Novo Ensino Médio: Entenda o Que Muda

Categoria: Ambiente Artigos Educação

Desde que a Lei nº 13.415, de 2017, alterou a Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o novo ensino médio vem causando dúvidas e angústias em alunos e pais do Brasil afora.

No início do ano de 2022, as mudanças já entraram em vigor para estudantes do primeiro ano e, em 2024, a alteração será completa para todo o ensino médio.

Com o objetivo de minimizar as dúvidas, este artigo explica tudo o que você precisa saber sobre a mudança. Leia e entenda:

• o que muda no novo ensino médio;
  • quais são as matérias do novo ensino médio;
  • como funciona no Colégio Koelle.

O que muda no novo ensino médio? Conheça as principais novidades

São três as principais mudanças do novo ensino médio, entenda cada uma delas nos tópicos abaixo:

Aumento da carga horária dos alunos

Visando implementar mais horas de estudo em todas as escolas brasileiras, o novo ensino médio amplia a carga horária mínima obrigatória de 2400 para 3000 horas — ou seja, uma adição de 600 horas.

Aderência à BNCC

BNCC é a sigla para Base Nacional Curricular Comum. Trata-se de um conjunto de orientações que deve nortear a elaboração dos currículos de todas as escolas de rede pública e privadas do país.

A BNCC explicita quais são os conhecimentos essenciais, competências e habilidades que devem ser ensinadas às crianças e adolescentes em cada etapa da educação básica. Seu objetivo é promover o aumento da eficácia do ensino no Brasil, por meio dessa referência obrigatória aos colégios.

A base curricular é dividida em quatro áreas de conhecimentos:

• linguagens e suas tecnologias;
  • matemática e suas tecnologias;
  • ciências da natureza e suas tecnologias;
  • ciências humanas e sociais aplicadas.

Percursos formativos

Enquanto 60% da carga horária deve ser reservada às matérias presentes nas quatro áreas de conhecimento citadas acima, os outros 40% são destinados ao que o Ministério da Educação nomeou “percurso formativo”. Eles funcionam de forma parecida à das “matérias optativas”, já conhecidas na realidade americana.

Sendo assim, os estudantes têm a possibilidade de escolher o caminho que tenha mais a ver com a formação acadêmica que desejam buscar posteriormente, ampliando seus conhecimentos em uma das áreas ou, ainda, optando por uma formação técnica profissional que pode ser ofertada pela escola.

Quais são as matérias do novo ensino médio

Novo Ensino Médio: Quais São as Matérias

Uma das principais dúvidas dos alunos e pais está relacionada às matérias que compõem a grade curricular. Entenda quais são elas, divididas em suas áreas de conhecimento:

Linguagens e suas tecnologias

• língua portuguesa;
  • arte;
  • educação física;
  • língua inglesa.

Matemática e suas tecnologias

• matemática.

Ciências da natureza e suas tecnologias

• biologia;
  • física;
  • química.

Ciências humanas e sociais aplicadas

• história;
  • geografia;
  • filosofia;
  • sociologia.

É importante ainda reiterar que, obrigatoriamente, todas as escolas devem oferecer português e matemática ao longo dos três anos. As outras matérias podem ser distribuídas pelo currículo da maneira que cada instituição optar.

Como funciona no Colégio Koelle?

Novo Ensino Médio: Como Funciona no Colégio Koelle

O Colégio Koelle está sempre antenado às mudanças, visando proporcionar um ensino atualizado e de muita qualidade aos nossos estudantes. Nossa carga horária do ensino médio, de 3500 horas, está 500 horas acima do obrigatório de acordo com a BNCC, respeitando os 60% de tempo para a formação básica e 40% para os percursos formativos.

Em relação aos percursos formativos, no Colégio Koelle o estudante pode escolher disciplina dentro de dois modelos:

• Itinerário de Aprofundamento Curricular, que conta com uma trilha única, organizado em áreas de conhecimento para aprofundar o aprendizado em tópicos relevantes e preparar para os grandes vestibulares;
  • Itinerário Holístico, com uma trilha livre. É possível obter certificados e o currículo é focado em habilidades e competências, para que o jovem consiga exercitar o protagonismo e tenha excelência profissional e pessoal.

O Itinerário Holístico é estruturado a partir de nove eixos estruturantes:

1. Investigação Científica;
  2. Processos Criativos;
  3. Intervenção Sociocultural;
  4. Empreendedorismo;
  5. Esportes;
  6. Cultura Digital;
  7. Escola e Sociedade;
  8. Vestibular;
  9. Projetos.

Se interessou pelo assunto? Então conheça mais a fundo o programa de Ensino Médio do Colégio Koelle!