O Colégio Koelle vive um processo de contínuo aperfeiçoamento dos métodos pedagógicos, de acolhimento às famílias e adequação às novas tecnologias, tendo como foco proporcionar aos alunos instrumentos intelectuais e culturais importantes para seu sucesso como pessoas e profissionais.

O Revelando Talentos é o programa de bolsas de estudo do Colégio Koelle. Por meio dele, oferecemos a oportunidade para que novos alunos, do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio, possam ingressar em nossa escola.

Os candidatos a uma bolsa de estudo serão avaliados, além da prova presencial, com base em informações transmitidas por meio de formulários web, atividades práticas e entrevistas.

Confira as perguntas e respostas abaixo.

Quem pode participar do Revelando Talentos?

O programa destina-se a alunos de outras escolas que, em 2024, estarão cursando o Ensino Fundamental – Anos Finais (6º a 9º anos) ou a 1ª série do Ensino Médio.

Até quando vão as inscrições?

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de agosto de 2023.

Quando começa o Revelando Talentos?

O Revelando Talentos terá sua primeira etapa composta por uma prova para os alunos e uma reunião destinada aos familiares. A prova ocorrerá no dia 2 de setembro (sábado), nas instalações do Colégio Koelle, nos seguintes horários:

• Ensino Fundamental: 9h às 12h;
  • Ensino Médio: 9h30 às 12h30.

No mesmo dia, convidamos as famílias para uma reunião especial. Durante esse encontro, que ocorrerá simultaneamente à prova, faremos uma apresentação detalhada sobre o Colégio Koelle e o programa de bolsas de estudo. Além disso, será servido um café aos presentes, e os familiares terão a oportunidade de fazer um tour pela escola.

O que cai na prova?

Em ambas as provas (Ensino Fundamental e Ensino Médio) serão abordados assuntos envolvendo matemática, língua portuguesa e conhecimentos gerais (história, geografia e ciências), além de uma redação. Informações detalhadas sobre o conteúdo da prova serão enviadas por e-mail após a inscrição.

Quando será divulgado o resultado da prova?

O responsável pelo(a) aluno(a) será informado no dia 6 de setembro (quarta-feira), via WhatsApp, sobre o resultado da prova.

Como será feita a comunicação com as famílias?

A comunicação com as famílias, para envio de informações, divulgação de resultados e agendamentos, será feita, prioritariamente, por WhatsApp e e-mail.

As mensagens serão enviadas para o WhatsApp do celular informado no ato da inscrição.

Importante: para receber as nossas mensagens, é necessário ter salvo em seu celular o contato Revelando Talentos / (19) 99499-5204.

Quais são as próximas etapas do processo?

As próximas etapas do processo consistirão em reuniões, atividades práticas presenciais e entrevistas.

Os responsáveis pelos alunos classificados receberão todas as informações nas datas em que os resultados das provas forem divulgados.

Quais percentuais de bolsas de estudo serão concedidos?

O Revelando Talentos é subdividido em dois processos. Confira abaixo os critérios.

1 – Processo Simplificado

Bolsas de 5% a 65%: destinadas a famílias residentes em Rio Claro e região, com renda líquida per capita de R$ 1.981,00 a R$ 3.950,00. “Renda líquida per capita” é a soma dos rendimentos brutos, subtraídos INSS e Imposto de Renda, dividida pelo número de membros da família.

Os alunos que se destacarem no processo, cujas famílias não se enquadrem nos pré-requisitos relacionados à renda, poderão conquistar uma “bolsa prêmio”.

2 – Processo Completo

Bolsas de 70% a 100%: destinadas a famílias residentes em Rio Claro há, pelo menos, 3 anos; com renda líquida familiar per capita inferior a 1,5 salários mínimos (R$ 1.980,00), e; que não sejam proprietárias de nenhum imóvel além daquele em que residem.

O(A) candidato(a) deve apresentar média geral, no ano letivo em curso, igual ou superior a 70%, nas seguintes disciplinas: português, geografia, história, matemática e ciências (Ensino Fundamental Anos Finais); português, geografia, história, matemática, biologia, física e química (Ensino Médio).

Os pré-requisitos do Processo Completo foram estipulados pela Prefeitura Municipal de Rio Claro, de acordo com a Lei Municipal nº. 5.304 de 25/7/2019 e o Decreto Municipal nº. 11.642 de 30/10/2019.

Inscrições encerradas.

Colégio Koelle – Bolsas de Estudo – Ano Letivo 2024

Informamos aos interessados que encontram-se abertas as inscrições de candidatos a bolsas de estudo, para o ano letivo de 2024.

As bolsas são concedidas nos termos da Lei Municipal n°. 5304 de 25/7/2019 e do Decreto Municipal n°. 11.642 de 30/10/2019, em regime de permuta por tributos municipais incidentes sobre serviços e imóveis utilizados pelas escolas particulares do município de Rio Claro – SP.

Podem ser candidatos alunos procedentes de outras escolas que, em 2024, estarão cursando do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental ou a 1ª série do Ensino Médio.

Os candidatos devem proceder à inscrição prévia, até o dia 31 de agosto de 2023, por meio do site: https://www.colegiokoelle.com.br/rt.

Caso o número de candidatos exceda as vagas disponíveis, serão realizadas provas de classificação nos dias 19 de agosto e 2 de setembro de 2023, às 09h, nas dependências do Colégio Koelle.

A escola mantém os cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Rio Claro, 1º de agosto de 2023.

Teodoro Alberto Koelle

Diretor