Educar com novas tecnologias tem sido um movimento crescente ao longo dos últimos anos, intensificado após a pandemia, com o advento do ensino remoto. Principalmente agora, é impossível pensar na educação sem a utilização de plataformas digitais.
E, de fato, não se deve pensar assim! A tecnologia é uma aliada da educação, expandindo horizontes e enriquecendo a troca entre professores e estudantes. Confira o artigo e saiba como ela pode ajudar no desenvolvimento dos alunos.
Por que as escolas devem investir em educar com novas tecnologias?
Estamos na era digital. É impossível nos separar da tecnologia no contexto atual e, por isso, a ação a ser tomada é a de abraçar as inovações como parte positiva do cotidiano.
Afinal, um dos propósitos da escola é preparar o aluno para as próximas etapas da vida. Em um mundo tecnológico, aprender a utilizar as ferramentas disponíveis é essencial para o sucesso na vida adulta.
Dessa forma, respeitando o tempo de tela ideal para cada idade, os efeitos de educar com novas tecnologias, consequentemente, apontam apenas para evoluções benéficas nas aulas e na rotina de estudos.
Entenda como esse impacto pode ser positivo!
1. Riqueza de conteúdos educativos disponíveis online
Hoje em dia, a internet dispõe de inúmeras ferramentas educativas para as mais diversas áreas e idades, desde vídeos informativos e acesso mais simples a documentários, ideais para alunos mais velhos, e jogos educativos incríveis para crianças. As opções online são muito ricas e capazes de agregar valor à dinâmica das aulas.
Assim, é possível reforçar o aprendizado de assuntos já vistos ou oferecer aprofundamento em conteúdos mais novos, sempre em prol do desenvolvimento do aluno.
2. Aulas mais dinâmicas e interativas
Tanto interações em tempo real, como fóruns online abertos para discussão entre os alunos são capazes de dinamizar uma aula.
Tudo isso contribui para que o aluno seja protagonista do processo de aprendizagem, já que abre mais espaço para participação. Naturalmente, ele também se sente mais aberto a resolver dúvidas e conversar com os professores e colegas sobre os assuntos da aula, garantindo que a compreensão do conteúdo seja plena, desenvolvendo a autonomia.
3. Letramento digital
O letramento digital diz respeito à capacidade de conseguir não só entender informações encontradas em meios digitais, mas também compreender o conteúdo e conseguir interagir com ele.
Essa é uma competência extremamente importante e valiosa nos dias de hoje e, se nutrida desde cedo, de maneira estruturada segundo um plano pedagógico, fomenta alunos preparados para lidar com as mais diversas mídias.
No Colégio Koelle, por exemplo, são fornecidos aos alunos e professores dispositivos iPad para inovar a proposta pedagógica, com monitoramento completo das atividades nos aparelhos pela equipe de TI, garantindo assim o uso consciente.
Educar com novas tecnologias é educar para um futuro integrado e dinâmico. Conheça o Colégio Koelle e garanta todas as inovações para os seus filhos!