Conheça Os Benefícios Da Tecnologia Na Educação

Conheça Os Benefícios Da Tecnologia Na Educação

Categoria: Artigos Tecnologia

Os aparelhos eletrônicos impactam a vida de nossas crianças que, cada vez mais, estão inseridas em um mundo no qual as informações chegam de forma acelerada e sem critérios. Para te ajudar a entender o papel e os benefícios da tecnologia na educação, você encontrará neste artigo:

  • por que investir no uso da tecnologia na educação?
  • como utilizar a tecnologia na aprendizagem?
  • três benefícios da tecnologia na educação.

Por que investir no uso da tecnologia na educação?

Vivemos em tempos de crescimento tecnológico exponencial. A Inteligência Artificial está cada vez mais presente nos produtos, nas empresas e em nossa vida — temos, por exemplo, um assistente virtual na palma de nossas mãos com os celulares.

A questão é: será que a escola irá preparar nossas crianças para o modelo de futuro que se aproxima velozmente?

O mundo continua mudando e não podemos aceitar que a educação se mantenha no velho formato. A tecnologia assumiu um papel de grande importância na sociedade e isso também se aplica quando pensamos em educação.

Como vimos durante a pandemia do novo coronavírus, unir a esfera escolar aos avanços do mundo é extremamente necessário. Escolas que não tinham maturidade digital e suporte para essa nova modalidade de ensino foram prejudicadas, bem como os seus alunos. Enquanto isso, em ambientes mais preparados, o período pode ser bem aproveitado com sucesso.

Ao inserir a tecnologia na educação, criamos meios de tornar a aprendizagem mais dinâmica e personalizada e de preparar cidadãos para o futuro, possibilitando ao aluno ser verdadeiramente o protagonista de sua aprendizagem.

Desde que ela seja utilizada de maneira correta e direcionada, respeitando o tempo de tela ideal por idade, essa inovação pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades essenciais para os próximos estágios da vida. Por isso, é importante entender os benefícios da tecnologia na educação.

Como utilizar a tecnologia na aprendizagem?

Hoje em dia, é inegável que as crianças estão inseridas em um mundo tecnológico e realizam muitas atividades, principalmente as de entretenimento, por meio de tecnologias como celulares e tablets. Jogos eletrônicos, aplicativos de vídeos etc. são grandes atrativos para os pequenos.

Como sabemos que isso prende a atenção dos pequenos, é interessante aproveitar esse universo, educar com novas tecnologias e explorar os benefícios da tecnologia na educação. Alguns exemplos de meios de uso da tecnologia na educação são:

  • jogos educativos: existem diversos aplicativos que misturam brincadeiras e ensino, que podem ajudar na alfabetização, na introdução à matemática, na memória e muito mais! O lúdico é muito importante na Educação Infantil porque permite que a criança aprenda brincando;
  • ferramenta de pesquisa: com um único aparelho, é possível mostrar para os alunos várias coisas que talvez não seriam acessíveis com os materiais impressos da escola, por exemplo;
  • fóruns de discussão: além de ajudar nas competências de argumentação, senso crítico e raciocínio dos alunos, também abre um espaço para que eles se expressem sobre os assuntos discutidos em aula.

Seja com aulas de informática, oferecendo dispositivos móveis ou adotando espaços virtuais para a escola, os estudantes podem se desenvolver bastante com as ferramentas disponíveis enquanto são acompanhados por educadores preparados para trabalhar com essas tecnologias.

3 benefícios da tecnologia na educação

Sabemos que, ao inserir a tecnologia na educação, podemos gerar situações positivas que causam grande impacto na aprendizagem. Entretanto, se utilizada sem limites e regras, pode trazer consequências negativas na vida de nossos alunos.

No universo educacional, é necessário apresentá-la como uma ferramenta que tem como função otimizar as aulas, possibilitando inúmeras oportunidades de crescimento e aprendizagem.

Muitos são os benefícios da tecnologia na educação, dentre eles vale destacar:

1. Aulas mais interativas e divertidas

Ao usar a tecnologia na educação, mudamos a percepção dos alunos, gerando mais interesse e ampliando o aprendizado, possibilitando o compartilhamento de ideias, a troca de informações, estimulando a pesquisa e a resolução de problemas.

O ensino híbrido, por exemplo, promove a integração entre a educação tradicional e o bom uso da tecnologia, propiciando situações em que os estudantes são desafiados a desenvolver novas habilidades e a buscar soluções de forma criativa e dinâmica.

Além disso, por envolver elementos que são do interesse dos estudantes, o universo escolar tem a possibilidade de se tornar mais atrativo e estimular ainda mais o engajamento deles.

2. Letramento digital

Outra vantagem importante entre os benefícios da tecnologia na educação é o letramento digital. Ele é definido como o domínio de técnicas e habilidades que permitem acessar, interagir e processar informações obtidas por meios eletrônicos.

O contato constante com a tecnologia é fundamental para que os alunos consigam estar em contato com a quantidade enorme de informações que a internet transmite. No entanto, isso só é possível através de uma metodologia direcionada para o desenvolvimento do senso crítico e da consciência para o uso adequado dos dispositivos eletrônicos.

3. Contribuição para a formação profissional

Como o mundo está cada vez mais tecnológico, é natural que o mercado de trabalho também esteja. Ter bases e familiaridade com a tecnologia desde cedo, de maneira construtiva e educativa, permite que os estudantes se desenvolvam com mais facilidade nesse ambiente.

Como visto, muitos são os benefícios da tecnologia na educação. Se a relação entre aprendizagem e meios eletrônicos for mantida de maneira saudável em casa, as vantagens podem ser ainda melhores.

Por isso, também é importante que os pais estejam conscientes do que é positivo ou não para os seus filhos no que diz respeito ao uso da tecnologia no espaço domiciliar. Isso serve de apoio ao trabalho da equipe educacional na escola, que é preparada para introduzir crianças e jovens neste universo adequadamente.

Se você quer saber mais sobre isso, confira como conciliar a relação entre a criança e a internet da melhor forma possível para garantir o equilíbrio dos seus filhos!

Agende uma visita