos abaixo.

Gestão e Infraestrutura

Gestores
Departamento Acadêmico do Colégio Koelle – DAK
Tecnologia da Informação – TI
Apple Distinguished Educators – ADEs

Atividades e Projetos

Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais
Ensino Fundamental Anos Finais
Koelle Sustentável

Para acessar o artigo enviado a Apple clique aqui.