Entrevista com o idealizador da ONG Vida a Vila

Entrevista com o idealizador da ONG Vida a Vila

Categoria: Sem categoria

Na Edição do 1º Semestre de 2022 do Kara do Koelle, os alunos entrevistaram o Guilherme Alves, idealizador da ONG Vida a Vila.

O Vida a Vila é uma organização social que busca trazer vida à um bairro carente da cidade de Rio Claro. O projeto se fortalece através de uma realidade triste observada por nós, que desde o início nos despertou um enorme amor pela vida de cada criança presente naquele lugar. O brilho no olhar de cada uma delas cresce a partir da esperança que lhes tem sido apresentada, e é por esse motivo que somos fortalecidos a continuar.

Além da entrevista, as equipes da Gincana do Ensino Médio também fez uma grande arrecadação da prova social com as necessidades da ONG, sendo os itens: molho de tomate, açúcar, óleo, suco de saquinho, fermento em pó, leite, desinfetante, bucha de lavar louça, cloro, detergente, papel higiênico, álcool e sabão em pó.

Confira abaixo a entrevista realizada pelos alunos da 3ª série do Ensino Médio e participantes do Informativo Kara do Koelle, Maria Clara Franco e Pedro Malta:

  • Como surgiu o projeto da ONG Vida a Vila, quem foram os fundadores e qual a história de vocês?

Se tivéssemos que definir o início do projeto ONG VIDA A VILA em uma frase  seria: A realização de um sonho, literalmente!
Idealizado por Guilherme de Martini Alves e sua esposa, Rebeca Mori Alves, iniciamos o projeto com poucas atividades, poucos recursos e com o tempo tudo foi se encaixando e aumentando.
A partir daí, em 25 de maio de 2017, criamos a Associação Beneficente e Social Vida a Vila, sem fins lucrativos, com a finalidade de promover atividades esportivas, culturais, artísticas e claro, dar uma oportunidade de vida melhor pra todas as crianças, jovens e adolescentes do projeto. 

  • Atualmente quais são as atividades que vocês oferecem na ONG? Sabemos que vocês tem um trabalho forte com o esporte, a música e a dança. Nos contem um pouco sobre cada uma, e em especial sobre o incentivo na prática das lutas, como vocês acham que essa prática ajuda os jovens do projeto?

Hoje oferecemos as seguintes atividades: Futebol, judô, jiu-jitsu, preparação física, ballet, jazz, música, violão, bateria, reforço escolar, artesanato e circo.
Com o tempo pudemos perceber que o mundo competitivo é uma forma de manter o atleta conosco, por vários motivos: A sensação de poder viajar, conhecer lugares e pessoas novas, competir e VENCER. Eles gostam de vencer. E cada vitória em competição, significa que antes da medalha, precisaram vencer todos os desafios da vida pessoal, dentro de casa, e por isso a vitória tem um gosto muito maior.
Gostamos de competições por isso, sem mais. 

  • Seguindo a temática do trabalho da ONG, queríamos saber também um pouco sobre os serviços na área da saúde e da educação. No site da ONG consta que vocês oferecem aulas de reforço escolar e ajudam não só as crianças mas as famílias também com essa parte. A gente sabe que no contexto social desses jovens é comum ter um pai ou uma mãe analfabeta, além do próprio meio que as pessoas estão inseridas colaborar para um rendimento escolar menor às vezes, por conta de outras preocupações, como conciliar estudo e trabalho, ou não ter quem ajude na lição, entre outros fatores. Como vocês foram observando cada necessidade da comunidade para pensar nesses serviços?

Temos um grande foco na educação, não abrimos mão das nossas aulas de reforço escolar.
No início, com poucas atividades, pudemos ver as maiores necessidades que tinham e a partir daí ofertar novas aulas.
No começo tudo era feito num campinho do bairro, ao ar livre. Os pais das crianças sempre nos levavam comida e as crianças sempre queriam comer junto. Isso nos mostrou que não tinham nem a alimentação básica dentro de casa, muitos se alimentavam apenas 1 vez ao dia.
A partir daí projeto VIDA A VILA, começou a oferecer refeições diárias, uma das nossas maiores conquistas até hoje.
Hoje com uma perspectiva de vida melhor, alguns frutos já nos dão orgulho ao ingressarem em cursos, empregos honestos, vontade de estudarem em uma universidade e o sonho dar a  sua família, uma vida melhor e justa. 

