Inclusão Escolar E Autismo: Como Preparar Meus Filhos Para As Diferenças

Inclusão escolar e Autismo: Como Preparar Meus Filhos para as Diferenças

Categoria: Artigos

A inclusão escolar possibilitou que a diversidade chegasse até as salas de aula e isso é uma vitória para muitas famílias que buscam o melhor para seus filhos. Mas como preparar as outras crianças para as diferenças?

O que é o Transtorno do Espectro Autista?

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do desenvolvimento que faz com que a pessoa tenha dificuldades no relacionamento com os outros e com o ambiente onde vive.

Os principais déficits são:

• prejuízo na comunicação social;
  • interesses fixos e restritos.

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, atualmente uma em cada 44 crianças é autista, sendo 5 vezes mais comum em meninos do que em meninas.

O tratamento com equipe multiprofissional em parceria com escola e família e a inclusão no meio social possibilitará o desenvolvimento das habilidades em déficit ou de estratégias que complementem ou substituam determinada habilidade.

Por isso, a inclusão escolar é uma chave muito importante na socialização de crianças com TEA, mas também é importante que os pais preparem seus filhos para as diferenças.

Inclusão social: como preparar meus filhos para lidar com as diferenças dos colegas?

Converse com seus filhos sobre as diferenças e os ensine a valorizá-las. Todos nós somos diferentes, cor da pele, tipo de cabelo, voz, cheiro, preferências… As diferenças nos fazem únicos!

Mostre para seus filhos que todos, inclusive você mesmo, têm habilidades e dificuldades. Faça isso no dia a dia de vocês, diga a eles como para você é difícil memorizar um caminho, mas diga também como você é bom em lembrar o nome das pessoas, por exemplo.

Ensine empatia! Saber se colocar no lugar do outro diminui a probabilidade de não ser legal ou tratar o outro com indiferença e aumenta a possibilidade de sair em defesa de um amigo numa situação de injustiça, estabilizando a inclusão escolar como uma experiência positiva.

Guiando seus filhos na interação com um amigo com TEA

Dizer para uma criança qual o diagnóstico do seu amigo nem sempre é uma boa estratégia, pois as crianças podem interpretar mal ou dizer isso ao colega, que ainda não tem consciência do seu diagnóstico. Espere que cada um fale a respeito de si mesmo.

Converse com seus filhos sobre o amigo, como ele é e sobre maneiras legais de agir com ele. Responda apenas o que seus filhos lhe perguntarem, muitas vezes as suas respostas não são as dúvidas deles. E se você não souber todas as respostas, pesquisem juntos, é importante que eles saibam que você se importa.

Com isso, as crianças crescem mais conscientes, preparadas e receptivas para as diferenças. Isso é essencial no desenvolvimento e depende de diversos estímulos. Por isso é importante também entender como incentivar a autorregulação na aprendizagem. Confira!

Artigo escrito por Maria Beatriz Padoveze, Psicóloga do Ensino Infantil do Colégio Koelle.