Você sabe qual a idade para entrar na escola? Antes de buscar colégios para matricular seu filho, é preciso se atentar a essa informação para cumprir as determinações legais.
Para compreender melhor sobre o assunto, acompanhe o artigo!
Afinal, qual a idade para entrar na escola?
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LBD) nº 12.796, o ensino é considerado obrigatório para crianças de quatro a dezessete anos.
Antigamente, era considerado obrigatório a partir dos seis anos. Porém, desde 2013, toda criança que completa quatro anos até 31 de março do ano letivo em curso deve estar matriculada na Educação Infantil.
Ainda que a lei determine que o ensino é obrigatório a partir dos quatro anos, o recomendado é matricular seu filho antes. Com um ano de idade, a criança já pode frequentar instituições que oferecem atividades apropriadas para essa faixa etária.
Por que é importante respeitar a idade escolar da criança?
Quando a criança está inserida no ambiente escolar desde os primeiros anos de vida, ela terá acesso a conteúdos e experiências únicas, que serão extremamente importantes para o seu desenvolvimento. Entenda:
Para auxiliar no desenvolvimento da criança
A matrícula em escolas desde os primeiros anos de idade é importante porque a educação é um processo contínuo que começa na primeira infância e se estende ao longo da vida. É nesse período que a criança começa a desenvolver habilidades e competências importantes que serão fundamentais para seu futuro, como:
- a capacidade de comunicação;
- a socialização;
- a criatividade;
- a curiosidade;
- a capacidade de aprendizado.
Para garantir que a criança tenha acesso a ensinamentos exclusivos
Além disso, a educação formal proporcionada pela escola é um complemento importante para a educação recebida em casa e pela sociedade. Na escola, a criança tem acesso a:
- conteúdos específicos;
- materiais pedagógicos;
- profissionais especializados;
- oportunidades de aprendizagem diferenciadas que podem enriquecer sua formação.
Para incluí-la em um ambiente adequado de aprendizado
Outro ponto importante é que a escola oferece um ambiente seguro e estimulante para a criança, com atividades adequadas ao seu desenvolvimento e à sua faixa etária. Nesse ambiente, ela pode:
- relacionar-se com outras crianças;
- desenvolver habilidades sociais;
- aprender a lidar com regras e limites;
- preparar-se para o convívio em sociedade.
A escola também contribui para a formação de valores, atitudes e comportamentos positivos, ajudando a criança a compreender o mundo à sua volta e a desenvolver uma consciência crítica e participativa na sociedade em que vive. Tudo isso é fundamental para a formação de cidadãos conscientes, responsáveis e capazes de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.
O Colégio Koelle, por exemplo, é uma instituição preparada para receber as crianças desde os primeiros anos escolares. Saiba mais e entenda como funciona!
Conheça a Educação Infantil do Colégio Koelle
A Educação Infantil compreende o G1, G2, G3, G4 e G5.
O G1 destina-se a crianças que completam 1 ano de idade até 31 de março do ano em curso, e assim por diante até o G5. No G4, tem início o período formal da Educação Infantil, no qual a criança obrigatoriamente deve estar matriculada na escola.
Nessa fase, o Colégio Koelle oferece um ambiente lúdico, acolhedor e seguro. Os pequenos aprendem com atividades pedagógicas que promovem o desenvolvimento motor, estimulam a capacidade de convívio social e a expressão corporal, enquanto se divertem com brincadeiras educativas.
No Colégio, a infraestrutura escolar apoia o desenvolvimento infantil, já que proporciona diversas atividades extraclasse, como artes, educação tecnológica, musicalização, psicomotricidade, inglês (a partir dos 3 anos) etc.
Todos os espaços destinados aos primeiros anos da vida escolar (G1, G2 e G3) são independentes e preparados para atender especificamente essa faixa etária.
Saiba mais sobre Ensino Fundamental do Colégio Koelle
O Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Koelle compreende do primeiro ao quinto ano. Essa etapa é marcada pelo início da fase de aprendizado e descobertas não apenas para a aquisição de conhecimentos, mas também para uma formação holística.
Nessa fase, as crianças concluem o processo de aquisição da leitura e da escrita, o que abre espaço para criação de ideias próprias com senso crítico. Matemática, ciências, história e geografia também aparecem na matriz curricular de forma teórica e prática.
A partir do segundo ano, os alunos começam a ter contato com o iPad em sala de aula. O uso da tecnologia na educação traz diversos benefícios aos estudantes como aumento do interesse por aprender, desenvolvimento de novas habilidades e gostos que incentivam a criatividade e a autonomia.
Se você busca por uma instituição que oferece educação de alta qualidade e que possui um processo educativo completo, contínuo, integrado e em constante transformação, agende uma visita no Colégio Koelle e venha conhecer mais sobre nossa escola!