Qual É A Importância Do Lúdico Na Educação Infantil?

Categoria: Sem categoria

A importância do lúdico na Educação Infantil pode ser um assunto pouco explorado e conhecido por muitos pais, já que a maioria das escolas segue um modelo de ensino tradicional que não valoriza tanto as brincadeiras como ferramentas de aprendizagem.

No entanto, a autora Tizuko Morchida Kishimoto, professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, afirma, em seu livro “Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação”, que as brincadeiras podem:

• ajudar as crianças a se interessarem mais pelo que é ensinado;
  • aumentar a concentração;
  • auxiliar na assimilação dos conteúdos.

Quer entender exatamente o que são essas atividades lúdicas e como elas são importantes no desenvolvimento das crianças? Continue lendo o artigo!

O que é o lúdico?

“Lúdico” vem da palavra latina “ludos”. Originalmente, ela tem um significado voltado a jogos, mas hoje em dia é usada para ferramentas de expressão que geram prazer e diversão, como:

• brinquedos;
  • músicas;
  • danças;
  • representações artísticas, como desenhos e teatros.

Nós sabemos que crianças de todas as idades brincam, não é mesmo? Então, o lúdico é visto como algo universal do comportamento humano. Por isso, incorporá-lo à educação faz toda a diferença.

Qual é a importância do lúdico na Educação Infantil?

Durante a Educação Infantil, muitas coisas estão sendo trabalhadas além de conhecimentos teóricos: a socialização, a introdução de áreas fora do círculo familiar, como o próprio ambiente escolar, desenvolvimento motor, etc.

Portanto, é natural que muitas outras ferramentas de aprendizagem estejam presentes além daquelas da educação tradicional, como leituras e exercícios. Apesar de serem importantes, não desenvolvem todas as competências necessárias para as crianças.

Desse modo, assim como a arte é importante para a Educação Infantil, o lúdico também é. Em primeiro lugar, ele é responsável por tornar as aulas mais dinâmicas e divertidas, despertando o interesse dos alunos.

Uma rotina de estudos pode ser muito cansativa, especialmente para os pequenos, que podem querer deixar os materiais da escola de lado se ele não for engajador o suficiente. Por isso, investir em uma educação lúdica é uma solução.

Além disso, como dissemos, a importância do lúdico na Educação Infantil reside também na capacidade das brincadeiras desenvolverem habilidades importantes nas crianças, como a concentração e a assimilação de conteúdos. Brincando, também se estimula:

• funções motoras;
  • a comunicação;
  • competências cognitivas — como a memória, o raciocínio e a capacidade de planejamento.

Tudo isso pode ser feito com elementos familiares às crianças de hoje em dia, como a tecnologia.
Dessa forma, esses recursos também são bastante utilizados e importantes para a Educação Infantil. Se você quer entender melhor como isso funciona e por que é interessante aproveitar meios eletrônicos para a educação dos seus filhos, confira alguns motivos para educar com novas tecnologias!