O que é estilo parental e como ele influencia na educação

O Que É Estilo Parental e Como Ele Influencia Na Educação?

Categoria: Ambiente

O processo de educação de jovens e crianças depende de inúmeros fatores. Nesse sentido, em conjunto com as instituições de ensino, o ambiente familiar é peça fundamental para esse trabalho e, dentro desse contexto, temos o chamado estilo parental.

Esses estilos são formas diferentes de como educar uma criança dentro de casa. No geral, cada figura paterna e materna tem as suas particularidades, que refletem no modo como eles criam os seus filhos. Esse conjunto de características é o que vai ditar a forma como os pais irão dar andamento na construção da educação no ambiente familiar.

Neste artigo, abordaremos esse conceito, entendendo de que maneira ele impacta na educação. Confira a seguir.

O que é estilo parental?

Estilo parental é caracterizado por um grupo de atitudes e métodos adotados pelos pais para educar os seus filhos. Essas estratégias são formadas a partir das suas próprias características emocionais, e elas definem o modo como ocorrerá a socialização entre todos os envolvidos no processo, impactando diretamente na construção dos sujeitos educandos.

Quais são os estilos parentais?

Existem vários tipos de estilos e cada um deles exercerá um impacto diferente na vida dos filhos, o que irá influenciar diretamente na personalidade deles. Veja alguns:

Estilo autoritário

Esse é um estilo muito tradicional de educação parental, em que os pais são rígidos e unilaterais, ou seja, eles mandam e os filhos obedecem. No estilo autoritário, não há espaço para diálogos ou negociações, basicamente as crianças se submetem às regras e, caso não as cumpram, poderão ser castigadas.

As pessoas criadas nesse modelo, apesar de lidarem bem com a imposição de normas, tendem a ter baixa autoestima, já que costumam acreditar que sua opinião não tem valor.

Estilo permissivo

No estilo permissivo, os pais têm bastante dificuldade em estabelecer regras e fazê-las serem cumpridas. Dessa forma, eles tendem a ceder para não desagradar os filhos, abrindo mão da disciplina que deve ser seguida no processo de educação

Esse padrão de comportamento pode ser muito nocivo para as crianças, que, na fase adulta, não saberão lidar com frustrações ou opiniões diferentes das suas.

Estilo positivo ou democrático

O estilo positivo é o mais equilibrado, uma vez que dá espaço ao diálogo, levando em consideração as necessidades e emoções dos filhos, sem abrir mão das regras.

Nesse contexto, as normas são explicadas e não meramente impostas, o que gera nas crianças o senso de empatia e colaboração, além de fortalecer a sua autoestima.

Como o estilo parental influencia na educação?

O estilo parental é algo muito importante para a educação das crianças e é capaz de impactar a personalidade delas. Como vimos, cada estilo está ligado a um padrão de comportamento dos pais dentro do ambiente familiar, o que irá influenciar o desempenho escolar e social dos filhos.

Dessa forma, conhecer quais são os estilos parentais é crucial para que pais e mães estejam conscientes dos impactos do seu comportamento em relação à criação dos filhos, para que, assim, possam desenvolver formas saudáveis de se relacionar com eles.

Entender as necessidades das crianças, ouvi-las e saber expor, com afeto, as normas que devem ser seguidas é crucial para um desenvolvimento pessoal e escolar positivo e para a construção de um ambiente familiar saudável.

Gostou do nosso artigo? Aproveite e leia também sobre como ensinar habilidades emocionais para as crianças. É importante que os pais saibam o que elas são e como é necessário desenvolvê-las dentro de casa para criar filhos mais estabilizados emocionalmente e que estejam preparados para lidar com adversidades da vida.