Qual A Importância De Ensinar Valores Humanos Na Escola?

Categoria: Artigos Educação

O ambiente escolar é um dos espaços onde crianças e adolescentes passam mais tempo e, por isso, também é o local em que constroem a maior parte de suas relações e se desenvolvem em conjunto com colegas e professores. Dessa maneira, a formação não é apenas acadêmica, porque envolve também aspectos sociais na vida do aluno, o que torna impossível não ter experiências com valores humanos na escola.

Portanto, a docência não deve estar preocupada somente com o ensino da matéria, mas também em formar indivíduos íntegros e justos. Esse tipo de ensinamento é fundamental para ter relações saudáveis em casa, na escola e, futuramente, no ambiente de trabalho. Continue a leitura e saiba mais!

Por que é importante ensinar valores humanos na escola?

Os valores humanos compreendem aspectos morais e éticos como o otimismo, a bondade, a compaixão, a empatia e a solidariedade. É fato que todos queremos ver nossos filhos exercitando esses princípios, mas eles devem ser apresentados desde cedo e com frequência para que realmente sejam internalizados pelas crianças e pelos jovens.

Tendo em vista que os alunos passam mais de uma década estudando, o espaço educacional tem a responsabilidade de trazer e propor reflexões sobre esses temas. Com isso, eles são capazes de se tornarem indivíduos harmônicos e participativos em todos os ambientes.

Alguns dos principais efeitos de ensinar valores humanos na escola vistos nos estudantes são:

• mais participação em aulas e respeito para com colegas e professores, propiciando um convívio escolar agradável e auxiliando no aprendizado;
  • melhora nas relações com pais, irmãos e outros familiares;
  • maior desenvolvimento da autonomia infantil;
  • capacidade de serem participativos e confiantes nos seus empregos, o que gera ambientes de trabalho mais saudáveis e agradáveis;
  • habilidades emocionais mais desenvolvidas.
Qual A Importância De Ensinar Valores Humanos Na Escola?

Como a escola pode ensinar valores humanos aos seus filhos?

Desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, é possível refletir sobre os valores humanos na escola de várias maneiras.

Para os mais pequenos, eles podem ser introduzidos por meio da contação de histórias. Por exemplo, muitas fábulas têm uma moral no final da narrativa, o que pode ajudá-los a compreender os valores melhor.

À medida que os alunos crescem, as reflexões se tornam mais robustas e ligadas à realidade, envolvendo também o senso crítico. É quando começam a surgir os debates mais aprofundados e os temas para dissertações.

Assim, a escola pode participar mais ativamente da construção de indivíduos respeitosos e integrados ao mundo. Contudo, esse papel deve ser compartilhado com a família em casa, já que esse também é um dos principais espaços de convívio dos jovens e das crianças.

Por isso, saiba o papel da família na educação escolar!