Alimentação Saudável Na Educação Infantil: Conheça Benefícios

Alimentação Saudável Na Educação Infantil: Conheça 2 Benefícios

Categoria: Alimentação Artigos

Uma das principais preocupações de pais ao buscarem novas escolas para os seus filhos deve ser o oferecimento de uma alimentação saudável na Educação Infantil. Essa garantia de bem-estar não é um mero luxo, mas sim uma necessidade e um direito de toda a criança.

Afinal, a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a dieta balanceada um direito humano fundamental, já que ela é a base de um crescimento saudável. Quer entender melhor como isso acontece? Continue lendo o artigo!

Quais os benefícios da alimentação saudável na Educação Infantil?

Uma alimentação saudável na Educação Infantil, como o nome sugere, promove saúde, fortalecendo o sistema imunológico com vitaminas e outros nutrientes necessários, ajudando na formação dos músculos com o aporte de aminoácidos etc.

Ouvimos falar muito sobre isso e, de fato, é importante, mas cultivar essa prática no começo da infância traz outros benefícios indiretos e que, talvez, não passem pela cabeça dos pais com tanta frequência. Confira:

1. Melhora no desempenho escolar

Nos EUA, uma pesquisa conduzida pela Universidade de Ohio e publicada na revista “Clinical Pediatrics” mostrou a relação direta entre uma alimentação repleta de fast-food e um desempenho escolar mais baixo em ciências, compreensão de texto e matemática.

Como fonte primária de energia, a alimentação é responsável pela nossa capacidade de desempenhar qualquer tarefa com atenção, foco e eficiência.

Alimentos pobres em nutrientes, como o fast-food, podem até ser uma fonte de energia grande por aumentarem os níveis de glicose no sangue, mas também atrapalham o sono. Por isso, acabam tendo o efeito reverso, além de também não contribuírem com as outras funções importantes do corpo.

Assim sendo, uma dieta balanceada é essencial para que as crianças consigam ter atenção durante as aulas e foco para desempenhar suas tarefas, bem como para memorizar o conteúdo, já que estarão melhor descansadas.

2. Construção de hábitos saudáveis para o resto da vida

Existem muitas fases durante o desenvolvimento infantil, a infância é a época da vida em que a maioria dos hábitos são consolidados.

Claro, eles podem ser mudados no futuro de acordo com as vontades e necessidades de cada um, mas é um processo muito mais trabalhoso do que fazer essas correções logo nos primeiros anos de vida.

Um dos papéis da escola na primeira infância é promover a alimentação saudável e ajudar a promover a criação desse hábito para que as crianças consigam sustentar isso nas outras fases da vida. Dessa forma, é possível garantir bem-estar duradouro.

Colégio Koelle: uma escola preocupada com a alimentação das crianças

A alimentação nas escolas deve ser diretamente influente na saúde das crianças. Hábitos em casa são importantes, mas se eles não forem incentivados também no espaço escolar, podem perder completamente o propósito.

No Colégio Koelle, a dieta dos pequenos é uma das preocupações principais. Todas as turmas da Educação Infantil têm lanches pensados exatamente para promover a alimentação saudável, com um cardápio criado especialmente por uma nutricionista.

Se você quer ver o seu filho sempre saudável e como parte de um ambiente que estimule esse hábito, saiba mais sobre a Educação Infantil no Colégio Koelle!