Curso de robótica: 7 motivos para seu filho fazer

Categoria: Sem categoria

Os inúmeros avanços tecnológicos nos últimos anos vêm tornando a sociedade cada vez mais conectada e adepta ao uso de equipamentos que facilitam o dia a dia. Isso trouxe novas demandas que, pouco a pouco, também começam a fazer parte do ambiente escolar.

Assim, investir num curso de robótica desde cedo pode ser um diferencial interessante para o futuro das crianças e adolescentes. Além de aprender sobre a área da robótica, o curso também desenvolve importantes habilidades socioemocionais.

Continue a leitura deste artigo para entender mais sobre o assunto e conheça 7 motivos para matricular o seu filho em um curso de robótica.

O que é um curso de robótica?

A robótica é um ramo da ciência que estuda as tecnologias voltadas para o desenvolvimento e construção de robôs. Esses robôs podem ser projetados para solucionar problemas do cotidiano, como desempenhar atividades difíceis, perigosas ou entediantes, facilitando a vida das pessoas.

No curso de robótica, os alunos aprendem como projetar e operar esses robôs. Os conteúdos incluem conceitos de mecânica, programação, funcionamento de motores, entre outras disciplinas.

7 motivos para o seu filho fazer um curso de robótica

Após entender do que se trata a robótica, você deve estar se perguntando por que matricular o seu filho num curso voltado a essa área. Entenda os principais benefícios a seguir.

1. Desenvolvimento de Habilidades do Século 21

A robótica proporciona à criança maior familiaridade com o uso de tecnologias complexas. Também ajuda a construir o conhecimento por meio das vivências e experiências, fortalecendo o planejamento e o espírito investigativo.

Por esse motivo, fazer um curso de robótica estimula habilidades essenciais para as gerações do século 21. Entre essas habilidades estão o pensamento crítico, criatividade, atitude empreendedora, inovação, colaboração e comunicação.

2. Estímulo à criatividade e à inovação

No curso de robótica, os alunos encontram um ambiente ideal para desenvolverem a criatividade. Afinal, eles são incentivados a buscar as melhores alternativas para construir seus robôs.

Os jovens aprendem a organizar suas ideias e se comunicarem com outros alunos. Tudo isso traz um estímulo às habilidades emocionais e socioemocionais, proporcionando a capacidade de lidar com situações adversas e tomar decisões.

Outras habilidades importantes são a imaginação e curiosidade. Esses requisitos são essenciais para os alunos buscarem inovações e se aprimorarem.

3. Preparação para o futuro

O estudo de robótica também prepara o seu filho para um futuro profissional promissor. Afinal, não há como negar que novas tecnologias estão sempre surgindo e presentes em indústrias e na vida das pessoas.

Por esse motivo, o ramo da robótica vai demandar cada vez mais profissionais capacitados para atuar na área. Quanto mais cedo desenvolver esse conhecimento, mais facilmente seu filho acompanhará essas evoluções. Assim, maiores serão as oportunidades de ter uma carreira de sucesso no futuro.

Por trabalhar diretamente com habilidades de resolução de problemas, o curso afeta positivamente qualquer tipo de área de trabalho que venha a ser do interesse do aluno no futuro, além de ampliar os horizontes para os ramos de ciência e tecnologia.

4. Aprendizado prático de ciência e matemática

No ensino regular, é comum que determinados perfis de crianças e adolescentes tenham dificuldade em assimilar matérias como ciência e matemática. No curso de robótica, elas deixam de ser encaradas como vilãs.

A tecnologia na educação ajuda a aplicar conceitos na prática como, por exemplo, programar os movimentos dos robôs, detectar padrões e compreender o funcionamento de máquinas simples e complexas. Isso torna o aprendizado mais interessante, facilitando  a compreensão desses conceitos e, consequentemente, melhorandor os resultados nessas disciplinas.

Outro ponto interessante é que a robótica incentiva o trabalho interdisciplinar, demandando que os alunos recorram a diferentes áreas do conhecimento para pensar e propor soluções e estratégias.

5. Socialização e trabalho em equipe

O curso de robótica estimula a criança a se socializar, tornando-as mais ativas e interativas. Afinal, muitas vezes será necessário dialogar para resolver problemas relacionados à concepção e funcionamento dos protótipos.

O trabalho em equipe também é fundamental, tanto em disputas e torneios de robótica como em sala de aula. Em um time, cada membro é responsável por uma etapa do projeto, ensinando a lidar com as questões em conjunto. Já em aula, os alunos são divididos em grupos, permitindo simular uma experiência similar à equipe.

6. Diversão e engajamento

O aprendizado no curso de robótica anda lado a lado com a diversão. O conteúdo voltado para jovens e crianças atende a uma linguagem adequada para a idade, despertando o entusiasmo e a vontade de aprender.

O resultado é mais engajamento, tornando o aluno mais participativo e preparado para novos desafios fora da sala de aula.

7. Incentivo à resistência e à resiliência na solução de problemas

Nem sempre a ideia para o projeto de robótica elaborado pelo aluno vai dar certo. Quando algo dá errado, ele é estimulado a continuar tentando, aprendendo a lidar com as frustrações.

Seu filho desenvolve habilidades como resistência e resiliência, buscando meios de solucionar os problemas. Essas habilidades serão transferidas para o mundo real, desenvolvendo a persistência.

O Colégio Koelle se preocupa muito em manter seus alunos preparados para o futuro. Uma maneira de atingir esse objetivo e o desenvolvimento de suas habilidades socioemocionais, o que pode ser atingido com o curso de robótica.

Gostou da leitura? Aproveite para conhecer todos os cursos do Colégio Koelle, da Educação Infantil ao Ensino Médio.