foto 1

Equipe ganha menção honrosa em Startup Weekend Rio Claro

Categoria: Eventos Social

Dispositivo visa a oferecer maior segurança e autonomia aos deficientes visuais

A Your Vision, equipe que desenvolveu um dispositivo eletrônico para auxiliar deficientes visuais, levou para casa o prêmio de Menção Honrosa na 1ª Startup Weekend de Rio Claro, que aconteceu de 22 a 24 de novembro no Colégio Koelle. Foram 54 horas para 10 equipes criarem uma empresa inovadora do zero.

O intuito da Startup Weekend é auxiliar empreendedores ou interessados em abrir um negócio. A imersão contou com a mentoria de profissionais com experiência em diferentes áreas.

O dispositivo criado pela Your Vision tem como objetivo proporcionar maior segurança e autonomia aos deficientes visuais.

“Com dois sensores de alcance instalados na bengala, é possível detectar buracos e obstáculos aéreos. Principal causa de acidentes dos deficientes visuais”, explica a jornalista Adriana Joaquim, de acordo com o resultado em pesquisa.

Equipe ganha menção honrosa em Startup Weekend Rio Claro

Segundo os dados do IBGE de 2010, a população brasileira de deficientes visuais é de 3,5%, ou seja, mais de 6,5 milhões de pessoas, sendo 528.624 cegos e 6.056.654 deficientes de baixa visão. Em Rio Claro, cidade onde aconteceu o 1 Startup Weekend, a população é de aproximadamente 300 deficientes visuais, de acordo com os dados do mesmo instituto.

Para o programador Luciano Andrade, o produto é viável e tem ticket médio de mercado de R$ 156,00.

“Conseguimos desenvolver um produto de baixo custo e que pode mudar a autonomia de muitos deficientes”, ressalta Andrade.

O evento contou com mais de 60 participantes, e no domingo, as quatro equipes vencedoras foram premiadas. De acordo com Henrique Ramiro, programador da equipe Your Vision e empresário, os times foram julgados pelos critérios de validação, execução, design e modelo de negócios. 

A equipe que apresentou o projeto para auxiliar deficientes visuais foi aplaudida de pé e ainda ganhou do sócio proprietário da empresa Domtech 3D, Gustavo Duarte de Barros, o protótipo do dispositivo que poderá mudar a qualidade de vida de muitos deficientes.

A Your Vision é formada pela jornalista Adriana Oliveira Joaquim, o estudante do Colégio Koelle Callel Duarte, Dener Silva – designer do projeto, José Henrique Ramiro – empresário, Luciano Andrade – programador/designer e Reginaldo Rodrigues – idealizador.

Equipe ganha menção honrosa em Startup Weekend Rio Claro

Além da Your Vision foram premiados nesta edição em primeiro lugar Match Club, plataforma que proporciona segurança e diversão para pessoas que gostam de jogar futebol, em segundo lugar a equipe Siga Seguro, que desenvolveu aplicativo de Segurança Pessoal onde você contrata um policial ou segurança e, e em terceiro lugar, Meu Café Delivery, suporte de venda de café da manhã através de aplicativo.

Veja mais notícias como essa aqui no Blog do Colégio Koelle.

Agende uma visita