  • Quem acompanha a página de vocês consegue perceber que para além das necessidades básicas vocês também têm um foco grande na parte do lazer e da diversão das crianças. Queríamos que vocês comentassem um pouco sobre a importância desse aspecto, porque às vezes alguns vêem a ação social como só uma prestadora de serviço e esquecem que são projetos lidando com pessoas, e pessoas precisam de afeto, de cultura, de lazer. Qual a visão de vocês sobre essa necessidade?

Sempre prezamos muito pelo lazer e diversão das crianças.
Sabemos que a grande maioria tem uma condição social muito precária dentro de casa, como: Pais não muito presentes, falta de alimento, falta de afeto da família, falta de incentivo a educação e respeito, convívio com as drogas desde de muito cedo e por ai vai.
Surge então, nosso dever de combater isso, com amor, respeito, educação, solidariedade, carinho e acima de tudo, dar a eles o direito que todo cidadão brasileiro tem: Uma vida digna.
O amor transforma.

  • Agora queremos saber um pouco sobre as crianças, jovens e adolescentes que vocês ajudam com o projeto. No contato muito próximo que vocês têm com essas crianças, como vocês sentem que é a resposta delas ao projeto? Como impacta na vida delas, na vida das famílias, e até na vida de vocês também? Qual o impacto da ONG na vida das pessoas em geral?

Para essa pergunta, queremos dar apenas um exemplo: Uma vez pedimos aos alunos para desenharem em um papel em branco, sua própria casa e a sede do nosso projeto.
Uma das crianças desenhou sua casa pequena, muito simples e ao lado (a sede) um castelo enorme, com muitas janelas e bandeiras.
Cada situação como essa nos mostra que o projeto, para muitos ali, é tudo. É o local de se alimentar, o local de sorrir e onde veem sua perspectiva de vida.

  • Qual a visão de vocês para o futuro da ONG? Vocês têm planos de expandir a área de atuação, ou mudar de algum jeito a forma como vocês atuam?

Sim, a cada ano que passa estamos aumentando e não temos a intenção de parar.
Queremos aumentar ainda mais nosso foco em competição, ofertar mais atividades culturais e artísticas e claro, continuar formando cidadãos do bem.
Um dos nossos diferenciais, sem dúvidas são os profissionais que atuam diretamente e indiretamente com nossos alunos.
Procuramos os melhores profissionais de cada área para atendê-los, pessoas que sabem o que estão fazendo. Isso faz total diferença no projeto VIDA A VILA.

  • Qual a mensagem de vocês pra pessoas que olham o projeto e se sentem inspiradas a fazer igual, a criar um projeto parecido, a ajudar mais a própria comunidade mesmo que em menor escala? Tem alguma dica pra não desanimar nesse propósito apesar da dificuldade que é fazer esse tipo de ação?

O difícil é começar. E todo começo é difícil, saibam disso.
Muitos lugares têm a necessidade de projetos como o nosso, mas poucos tem.
Precisam se juntar com pessoas com o mesmo propósito que você, oferecer pequenas atividades no local e tratá-las sempre com muito amor, o principal tempero.
Após isso você começa a ganhar credibilidade com as pessoas do local e geralmente alguns se voluntariam. Pessoas precisam de pessoas.

  • Para finalizar, a gente quer dar esse espaço agora pra vocês falarem sobre como a gente e quem tá lendo pode ajudar, seja com doações, como voluntário, ou de outras formas! Sintam-se livres para divulgar suas redes também pro pessoal acompanhar o projeto, o espaço agora é de vocês!

Hoje com cerca de 200 crianças atendidas, oferecemos café da manhã, almoço e café da tarde. É um dos nossos principais custos que não podemos pagar com incentivos fiscais.
Temos também, água, energia, Internet, pagamento de merendeira, faxineira que não podemos ser custeados com incentivos, precisam ser custeados diretamente do bolso.
Por isso a necessidade e a importância de parceiros, colaboradores, apoiadores e patrocinadores, toda ajuda é bem vinda.
Pra quem quiser nos ajudar, nos chame no WhatsApp: (19) 99680-6113, no Instagram @ongvidaavila ou em nosso site www.ongvidaavila.com.br.

Agende uma visita