Qual a Idade para Entrar na Escola? — Descubra Quando Matricular seu Filho

Você sabe qual a idade para entrar na escola? Antes de buscar colégios para matricular seu filho, é preciso se atentar a essa informação para cumprir as determinações legais. Por isso, acompanhe o artigo!

Afinal, qual a idade para entrar na escola?

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LBD) nº 12.796, o ensino é considerado obrigatório para crianças de quatro a dezessete anos.

Antigamente, o ensino era considerado obrigatório a partir dos seis anos. Porém, desde 2013, toda criança que completa quatro anos até 31 de março do ano letivo em questão deve estar matriculada na Educação Infantil.

Ainda que a lei determine que o ensino é obrigatório a partir dos quatro anos, o recomendado é matricular seu filho antes. Com um ano de idade, a criança já pode ser matriculada em instituições que oferecem atividades  apropriadas para essa faixa etária.

Agora que já sabe qual a idade para entrar na escola, conheça mais sobre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I do Colégio Koelle.

Conheça a Educação Infantil do Colégio Koelle

A Educação Infantil compreende o G1 (Maternal I), G2 (Maternal II), G3 (Maternal III), G4 (Pré I) e G5 (Pré II).

Nessa fase, o Colégio Koelle oferece um ambiente lúdico, acolhedor e seguro. Os pequenos aprendem com atividades pedagógicas que promovem o desenvolvimento motor, estimulam a capacidade de convívio social e a expressão corporal, enquanto se divertem com brincadeiras educativas.

No Colégio, a infraestrutura escolar apoia o desenvolvimento infantil, já que proporciona diversas atividades extraclasse, como artes, informática, musicalização, psicomotricidade, inglês (a partir dos 3 anos), etc.

Todos os espaços destinados aos primeiros anos da vida escolar (G1, G2 e G3) são independentes e preparados para atender especificamente essa faixa etária.

Saiba mais sobre Ensino Fundamental I do Colégio Koelle

O Ensino Fundamental I do Colégio Koelle  compreende do primeiro ao quinto ano. Essa etapa é marcada pelo início da fase de aprendizado e descobertas não apenas para a aquisição de conhecimentos, mas também para uma formação holística.

Nessa fase, as crianças aprendem a ler e escrever, o que abre espaço para criação de ideias próprias com senso crítico. Matemática, ciências, história e geografia também aparecem na grade curricular de forma teórica e prática.

A partir do segundo ano, os alunos começam a utilizar o iad em sala de aula. O uso da tecnologia na educação traz diversos benefícios aos estudantes como aumento do interesse por aprender, desenvolvimento de novas habilidades e gostos que incentivam a criatividade e a autonomia.

Gostou de descobrir a idade para entrar na escola e conhecer os diferenciais da educação do Colégio Koelle?

Se você busca por uma instituição que oferece educação de alta qualidade e que possui um processo educativo completo, contínuo, integrado e em constante transformação, matricule seu filho no Colégio Koelle.

Agende uma visita e venha conhecer mais sobre nossa escola!