descubra-a-importancia-da-arte-na-educacao-infantil

Descubra a Importância Da Arte Na Educação Infantil

Categoria: Sem categoria

As diferentes expressões artísticas são responsáveis por iniciar a formação cultural e a construção de habilidades sensitivas e emotivas nas crianças. A importância da arte na Educação Infantil é tão grande que ela aparece na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como disciplina obrigatória nesses primeiros anos. 

O ensino da arte estimula que os pequenos desenvolvam competências e conhecimentos necessários para a vida em sociedade, uma vez que ela colabora para o  progresso do pensamento e na compreensão das diferenças. 

Saiba mais sobre o tema neste artigo. Boa leitura!

Por que o ensino de arte é tão importante para o desenvolvimento infantil?

As expressões artísticas estão presentes na nossa sociedade há muito tempo. Desde a pré-história, as pinturas rupestres já contavam histórias e transmitiam conhecimentos, por exemplo. 

Desde então, a arte se desenvolveu e contamos com distintas formas de expressão: a música, a dança, a literatura, a fotografia, o desenho, a pintura e muito mais. 

Quando essas linguagens artísticas são atreladas às práticas pedagógicas, é possível fazer com que as crianças desenvolvam as suas potencialidades, desde a capacidade de comunicação até o autoconhecimento, pois é nesse período da vida que se constrói a base para todos os tipos de aprendizado. Por isso, a família e os professores precisam estimular distintas habilidades dos pequenos. 

Qual é a importância da arte na Educação Infantil?

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases, de 2008, a Educação infantil tem como objetivo “o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”.

As artes são uma ferramenta importante para esse processo. Entenda melhor a seguir qual é a importância da arte na Educação Infantil:

1. A arte ajuda as crianças a expressarem as suas emoções

A expressão das emoções é uma parte essencial para a melhoria da vida social, especialmente na infância, pois é nessa fase que os pequenos começam a compreender as próprias atitudes e o mundo em sua volta. 

Com o desenho ou a pintura, por exemplo, eles conseguem demonstrar, vivenciar e interpretar o que sentem. Já a dança, o teatro e a música auxiliam a demonstrar os próprios sentimentos. 

2. Desenvolvimento da criatividade

A contação de histórias e os desenhos, por exemplo, são ótimos para desenvolver o senso criativo das crianças. Com isso, é possível visualizar o mundo ao redor e ter o senso crítico e o desenvolvimento intelectual aflorado.

3. Estímulo à escrita

Antes de escrever, os pequenos começam a rabiscar, explicitando como enxergam o mundo e as pessoas ao redor. Ao utilizarem lápis de cor, giz de cera e pincéis, os movimentos estimulam a coordenação motora e mais tarde esse processo auxiliará a alfabetização. 

Considerar como cada escola trabalha as diferentes linguagens artísticas é muito importante na hora de matricular o seu filho. Por isso, saiba mais sobre a Educação Infantil do Colégio Koelle e ajude o seu pequeno a desenvolver as suas potencialidades. 

Agende uma visita