escola na primeira infancia scaled

Qual É O Papel Da Escola Na Primeira Infância?

Categoria: Artigos

A primeira infância compreende os seis anos iniciais da vida de uma criança. Esse é um momento determinante na formação e no desenvolvimento desses novos indivíduos. Por isso, é fundamental que eles sejam estimulados da melhor forma nessa fase. Sendo assim, é muito importante o papel da escola na primeira infância.  

Por lei, é estabelecido que todas as crianças devem estar matriculadas a partir dos quatro anos. Antes dessa idade, cabe aos pais ou responsáveis a escolha de enviar ou não os filhos ao colégio. 

Diante disso, muitos pais questionam qual é a idade certa para entrar na escola. Neste artigo, vamos mostrar que uma escola como o Colégio Koelle é uma grande aliada desde os primeiros anos de vida. 

Quais são os benefícios da escola na primeira infância?

O acompanhamento de uma boa escola na primeira infância complementa o trabalho da família no desenvolvimento das crianças. Veja como isso acontece a seguir:

Sociabilização

A família é o primeiro ambiente de socialização da criança. As relações com pais, irmãos e avós ensinam muito, mas têm suas dinâmicas particulares. 

A escola, por sua vez, é o primeiro lugar onde ela socializa com pessoas de fora do ciclo familiar, que têm realidades, crenças e etnias diferentes das que ela conhece. Esse convívio é muito importante para criar as primeiras noções sobre respeito à diversidade cultural e tolerância.

Capacidade de expressão

Outra habilidade que a criança é estimulada a desenvolver na escola na primeira infância é a capacidade de se expressar com mais clareza. Estando em um ambiente longe da família, ela sentirá a necessidade de falar por si e expôr suas próprias necessidades, desenvolvendo a sua independência e auto confiança. 

Resistência à frustração

Na escola, o aluno passa por situações diversas e muito diferentes das que enfrenta em casa. Ali, a criança se depara com os primeiros desafios e frustrações, por exemplo, quando perde em algumas brincadeiras. Com o tempo, ela aprende a lidar melhor com isso, construindo sua inteligência emocional.  

No Colégio Koelle, nós valorizamos o desenvolvimento cognitivo e social das crianças. Elas são estimuladas com atividades que contemplam desde a psicomotricidade até a musicalização e as artes. 
Quer saber mais sobre o impacto da nossa escola na primeira infância dos nossos alunos? Agende uma visita e venha conhecer o Colégio Koelle!

Agende uma visita