O Que É Letramento E Como É Diferente Da Alfabetização?

Alfabetização e Letramento – Entenda as Diferenças e Veja Como Potencializar o Desenvolvimento Infantil

Categoria: Sem categoria

Alfabetização e letramento são dois conceitos fundamentais na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e devem caminhar juntos na construção de usuários competentes da língua e de cidadãos bem preparados para o mundo.

No entanto, embora estejam relacionados, tais conceitos não são iguais e é importante que os pais saibam diferenciá-los, para poder acompanhar o desenvolvimento escolar da criança e apoiar a aquisição de cada competência.

Para começar a compreender os dois processos, vale saber que a definição do que é letramento está relacionada ao uso competente da leitura e da escrita nas mais diversas práticas sociais. Enquanto a alfabetização está ligada ao aprendizado dos códigos que permitem escrever e ler.

A diferença entre os conceitos pode ser melhor entendida a partir da observação de que nem todos os indivíduos alfabetizados, ou seja, aqueles que conseguem codificar e decodificar sinais, são capazes de utilizar essa habilidade com autonomia em diferentes contextos da vida cotidiana.

Para uma educação completa, que forme verdadeiros usuários de nossa língua, os dois fatores precisam estar presentes e serem desenvolvidos nas crianças. No Colégio Koelle, isso é feito de forma integrada, lúdica e contextualizada. Continue a leitura do artigo para:

• entender o conceito de alfabetização;
  • compreender o que é letramento;
  • saber qual a diferença entre alfabetização e letramento;
  • saber como potencializar a alfabetização e o letramento da criança.

Qual é o conceito de alfabetização?

A alfabetização é a ação de ler e escrever e está fortemente relacionada com o aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. Uma criança que está sendo alfabetizada, por exemplo, está sendo ensinada sobre como codificar e decodificar letras, sílabas, palavras e textos em um ou mais idiomas.

Fundamental para que as pessoas possam ler e escrever, a alfabetização começa muito antes do início da vida escolar e seu sucesso pleno durante a infância depende do esforço da instituição de ensino e da família.

Leia também > Leitura e Escrita no Início da Alfabetização — A Parceria entre Família e Escola

O que é letramento?

O letramento é um processo distinto da alfabetização. Nele, a leitura e a escrita são levadas a outra dimensão, a fim de estimular a criança a utilizar seus conhecimentos de maneira contextualizada às práticas sociais.

Ele diz respeito a uma expectativa mais ampla, que envolve compreensão, interpretação e uso autônomo da língua de acordo com a situação na qual o indivíduo está inserido. É por isso que se fala, inclusive, em letramento digital, que é a capacidade de compreender e utilizar de forma crítica a informação encontrada nos meios digitais.

O que é letramento: letramento digital

Estimular e desenvolver essas competências nas crianças é possível quando o projeto pedagógico da escola que ela frequenta contempla adequadamente diferentes oportunidades de uso e reflexão sobre a língua.

Qual a diferença entre letramento e alfabetização?

Como vimos, a alfabetização é o processo no qual o indivíduo desenvolve as habilidades de ler e escrever. Considera-se alfabetizado todo aquele que se mostra capaz de reconhecer letras, símbolos, sílabas, sintetizando-os na formação de palavras e frases. A criança que lê e escreve pode ser considerada alfabetizada, mas não necessariamente letrada.

Para isso, ela precisa desenvolver a competência de fazer uso, com autonomia e adequação às diferentes situações de comunicação e interação sociais, da leitura e da escrita. Sendo assim, precisa ser capaz de organizar discursos, interpretar e compreender textos, redigir cartas, e-mails, fazer resumos e elaborar convites.

Como potencializar a alfabetização e o letramento da criança?

Além de compreender a diferença entre letramento e alfabetização para poder acompanhar o desenvolvimento da criança, é muito importante que os pais saibam como apoiá-la nesses processos. A parceria entre família e escola no período da aquisição das habilidades de leitura e escrita é essencial e ajuda a potencializar o aprendizado do aluno.

Como potencializar a alfabetização e o letramento infantil

Abaixo, nós listamos três práticas de alfabetização e letramento que podem ser aplicadas tanto em sala de aula quanto em casa:

Como se pôde perceber ao longo deste artigo, o processo de aprendizagem para inserção da criança no mundo letrado deve ir muito além de apenas apresentar letras e fazer os alunos decorá-las de maneira sistematizada.

No Colégio Koelle, prezamos pela importância do lúdico na Educação Infantil, para que a leitura e a escrita sejam atividades prazerosas e estejam desde sempre inseridas em contextos significativos para as crianças. Assim, elas poderão desenvolver a capacidade de exercitar o senso crítico nessas atividades durante toda a jornada escolar por meio de um processo crescente.

Nosso trabalho é voltado para assegurar aos alunos tanto a formação cognitiva quanto a capacidade de reconhecer e compreender o mundo e o contexto social em que vivem, para que estejam sempre inseridos em todas as esferas da sociedade.

Se você quer garantir para o seu filho a melhor educação, com processos de alfabetização e letramento integrados, conheça os diferenciais da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental da maior e melhor escola da região de Rio Claro.