livros infantis em ingles aprenda brincando

Livros Infantis em inglês: aprenda brincando

Categoria: Artigos

A leitura é um hábito importante para todas idades. Estimular o interesse em livros infantis em inglês permite não só o estímulo à criatividade e à imaginação, mas também o desenvolvimento da linguagem e o aumento de vocabulário da língua estrangeira.

A leitura promove momentos em família onde praticar inglês pode se tornar uma ocasião muito esperada na rotina da criança.

Como a leitura em inglês nos ajuda?

Imagens

Através das lustrações entendemos melhor a história, ao associar uma nova palavra com uma imagem;

Contexto

Palavras usadas em situações reais também são muito mais fáceis de lembrar, portanto, quando você se deparar com uma palavra nova, poderá usar a situação e as imagens para entender o seu significado (sem auxílio do dicionário);

Simplicidade

Muitos livros possuem vocabulário simples, repetitivo e acumulativo, para que haja a fixação através do uso.

Lições para a vida

Muitos livros infantis ensinam as crianças a crescer através de mensagens transmitidas na história que podem ser discutidas após sua leitura;

Interatividade

Existem livros interativos onde a criança pode colocar a “mão na massa” exercendo sua criatividade ao ouvir músicas, ver animações e fazer atividades relacionadas à história. Um exemplo é o livro The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore, de William Joice.

Livros Infantis em inglês: aprenda brincando

Audiolivros

Ajudam a apresentar histórias oralmente, melhorar a pronúncia do idioma e desenvolver a oralidade em inglês através da leitura de contos curtos. 

Algumas sugestões de livros infantis em inglês para começar são:

The Very Hungry Caterpillar

Livros Infantis em inglês: aprenda brincando

Autor: Eric Carle / Editora: Penguin Books UK

The Very Hungry Caterpillar é um livro que ajuda a desenvolver aspectos sensoriais, além de ser uma história de porta de entrada para a criança iniciar uma viagem pelo mundo imaginativo. Cores, números e dias da semana são alguns dos assuntos abordados durante.

If You Give a Moose a Muffin

Livros Infantis em inglês: aprenda brincando

Autora: Laura Numeroff/ Editora:  HarperCollins

O que acontece quando alguém dá um muffin para um alce? Além de pedir geleia para acompanhar o bolinho, nesse livro, acompanhamos as trapalhadas de um garoto anfitrião tentando entreter um alce.

Curious George

Livros Infantis em inglês: aprenda brincando

Autores: H. A. Rey and Margret Rey / Editora: HMH Books for Young Readers

Esse livro faz parte de uma famosa série sobre um macaco chamado Curious George (George o Curioso) cujo título faz referência à curiosidade do personagem, que acaba sendo levado para a cidade grande por humanos. Essa obra utiliza frases curtas e simples, fáceis de serem assimiladas.

Mas lembre-se: respeite o ritmo de seu filho, evitando cobranças excessivas, pois isso pode levar a criança a perder o interesse em aprender inglês. A língua deve ser sempre atraente e divertida.

Artigo escrito por Aline Martins, professora da Cultura Inglesa Rio Claro.

Agende uma visita