O Novo Ensino Médio começou a valer para estudantes do primeiro ano já em 2022, enquanto a previsão de implementação para as outras séries ocorra até 2024. Com isso, pais e alunos já estão com muitas dúvidas sobre o que muda e o que se mantém.
Por isso, neste artigo vamos explicar exatamente tudo que você deve saber sobre a reforma no Ensino Médio. Confira!
Conheça as principais novidades do Novo Ensino Médio
No Novo Ensino Médio, temos três principais novidades:
- aumento da carga horária dos alunos;
- aderência à BNCC — Base Nacional Curricular Comum;
- itinerários formativos.
Vamos explicar cada uma delas em mais detalhes a seguir.
1. Aumento da carga horária dos alunos
O novo modelo de educação chega com uma adição mínima de 600 horas à carga horária dos estudantes, que passa de 2400 horas para 3 mil horas.
No Colégio Koelle, o oferecimento será de 3500 horas, seguindo a proporção de 60% de Formação Geral Básica (disciplinas com ênfase em conteúdos, base para desenvolvimento de habilidades e competências), e os demais 40% para os itinerários formativos (disciplinas com ênfase em habilidades/competências, desenvolvimento pessoal, por áreas de interesse, e preparação para o mercado de trabalho) ambos fundamentados na BNCC.
2. BNCC — Base Nacional Curricular Comum
Como dissemos, há 60% das horas dedicadas à Formação Geral Básica no Ensino Médio. Essa base curricular é dividida em quatro áreas de conhecimento:
- Linguagens e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua Inglesa);
- Matemática e suas Tecnologias;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Física e Química);
- Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Histórias, Geografia, Sociologia e Filosofia).
De todas as disciplinas, apenas Matemática e Português serão obrigatórias durante os três anos do Ensino Médio. As outras podem ser distribuídas da maneira que a escola optar ao longo dos anos.
3. Itinerários formativos
As demais horas de ensino são voltadas para os itinerários formativos e funcionam de modo parecido a disciplinas optativas. Aqui, o estudante do Colégio Koelle pode escolher disciplinas dentro de dois modelos de itinerário:
- Itinerário de Aprofundamento Curricular, que conta com uma trilha única, organizado em áreas de conhecimento para aprofundar o aprendizado em tópicos relevantes e preparar para os grandes vestibulares;
- Itinerário Holístico, com uma trilha livre. É possível obter certificados e o currículo é focado em habilidades e competências, para que o jovem consiga exercitar o protagonismo e tenha excelência profissional e pessoal.
Além disso, o Itinerário Holístico é organizado em nove eixos estruturantes:
- Investigação Científica;
- Processos Criativos;
- Intervenção Sociocultural;
- Empreendedorismo;
- Esportes;
- Cultura Digital;
- Escola e Sociedade;
- Vestibular;
- Projetos.
No Novo Ensino Médio, a maioria dos outros aspectos permanece o mesmo. Quanto ao ENEM e vestibulares, prevê-se adequação ao novo modelo de ensino a partir do ano de 2024.
Gostou do artigo? Então continue acompanhando o blog do Colégio Koelle para sempre receber informações atualizadas sobre ensino!