Importância Da Diversidade Cultural Na Educação Infantil

Importância Da Diversidade Cultural Na Educação Infantil

Categoria: Artigos Sem categoria

Ensinar a diversidade cultural na Educação Infantil é fundamental para que a criança se torne um adulto tolerante, empático e que respeite o próximo. Neste artigo, reunimos algumas vantagens de estimular essa percepção na infância. Continue lendo para entender!

Por que ensinar sobre diversidade cultural na Educação Infantil?

Os primeiros anos de vida de uma criança formam um dos períodos mais importantes da aprendizagem. 

Nessa fase, a criança recebe as primeiras referências para construir a sua personalidade e o seu senso de identidade. Além disso, também é quando ela começa a perceber e entender as normas sociais que regem a convivência humana.

Por este motivo, apresentar a diversidade cultural na Educação Infantil é muito importante tanto para que a criança aprenda a respeitar as outras pessoas com as suas diferenças quanto para que ela tenha referências para construir a sua própria individualidade. 

Sendo assim, alguns dos benefícios dessa introdução à diversidade cultural ainda na infância são:

  • o desenvolvimento de uma percepção mais real do mundo;
  • o aperfeiçoamento da empatia;
  • o aumento do senso de ética e justiça;
  • uma melhora na capacidade de sociabilizar;
  • o desenvolvimento da capacidade de resolver problemas de forma mais criativa e respeitosa;
  • a eliminação de preconceitos;
  • o desenvolvimento da criticidade;
  • uma maior facilidade de se autoperceber;
  • a diminuição dos casos de bullying.

O papel da escola nessa formação é fundamental, afinal este é um dos ambientes de socialização mais importantes para a criança. A escola é onde, geralmente, ela tem contato com as primeiras pessoas que não são da família e começa a formar laços de amizade. 

Por isso, aqui, no Colégio Koelle, estimulamos este contato com outras culturas e costumes, sempre buscando trazer essa visão ampla sobre o mundo. 

Mas, apesar disso, para trabalharmos a diversidade cultural da Educação Infantil, também é necessário o auxílio da família na escola.

Como trabalhar a diversidade cultural em casa?

Na infância, principalmente nos primeiros anos, quando o contato com outras pessoas é menor, os pais costumam ser o modelo para os filhos. Por isso, eles têm um papel muito importante nessa formação, devendo sempre dar o exemplo. Dessa forma, algumas maneiras de trabalhar a diversidade cultural em casa são:

  • introduza o assunto em conversas cotidianas: fale sobre respeito e diversidade com as crianças; mostre, através de filmes, músicas e livros, como o respeito às diferenças é importante para construir relações mais saudáveis;
  • estimule a integração: incentive, durante brincadeiras ou outras atividades, que as crianças conversem sobre possíveis divergências e não briguem por elas, estimulando a capacidade de argumentação e escuta. 
  • fortaleça a autoestima por meio da representatividade: mostre para a criança que as diferenças são bonitas e bem-vindas, e aquilo que ela tem de mais diferente é o que lhe faz especial. 

Quando família e escola trabalham juntas para introduzir a diversidade cultural na Educação Infantil, a formação da criança é muito mais completa e tranquila. Por isso, fazemos questão de manter essa conexão aqui, no Colégio Koelle.

Você sabia que, para manter essa relação estreita, temos uma Associação de Pais e Mestres? Acesse o site do Colégio Koelle e conheça o nosso trabalho!

Agende uma visita