O Que É Letramento E Como É Diferente Da Alfabetização?

Categoria: Sem categoria

A definição de o que é letramento está relacionada ao uso competente da leitura e da escrita nas mais diversas práticas sociais.

Este conceito pode ser melhor entendido a partir da observação de que nem todos os indivíduos que conseguem ler e escrever (decodificar e codificar símbolos) são capazes de utilizar essas habilidades com autonomia em diferentes contextos da vida cotidiana.

Para uma educação completa, que forme verdadeiros usuários de nossa língua, os dois conceitos precisam estar presentes e serem desenvolvidos nas crianças. No Colégio Koelle, isso é feito de forma integrada, lúdica e contextualizada. Saiba mais no artigo!

O que é letramento?

O letramento é um processo distinto da alfabetização. Nele, a leitura e a escrita são levadas a outra dimensão, a fim de estimular a criança a utilizar seus conhecimentos de maneira contextualizada às práticas sociais.

Ele diz respeito a uma  expectativa mais ampla, que envolve compreensão, interpretação e uso autônomo da língua de acordo com a situação na qual o indivíduo está inserido. É por isso que se fala, inclusive, em letramento digital, que é a capacidade de compreender e utilizar de forma crítica a informação encontrada nos meios digitais.

Estimular e desenvolver essas competências nas crianças é possível quando o projeto pedagógico contempla adequadamente diferentes oportunidades de uso e reflexão sobre a língua.

No Colégio Koelle, as crianças têm acesso ao iPad com material didático próprio da escola para que já se familiarizem com as informações digitais, tudo de acordo com o tempo de tela ideal por idade. Além disso, são propostas diversas situações de leitura e escrita a partir de gêneros textuais, o que garante maior compreensão da escrita e uso adequado da língua em diferentes contextos.

Qual a diferença entre letramento e alfabetização?

A alfabetização é o processo no qual o indivíduo desenvolve as habilidades de ler e escrever. Considera-se alfabetizado todo aquele que se mostra capaz de reconhecer letras, símbolos, sílabas, sintetizando-os na formação de palavras e frases. A criança que saiba ler e escrever pode ser considerada alfabetizada, mas não necessariamente letrada.

Para isso, ela precisa desenvolver a competência de fazer uso, com autonomia  e adequação às diferentes situações de comunicação e interação sociais, das habilidades de ler e escrever, como por exemplo, ser capaz de organizar discursos, interpretar e compreender textos, redigir cartas, e-mails, fazer resumos, elaborar convites, etc.

Como se pode perceber, o processo de aprendizagem para inserção no mundo letrado deve ir muito além de apenas apresentar letras e fazer os alunos decorá-las de maneira sistematizada.

No Colégio Koelle, prezamos pela importância do lúdico na Educação Infantil, para que a leitura e a escrita sejam atividades prazerosas e estejam desde sempre inseridas em contextos significativos para nossas crianças, a fim de que num processo crescente elas possam desenvolver a capacidade de exercitar o senso crítico nestas atividades durante toda a jornada escolar.

Nosso trabalho é voltado para assegurar aos alunos tanto a formação cognitiva quanto a capacidade de reconhecer e compreender o mundo e o contexto social em que vivem, para que estejam sempre inseridos em todas as esferas da sociedade.

Entre em contato conosco e garanta uma educação plena para o seu filho também!