A Importância Da Alimentação Saudável Na Educação Infantil

Qual É A Importância Da Alimentação Saudável Na Educação Infantil?

Categoria: Sem categoria

Um relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) escancara a importância da alimentação saudável na Educação Infantil. 

Ao longo do período de isolamento causado pela pandemia da Covid-19, a má nutrição persiste em todas as suas formas: estima-se que 149 milhões de crianças menores de 5 anos, ao redor do mundo, sofriam de desnutrição crônica, mais de 45 milhões tinham desnutrição aguda e quase 39 milhões estavam acima do peso em 2020. 

Isso demonstra a relevância do papel da escola nesse período. Saiba mais sobre o assunto neste artigo. Boa leitura! 

A Importância Da Alimentação Saudável Na Educação Infantil

A Educação Infantil compreende o maternal e a pré-escola, ou seja, recebe crianças de 12 meses até 6 anos. Nessa fase, os pequenos estão formando seus hábitos alimentares e, nesse momento, é importante que eles conheçam alimentos saudáveis para que façam parte da sua dieta. 

Com a escola, a socialização começa a ficar mais intensa e o pequeno passa a ser mais independente dos pais e da família, que não estarão ao seu lado o tempo todo. Por isso é importante considerar uma escola que fomente costumes mais saudáveis e estimule a escolha de alimentos benéficos. 

Esse período da vida é crucial e uma alimentação balanceada promove a saúde, o crescimento, o desenvolvimento e previne problemas como anemia, obesidade, cárie dental. A longo prazo, pode prevenir doenças cardíacas, diabetes, hipertensão, osteoporose e câncer. 

Como Estimular As Crianças A Terem Uma Alimentação Saudável

Muitas vezes a boa alimentação é negligenciada e as comidas mais práticas são escolhidas pelas dificuldades da rotina. É importante analisar o que você oferece ao seu filho desde a introdução alimentar. 

Evite inserir na dieta da criança itens industrializados, muito calóricos, com excesso de sódio e açúcar, por exemplo. Esse tipo de alimento compromete a imunidade e pode provocar alergias e problemas mais sérios de saúde. Nesse sentido, é possível seguir alguns passos: 

  • ofereça as comidas corretas: Os hábitos alimentares são construídos, por isso desde cedo ofereça frutas, verduras, legumes, oleaginosas e laticínios;
  • dê exemplo: os filhos se inspiram nas atitudes que enxergam a sua volta, dessa forma, antes de exigir que eles comam alimentos saudáveis, olhe para os seus próprios hábitos e veja se você se alimenta corretamente; 
  • prepare pratos atrativos em casa: crianças comem primeiro com os olhos, assim é importante estimulá-las com pratos divertidos e coloridos. Ofereça texturas variadas, corte os vegetais em formatos variados, faça desenhos e torne a experiência de se alimentar mais prazerosa. 

Em resumo, a importância da alimentação saudável na Educação Infantil está diretamente ligada à saúde da criança em diferentes fases da vida. Para continuar aprendendo, saiba como apoiar seu filho em cada fase do desenvolvimento Infantil e veja o seu pequeno crescendo com plenitude. 

Agende uma visita