O que é educação inclusiva nas escolas?

Categoria: Educação

A educação inclusiva é uma das medidas para promover a universalização do acesso às escolas, fundamental na promoção do desenvolvimento integral de jovens e crianças com deficiência.

Leia o artigo e entenda melhor sobre o assunto e conheça os pilares necessários para que ela seja eficaz dentro do espaço escolar.

O que é educação inclusiva?

A premissa da educação inclusiva é a integração entre o ensino regular e a educação especial, inicialmente idealizada para atender exclusivamente Pessoas com Deficiência (PcD). Ou seja, o movimento agora é para que todos os alunos estudem juntos, nas mesmas salas de aula e com os mesmos conteúdos.

Nesse sentido, escolas estão se preocupando mais com sua infraestrutura para receber esses alunos: adaptações para jovens e crianças que têm mobilidade reduzida, profissionais especializados em estratégias pedagógicas voltadas para, por exemplo, autismo e currículos escolares capazes de acolher a todos.

Isso acontece porque a educação é um direito de todos. Além de constar no Artigo 205 da Constituição Federal, a própria BNCC (Base Nacional Curricular Comum), documento normativo sobre as aprendizagens essenciais, também coloca a inclusividade como uma de suas diretrizes.

A educação, muito mais do que um processo de ensino profissional e técnico, é também o espaço de desenvolvimento individual e coletivo dos alunos. Sendo assim, é essencial que todas as crianças estejam integradas, em convivência, tendo suas necessidades atendidas pela escola.

Pilares da educação inclusiva

Para que a educação inclusiva realmente exista no ambiente escolar é necessário que a instituição tenha estrutura para isso. Os pilares dessa abordagem são:

Tendo essas características, a escola é capaz de incentivar o desenvolvimento de todos os estudantes, utilizando diversas ferramentas pedagógicas para potencializar seu crescimento e integração, tanto com os conteúdos quanto com os colegas de turma.

Além disso, a parceria entre a instituição de ensino e a família, firmada por meio dos sistemas de apoio, reforça o desenvolvimento em todos os ambientes que as crianças e os jovens frequentam. Por isso, a família deve estar bastante envolvida no processo.

Se você quer entender o que pode fazer em casa para ajudar seu filho e expandir os resultados da educação inclusiva, confira nosso artigo sobre como apoiar o desenvolvimento da autonomia da criança