Entenda O Que É E Quais As Vantagens Da Personalização Do Ensino

Categoria: Artigos

Entende-se, cada vez mais, que o processo de aprendizagem não pode ser massificado. O isolamento social provocado pela pandemia da COVID-19 e o consequente ensino a distância reforçaram essa ideia, mostrando que a flexibilização das escolas era mais que necessária.

Dentro dessa perspectiva, uma abordagem muito discutida é a personalização do ensino. Continue a leitura para compreender mais sobre esse conceito e conhecer suas vantagens para jovens e crianças no ambiente escolar!

O que é a personalização do ensino?

A personalização do ensino consiste em aplicar estratégias individualizadas para cada aluno. Dessa forma, é possível aferir suas habilidades e dificuldades, identificando aquilo que precisa ser ajustado no planejamento das aulas.

Essa abordagem se contrapõe muito claramente a formas tradicionais de ensino, que buscam uma aprendizagem sistematizada e uniformizada. Agora, a proposta é oferecer diferentes caminhos para o desenvolvimento pleno dos estudantes dentro das competências de cada matéria e ano escolar.

Um exemplo já em vigor é o Novo Ensino Médio, que oferece mais espaço para personalização da grade curricular.

Sendo assim, configura uma forma muito adaptável de ensino, que requer redirecionamentos constantes ao passo em que a turma evolui. O trabalho empenhado gera muitas vantagens para os alunos e para a escola. Veja a seguir!

Vantagens da aprendizagem personalizada

A personalização do ensino é capaz de criar um ambiente escolar mais propício, pois estimula:

• o protagonismo estudantil, já que os estudantes se sentem colaboradores do processo de aprendizagem ao invés de serem agentes passivos e receptores;
  • a autonomia;
  • o desenvolvimento de habilidades e competências que poderiam ser ignoradas em um currículo tradicional;
  • maiores habilidades socioemocionais, uma vez que as necessidades de cada aluno serão entendidas em um grau maior;
  • melhora no desempenho, por possibilitar a ajuda nos pontos específicos de dificuldade;
  • mais participação na sala de aula;
  • menor evasão escolar.

Isso tudo acontece porque os estudantes se sentem vistos pelos professores e pela escola, o que contribui para a autoconfiança e o engajamento nas atividades escolares. Por isso, é importante contar com instituições de ensino que busquem fazer esse trabalho.

O Colégio Koelle se compromete a trabalhar abordagens mais personalizadas e participativas com seus alunos desde a infância. Conheça nosso material sobre como estimular o protagonismo infantil e aprenda a desenvolver as habilidades do seu filho.