Categoria: Artigos

Quando você se torna pai ou mãe, descobre que são inúmeras as decisões que terá que tomar ao longo da vida e muitas delas costumam gerar dúvidas. Saber qual idade para entrar na escola é uma delas.

Se você está pensando sobre isso e ainda não sabe qual é o melhor momento para matricular o seu filho, leia o artigo e entenda o assunto.

Qual é a idade para entrar na escola?

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LBD) nº 12.796, criada em 2013 para atualizar a Lei 9.394, que havia sido criada em 1996, o ensino é considerado obrigatório no Brasil para crianças e adolescentes dos quatro aos dezessete anos.

Antes da atualização, o ensino básico era obrigatório apenas a partir dos 6 anos. No entanto, desde 2013, todas as crianças que completam 4 anos até 31 de março do ano letivo vigente devem estar matriculadas na Educação Infantil.

A legislação, no entanto, existe para garantir às crianças brasileiras o direito de estarem na escola a partir dessa idade — o que não significa que o seu filho não possa ser matriculado antes.

A realidade de grande parte das famílias demanda que os filhos muitas vezes comecem a frequentar creches e escolas ainda bebês e, se esse é o seu caso, não se preocupe.

Não há nenhum problema de a criança frequentar instituições de ensino apropriadas desde muito pequenas, para receber os estímulos adequados ao seu desenvolvimento e realizar atividades próprias para a faixa etária.

Entenda a importância de respeitar a idade escolar do seu filho

Qual a Idade Para Entrar na Escola? Saiba Quando Matricular Seu Filho

A escola é muito importante  para o desenvolvimento da criança em seus mais diversos aspectos: social, cognitivo, emocional e muito mais. Quando ela está inserida no ambiente escolar desde os primeiros anos de vida, ela tem acesso a conteúdos e experiências únicas que são muito importantes. Entenda:

Desenvolvimento de habilidades socioemocionais

Durante a primeira infância, a criança começa a desenvolver diversas habilidades e competências socioemocionais que são fundamentais ao longo de toda a sua vida, e a Educação Infantil tem um papel essencial nisso. São elas:

• capacidade de comunicação;
  • socialização;
  • criatividade;
  • curiosidade;
  • capacidade de aprendizado.

Aprendizado do conteúdo

Além das habilidades socioemocionais, a educação formal proporcionada pela escola também é muito importante para que a criança tenha acesso a:

• conteúdos programáticos adequados à sua faixa etária;
  • materiais pedagógicos;
  • profissionais especializados;
  • oportunidades de aprendizagem que vão enriquecer sua formação.
Qual a Idade Para Entrar na Escola? Saiba Quando Matricular Seu Filho

Ambiente adequado para o aprendizado

Se você quer saber qual a idade para entrar na escola, saiba que as instituições de ensino bem preparadas oferecem um ambiente seguro e estimulante para as crianças, com atividades adequadas ao seu desenvolvimento e faixa etária que só têm a contribuir com seu desenvolvimento.

Nesse ambiente, ela pode:

• relacionar-se com outras crianças;
  • aprender o conteúdo programático;
  • desenvolver habilidades socioemocionais;
  • aprender a lidar com regras e limites;
  • preparar-se para o convívio em sociedade.

A escola também contribui com a formação de valores e o incentivo a atitudes e comportamentos positivos, ajudando a criança a compreender o mundo à sua volta e desenvolver consciência crítica e participativa em relação à sociedade em que vive. Tudo isso é fundamental para a formação de cidadãos conscientes, responsáveis e capazes de participar da construção de uma sociedade mais justa.

Conheça o Colégio Koelle

Com mais de 100 anos de tradição, o Colégio Koelle é uma instituição de ensino extremamente preparada para receber as crianças desde seus primeiros anos escolares e conduzi-las durante toda a sua jornada.

A Educação Infantil compreende as turmas G1, G2, G3, G4 e G5, sendo que o G1 é indicado para as crianças que completam 1 ano até 31 de março do ano vigente e assim por diante.

É a partir do G4, aos 4 anos de idade, que tem início o período obrigatório de Educação Infantil, de acordo com a legislação.

Durante toda essa fase, o Colégio Koelle oferece um ambiente lúdico, acolhedor e totalmente seguro para os pequenos. Eles aprendem com base em atividades pedagógicas que incentivam seu desenvolvimento motor, estimulam sua capacidade de convívio social e a expressão, enquanto se divertem com brincadeiras educativas.

Toda a nossa infraestrutura escolar apoia o desenvolvimento infantil, já que proporciona diversas atividades extraclasse, como artes, educação tecnológica, musicalização, psicomotricidade e inglês (a partir dos 3 anos), entre outras.

É importante saber,ainda, que os espaços destinados aos primeiros anos da vida escolar são independentes e bem preparados para atender às necessidades específicas de cada faixa etária.

Após o G5, a criança continua sua jornada  no Ensino Fundamental e Ensino Médio, sendo que o Colégio Koelle está preparado para acompahá-la durante todas essas fases. Nosso corpo docente se preocupa constantemente com a inovação, buscando adaptar o ensino às necessidades do mundo atual e oferecer aos indivíduos uma formação integral, que vai muito além do conteúdo programático.

Agora que você já sabe qual idade para entrar na escola, não hesite em entrar em contato conosco para saber mais informações! Estamos à disposição para orientá-los em todas as suas dúvidas.