Benefícios Do Uso Da Tecnologia Na Educação Infantil

11 Benefícios Do Uso Da Tecnologia Na Educação Infantil

Categoria: Artigos Tecnologia

Vivendo na era digital, é importante entender que com o uso da tecnologia na Educação Infantil, é possível adquirir outros tipos de aprendizados que ajudam no desenvolvimento das crianças de forma interativa e estimulante.

É importante ter em mente que o uso da tecnologia nessa fase acontece em momentos pontuais e que ela não veio para substituir as atividades lúdicas, mas funciona como mais uma das muitas ferramentas utilizadas no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.

O recomendado é que as ferramentas tecnológicas sejam inseridas somente após os dois anos de idade, de forma gradual e controlada, pois antes disso o uso de qualquer tipo de “tela” pode ser prejudicial para as crianças.

Por que investir no uso da tecnologia na Educação Infantil?

É fato que o ensino digital vem crescendo ano após ano. Segundo o levantamento da pesquisa TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) Educação de 2018, 47% das escolas particulares disponibilizam um ambiente virtual de aprendizagem.

Além disso, pais, professores e até mesmo as crianças já utilizam, em grande maioria, a tecnologia para entretenimento e consumo de informação.

Então, por que não apostar nessa realidade também para o ensino do seu filho? Ao invés de, por exemplo, deixá-lo usar o celular apenas para que ele se distraia, procure por sites, aplicativos e jogos educativos e insira esse tipo de aprendizado na rotina.

Além disso, ao buscar por uma instituição de ensino, é importante verificar se eles estão atualizados e como utilizam a tecnologia na Educação Infantil, com tendências e conceitos modernos.

Veja agora os benefícios de proporcionar uma educação tecnológica às crianças

Ao inserir a tecnologia na Educação Infantil, é possível identificar diversas vantagens para os pequenos, como:

1. aumento do interesse por aprender;
  2. estimulação da criatividade;
  3. desenvolvimento de novas habilidades e gostos;
  4. aprendizagem de forma divertida;
  5. aumento da atenção no momento da execução das tarefas;
  6. desenvolvimento da imaginação;
  7. capacidade de absorver conteúdos de maneira interativa e lúdica;
  8. desenvolvimento da linguagem e comunicação;
  9. associação de figuras, formas, objetos, letras, palavras, animais, sons, entre outros;
  10. aprendizado de novas línguas;
  11. desenvolvimento da autonomia

Como usar a tecnologia no aprendizado infantil

Além de contar com o auxílio escolar, o uso da tecnologia na Educação Infantil em casa pode ser estimulado de diversas formas, como:

• realizando a gravação de vídeos, em que as crianças podem ser os protagonistas ou os “videomakers”;
  • usando aplicativos de jogos interativos de mímica, desenho e pintura, memória, raciocínio lógico, coordenação motora, entre outros;
  • baixando audiolivros — para as crianças que ainda não sabem ler, é uma ótima forma de ouvir as historinhas de forma independente.

Viu só como as tecnologias educacionais podem contribuir para o crescimento e desenvolvimento infantil? Para ler mais conteúdos como este, continue navegando pelo blog do Colégio Koelle.