Qual é a Importância da Leitura Partilhada

Qual é a Importância da Leitura Partilhada?

Categoria: Educação

Ler deve ser mais do que apenas decodificar letras e repetir palavras. Essa precisa ser uma prática que ajuda no desenvolvimento do indivíduo e expande a sua visão de mundo. Esses benefícios são reforçados pela leitura partilhada.

Neste conteúdo, nós falamos sobre a importância e os benefícios dessa metodologia que pode ser aplicada em sala de aula ou em casa e apoia a jornada de aprendizado das crianças.

O que é leitura partilhada?

A leitura partilhada, ou colaborativa, é aquela em que criança e adulto leem juntos o mesmo texto e dividem suas impressões e entendimentos sobre o que foi lido.

No processo educacional, essa prática é comumente aplicada em sala de aula, ambiente no qual o aluno partilha suas percepções sobre a leitura com o professor e os coleguinhas de classe. 

Mas ela também pode ser levada para a rotina de estudos e de lazer em casa. Assim, pais e filhos passam a ler juntos e dividir suas visões a respeito dos textos, além de traçar conexões entre o que está escrito e a vida. 

A importância da leitura colaborativa na formação das crianças

O principal objetivo da leitura partilhada é possibilitar a troca de impressões e entendimento sobre o que foi lido para, dessa forma, melhorar o aprendizado da leitura e expandir as habilidades da criança de atribuir sentido ao que ela lê. 

Quando faz uma leitura, a criança interpreta o texto a partir dos seus próprios conhecimentos e experiências. Contar suas percepções e ouvir o ponto de vista de outra pessoa, seja ela a mãe, o pai, o irmão, os professores ou os coleguinhas de sala, ajuda a modificar, ampliar e reforçar suas impressões e modo de ver o mundo. 

Com isso, a criança, além de aprender a ler, desenvolve visão crítica sobre os textos e o mundo, tornando-se ainda um leitor fluente e funcional. 

Qual é a Importância da Leitura Partilhada?

Os benefícios da leitura partilhada

Muito importante no processo educacional das crianças e na formação de leitores com visão crítica, a leitura colaborativa traz os seguintes benefícios quando incluída na rotina dos pequenos: 

  • desperta o prazer da leitura;
  • desenvolve visão crítica;
  • estimula o compartilhamento de ideias;
  • exercita a troca entre a criança e os adultos;
  • ajuda a criar memórias afetivas relacionadas à leitura.

Como você pode notar neste conteúdo, a leitura partilhada tem grande impacto no processo educacional das crianças e importância fundamental em seu desenvolvimento. Para continuar a descobrir elementos essenciais para a formação do seu filho, leia também nosso artigo sobre a importância da arte na Educação Infantil.

Agende uma visita