Reforma Do Ensino Médio — Como Saber Se A Escola Está Pronta

Categoria: Educação

A previsão para a adequação de todas as escolas à reforma do Ensino Médio é 2024. Até lá, todos os ambientes de ensino devem se adaptar para receber o novo currículo e carga horária.

Mas como escolher a melhor opção para matricular seus filhos e ter certeza de que a transição para o novo modelo não afetará o processo de aprendizagem? Neste artigo discutimos as principais características que a escola deve ter para que isso não seja um desafio. Continue a leitura e saiba mais.

O que a estrutura da escola precisa ter para a reforma do Ensino Médio?

O momento de escolher a escola do seu filho requer muita avaliação. Com a reforma do Ensino Médio, todas as crianças próximas de ingressar nesta etapa e todos os jovens que já iniciaram seus estudos nela podem ser afetados se o ambiente escolar não estiver preparado.

Elencamos três características principais às quais os pais devem se atentar ao visitar uma nova escola:

Ensino integral

Com o aumento da carga horária, escolas que já ofereciam modalidades de ensino integral terão adaptações mais suaves tanto para professores quanto para alunos.

O Colégio Koelle, por exemplo, sempre ofereceu os dois períodos (manhã e tarde) para seus alunos do Ensino Médio, compreendendo a matriz curricular obrigatória e, também, disciplinas optativas.

Disciplinas optativas e atividades extracurriculares

Inclusive, as disciplinas optativas são parte importante da reforma do Ensino Médio. A introdução dos itinerários formativos levantou a necessidade da escola estar preparada para oferecer opções diversificadas para seus estudantes.

Antes mesmo da chegada do Novo Ensino Médio, o Colégio Koelle já conta com mais de 40 disciplinas optativas, além de atividades extracurriculares como orientação profissional, atividades físicas e palestras para compor uma formação holística e abrangente.

Infraestrutura

A realização de todas essas atividades requer espaços e equipamentos apropriados. A infraestrutura do Colégio Koelle, por exemplo, inclui laboratórios diversos, piscinas, salas de música, centro de idiomas e Cultura Inglesa para que todos os alunos possam explorar seus interesses e se desenvolver pessoal, coletiva e profissionalmente.

Entendendo essas características, é possível fazer a melhor escolha para o processo de aprendizagem do seu filho. Agende uma visita ao Colégio Koelle e conheça de perto as oportunidades que seu filho pode ter em uma escola totalmente preparada para as mudanças curriculares.