Saiba Como Ensinar Inglês Para Crianças Em Casa

Inglês para Crianças: Saiba Como Praticar em Casa

Categoria: Artigos

Uma das perguntas mais frequentes sobre dar aula de inglês para crianças é como incentivar que o idioma seja praticado e aprendido em casa de forma que ainda seja uma atividade divertida e prazerosa. 

Mesmo sendo um dos idiomas mais fáceis de aprender, principalmente na infância, algumas crianças podem ter certo desinteresse pela língua. Mas há diversas maneiras de tornar a aula de inglês infantil mais divertida. Para isso, podem ser utilizados:

  • jogos;
  • brincadeiras de “faz de conta”;
  • material de acordo com a faixa etária;
  • atividades lúdicas contextualizadas;
  • histórias com elementos audiovisuais;
  • aula de inglês com música.

Além disso, é importante saber quais ações você deve tomar para adotar os estudos em casa. Leia mais no artigo! 

Atividades para ensinar inglês para crianças em casa

Para que esse aprendizado aconteça de forma efetiva e prazerosa, tanto para você quanto para os pequenos, veja as dicas para ensinar inglês para crianças na sua casa:

Ler histórias em inglês

Os livros que contam  histórias são recursos propícios para despertar a imaginação infantil. Por isso, contar com eles pode tornar o processo de aprendizado mais interessante e facilitar o ensino da língua aos pequenos. 

Inicialmente, dê preferência às histórias curtas e adequadas às diferentes faixas etárias.

Canções em inglês

Cantar sempre estimula a memorização. Existem vários tipos de músicas que podem ser utilizadas na hora de ensinar inglês para crianças. Aos mais novos, são indicadas canções de ninar para que eles também se acostumem com a musicalidade da língua inglesa.

Animações em inglês

A animação é uma maneira concreta de habituar as crianças às sonoridades, associando, ao mesmo tempo, conceitos e imagens que permitem que elas aprendam de uma forma mais divertida.

Isso pode ser visto tanto em filmes quanto desenhos ou jogos. 

Falar inglês em casa

Utilize pequenas conversas no dia a dia, simples e do tipo pergunta e resposta, mas lembre-se: não deixe a criança ter a impressão de que isso é uma obrigação ou um teste. Esses momentos devem ser uma oportunidade para criar uma cumplicidade entre vocês.

Você também deve saber que não é necessário ter um nível excelente de inglês para conversar com os pequenos. Além disso, mostrar a eles que você também deseja aprender pode gerar uma impressão muito positiva.

Aprender uma nova língua é também aprender uma nova cultura. Essa é uma das grandes riquezas que o aprendizado de línguas estrangeiras traz. Por isso, tornar esse hábito uma diversão é fundamental!

Sites e aplicativos em inglês

Da mesma forma que existem aplicativos educativos de línguas para adultos, a oferta de sites e programas em inglês para crianças é vasta. 

Procure sempre estar atento ao conteúdo utilizado e pratique junto com o pequeno, fazendo da atividade um momento especial e prazeroso entre vocês e não somente entre a criança e o aplicativo.
Se você quer saber mais sobre o assunto, leia também sobre os motivos para educar com a tecnologia e facilite os estudos dos pequenos!

Agende uma visita