5 filmes para educacao infantil e ensino fundamental que divertem e ensinam

5 Filmes para Educação Infantil e Ensino Fundamental que Divertem e Ensinam

Categoria: Artigos

Sabia que os filmes para Educação Infantil e Ensino Fundamental proporcionam muitos aprendizados e não apenas diversão? Eles estimulam a imaginação, a observação e a capacidade de julgamento nas crianças.

Além disso, também favorecem a comunicação e o enriquecimento do intelecto, já que geram conhecimentos sobre fatos, ideias e histórias, como também possibilitam o contato com novas palavras, termos e pronúncias.

Dicas de filmes para Educação Infantil e Ensino Fundamental

Para as crianças, assistir filmes é uma atividade prazerosa, mas, dependendo do conteúdo transmitido, isso pode também ser capaz de ensinar lições de forma lúdica.

Veja agora cinco opções de filmes para a Educação Infantil e Ensino Fundamental para assistir com seu filho:

1. Divertidamente

A animação da Pixar trata os sentimentos, como tristeza, alegria e raiva, de uma forma bastante madura e interessante. Todo o filme se passa dentro da cabeça da Riley, uma menina de 11 anos que está lidando com suas emoções e lembranças.

Vale explorar o filme para falar sobre emoções com seu filho e ajudá-lo a identificar o que sente. Pergunte, por exemplo, se ele se recorda de alguma situação que sentiu alegria ou raiva.

2. Zootopia

Dentre os filmes para Educação Infantil e Ensino Fundamental que trazem lições interessantes está Zootopia, que retrata a história da coelha Judy, que quer ser policial em um mundo preconceituoso.

O longa trata de assuntos atuais, como respeito às diferenças, tolerância, racismo e abuso de poder. Também ensina sobre persistência para lidar com desafios e conquistar seus objetivos.

3. Wall-e

Wall-e é um clássico que conta a história de dois robôs que vivem em um mundo distópico. Além de ser emocionante e envolvente, o longa evidencia a importância de preservar a natureza e ter uma vida saudável.

Ao final, vocês podem conversar sobre os cuidados com o meio ambiente, sustentabilidade e reciclagem, e até realizar um exercício prático, como plantar uma sementinha.

4. As Aventuras do Avião Vermelho

A produção brasileira conta a história de Fernandinho, um garoto que embarca em uma aventura repleta de imaginação após ganhar um livro do seu pai.  Ao longo da jornada, ele descobre sobre a importância da leitura e da amizade.

Se você quer estimular a leitura em casa, o filme será de grande ajuda! Inclusive, é possível comprar o livro “As Aventuras do Avião Vermelho” para ler com seu filho.

5. O Menino e o Mundo

A premiada animação narra de forma criativa a história de um menino que busca por seu pai. O filme estimula a imaginação, a criatividade e o pensar fora da caixa. Ele também trata sobre biodiversidade, cultura nacional e arte.

Além disso, carrega uma mensagem impactante que proporciona uma reflexão sobre a vida globalizada e deixa uma mensagem de esperança por um mundo melhor.

Gostou da lista de filmes para Educação Infantil e Ensino Fundamental? Então compartilhe esse conteúdo com outros pais para que eles também conheçam os benefícios de usar recursos audiovisuais na educação das crianças.

Para conferir mais artigos como este, continue no blog do Colégio Koelle.

5 Filmes para Educação Infantil e Ensino Fundamental que Divertem e Ensinam
Agende uma visita