A Importância Da Família Na Escola — Como Melhorar a Educação do Seu Filho

Categoria: Artigos Educação

A importância da família na escola tem entrado cada vez mais em discussão, mas poucas pessoas entendem a real relevância desta relação de parceria.

Afinal, tanto a família quanto a escola são pilares fundamentais para a educação, portanto, devem atuar em conjunto para garantir o bom rendimento escolar dos alunos.

Com o intuito de esclarecer melhor o assunto, o Colégio Koelle elaborou este artigo para explicar como a presença dos pais no ambiente escolar pode contribuir para a educação das crianças.

Afinal, qual a importância da família na escola?

A realidade é que, o rendimento escolar é muito maior quando há um trabalho em conjunto entre os pais e a instituição. Isso porque, sem o reforço dos genitores, o aprendizado dos estudantes pode apresentar complicações.

Diversos estudos já comprovaram a importância da família na escola, pois essa relação contribui para o desenvolvimento acadêmico dos alunos. Um exemplo é o estudo ‘Os pais e a aprendizagem dos filhos’, elaborado pelo Departamento Internacional de Educação da Unesco, que demonstra como a relação fraternal pode influenciar no aprendizado dos estudantes.

Isto porque, quando os pais participam da rotina escolar e têm interesse em compreendê-la — a relação com professores e colegas, comportamento em sala de aula e dificuldades em disciplinas —, os filhos são mais ativos na escola. Desta forma, além de entender as crianças e jovens, também contribuem para que os professores compreendam melhor os alunos.

É exatamente através desse compartilhamento de informações e da parceria entre pais e professores que é possível desenvolver medidas estratégicas realmente eficazes para o aprendizado estudantil. O que, consequentemente, melhora o desempenho escolar.

Além disso, os alunos que contam com pais presentes tendem a se esforçar e se dedicar mais aos estudos, por se sentirem apoiados e amparados.

O que os pais podem fazer para contribuir com o aprendizado dos seus filhos?

A importância da família na escola não está relacionada apenas ao desenvolvimento de medidas que contribuem para o rendimento escolar. Outras práticas cotidianas entre pais e filhos também potencializam o desenvolvimento acadêmico. Alguns exemplos são:

• motivar o hábito pela leitura;
  • despertar o interesse do filho por atividades extracurriculares, como música e prática de esportes;
  • utilizar jogos que estimulam a mente;
  • programar passeios culturais, como ida a museus, bibliotecas e exposições;
  • determinar horários de estudos em casa, entre outros.

Desta maneira, a família consegue estimular seus filhos a aprender não somente na sala de aula, mas também fora dela, o que torna o hábito mais natural, constante e até mesmo prazeroso.

Vale ressaltar também que a influência dos pais no ambiente escolar ultrapassa os processos pedagógicos, pois por meio desta parceria é possível não apenas melhorar a educação acadêmica do seu filho, mas também contribuir para que ele se torne um adulto melhor.

Agora que você já sabe qual a importância da família na escola, não deixe de conferir as outras notícias do Colégio Koelle para se manter atualizado.