Maneiras De Trabalhar A Educação Ambiental E A Sustentabilidade Na Escola

3 Maneiras de Trabalhar a Educação Ambiental e a Sustentabilidade na Escola

Categoria: Artigos Sustentabilidade

Estimular o cuidado com o meio ambiente e o respeito à natureza deve estar entre as missões de uma escola. Por isso, é fundamental que os professores pensem em formas diferenciadas para trabalhar a educação ambiental e a sustentabilidade com crianças e adolescentes no espaço escolar.

Neste artigo, indicamos três maneiras didáticas de envolver os alunos nessa temática e ensinar boas práticas para cuidar do planeta. Confira!

Por que é importante trabalhar a educação ambiental nas escolas?

Boa parte dos conhecimentos que uma pessoa acumula ao longo da vida são aprendidos na escola. Por isso, para formar cidadãos mais conscientes e preparados é essencial que as instituições de ensino ofereçam mais do que as disciplinas tradicionais e incluam em seus currículos temas como educação inclusiva e sustentabilidade ambiental.

A infância e a adolescência, justamente as fases do período escolar, são fundamentais para a formação de indivíduos ecologicamente responsáveis, isso porque quanto mais cedo a importância da preservação do planeta for introduzida na formação, maiores são as chances do desenvolvimento de um cidadão ciente do seu papel na proteção da natureza.

Leia também: Qual A Importância De Ensinar Valores Humanos Na Escola?

Como trabalhar a educação ambiental e a sustentabilidade nas atividades escolares?

Encontrar formas de ensinar educação ambiental e sustentabilidade aos alunos ainda é encarado como um grande desafio por muitos educadores, por isso, abaixo nós listamos três formas de introduzir esse tema nas aulas:

1. Organize ações de reciclagem

A reciclagem é uma das principais medidas de cuidado com o meio ambiente. Assim, inserir essa prática na rotina dos alunos é uma ótima maneira de mostrar a eles como ser mais sustentáveis.

Criar “o dia da reciclagem”, data para ações práticas e teóricas sobre o tema e que pode acontecer semanal ou mensalmente, é uma boa ideia para estimular a participação da comunidade escolar e ensinar mais às crianças e aos adolescentes sobre o assunto.

2. Crie projetos interdisciplinares

Envolver disciplinas diferentes, como Biologia e Geografia, para falar sobre sustentabilidade torna o tema mais interessante e fácil de ser compreendido pelos alunos. Os professores das matérias podem preparar juntos atividades sobre desperdício de água, por exemplo, e marcar aulas conjuntas que permitam deixar claro para os estudantes a relação entre as matérias.

3. Promova brincadeiras com temas ecológicos

Gincanas com quizzes sobre preservação ambiental, elaboração de letras de música com o tema e maratona de reciclagem são algumas opções de atividades que divertem os alunos e ensinam ao mesmo tempo.

Essas atividades ajudam a tornar o aprendizado sobre responsabilidade ambiental muito mais interessante para as crianças e os adolescentes, cooperando para que os ensinamentos sejam guardados e aplicados durante toda a vida.

Leia também: Conheça a Importância dos Jogos e Brincadeiras no Ensino Fundamental IAgora que você entendeu a importância de trabalhar questões ligadas à proteção do meio ambiente na escola e conferiu formas de fazer isso, conheça o Koelle Sustentável: projeto desenvolvido com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio que promove educação ambiental e estimula as práticas sustentáveis entre os estudantes.