Equipe ganha menção honrosa em Startup Weekend Rio Claro

Categoria: Eventos Social

Dispositivo visa a oferecer maior segurança e autonomia aos deficientes visuais

A Your Vision, equipe que desenvolveu um dispositivo eletrônico para auxiliar deficientes visuais, levou para casa o prêmio de Menção Honrosa na 1ª Startup Weekend de Rio Claro, que aconteceu de 22 a 24 de novembro no Colégio Koelle. Foram 54 horas para 10 equipes criarem uma empresa inovadora do zero.

O intuito da Startup Weekend é auxiliar empreendedores ou interessados em abrir um negócio. A imersão contou com a mentoria de profissionais com experiência em diferentes áreas.

O dispositivo criado pela Your Vision tem como objetivo proporcionar maior segurança e autonomia aos deficientes visuais.

“Com dois sensores de alcance instalados na bengala, é possível detectar buracos e obstáculos aéreos. Principal causa de acidentes dos deficientes visuais”, explica a jornalista Adriana Joaquim, de acordo com o resultado em pesquisa.

Segundo os dados do IBGE de 2010, a população brasileira de deficientes visuais é de 3,5%, ou seja, mais de 6,5 milhões de pessoas, sendo 528.624 cegos e 6.056.654 deficientes de baixa visão. Em Rio Claro, cidade onde aconteceu o 1 Startup Weekend, a população é de aproximadamente 300 deficientes visuais, de acordo com os dados do mesmo instituto.

Para o programador Luciano Andrade, o produto é viável e tem ticket médio de mercado de R$ 156,00.

“Conseguimos desenvolver um produto de baixo custo e que pode mudar a autonomia de muitos deficientes”, ressalta Andrade.

O evento contou com mais de 60 participantes, e no domingo, as quatro equipes vencedoras foram premiadas. De acordo com Henrique Ramiro, programador da equipe Your Vision e empresário, os times foram julgados pelos critérios de validação, execução, design e modelo de negócios. 

A equipe que apresentou o projeto para auxiliar deficientes visuais foi aplaudida de pé e ainda ganhou do sócio proprietário da empresa Domtech 3D, Gustavo Duarte de Barros, o protótipo do dispositivo que poderá mudar a qualidade de vida de muitos deficientes.

A Your Vision é formada pela jornalista Adriana Oliveira Joaquim, o estudante do Colégio Koelle Callel Duarte, Dener Silva – designer do projeto, José Henrique Ramiro – empresário, Luciano Andrade – programador/designer e Reginaldo Rodrigues – idealizador.

Além da Your Vision foram premiados nesta edição em primeiro lugar Match Club, plataforma que proporciona segurança e diversão para pessoas que gostam de jogar futebol, em segundo lugar a equipe Siga Seguro, que desenvolveu aplicativo de Segurança Pessoal onde você contrata um policial ou segurança e, e em terceiro lugar, Meu Café Delivery, suporte de venda de café da manhã através de aplicativo.

Veja mais notícias como essa aqui no Blog do Colégio Koelle.

Agende uma visita
Share This