Como Apoiar o Desenvolvimento da Autonomia da Criança

Determinadas atitudes dos pais podem contribuir para o desenvolvimento da autonomia da criança. Por isso, é importante conhecer formas de incentivar o seu filho a ser mais independente desde a primeira infância.

Para te ajudar nessa tarefa, o Colégio Koelle preparou um guia rápido com dicas práticas que vão interferir positivamente no futuro das crianças!

Importância de estimular a autonomia da criança

Como a relação fraternal tem grande influência no progresso social e cognitivo — aprendizados que acompanham a criança até a vida adulta —, saber como trabalhar a independência e a autonomia do seu filho é de suma importância para ele.

Dentre as vantagens de providenciar esse estímulo, podemos citar:

• capacidade de resolução de problemas;
  • responsabilidade;
  • melhor poder de decisão;
  • maior criatividade;
  • preparação para o desenvolvimento de novas habilidades na fase adulta.

A seguir, descubra algumas atitudes que lhe auxiliam a capacitar seu filho a ser mais independente:

Estimule a resolução de problemas e escolhas

Incentive seu filho a resolver seus problemas sozinhos, mas sempre deixe claro que você está por perto caso seja necessário. Mostre a ele que é possível lidar com conflitos, como desentendimentos com colegas de classe, por meio do diálogo.

Também é importante estimular a tomada de decisão, pois as escolhas o ajudam a definir sua personalidade e preferências.

Promova o autoconhecimento e a confiança

Demonstrar que você confia no potencial do seu filho é primordial para que ele desenvolva a confiança. Deixe-o fazer tarefas sozinho para descobrir suas limitações e saber como vencê-las. Mas mantenha-se presente para ensiná-lo a aprender com os erros. Crianças confiantes tornam-se adultos mais autônomos.

Não faça para seu filho o que ele já consegue fazer sozinho

Essa é a dica de ouro para ajudar no desenvolvimento da autonomia da criança e torná-la menos dependente dos pais. Incentive seu filho a desenvolver suas próprias atividades de acordo com a idade.

Cuidado com as broncas

Repreender seu filho por atitudes erradas é importante para a construção de valores sociais e éticos. Entretanto, as broncas devem ser feitas com bom senso para não prejudicar o desenvolvimento da confiança e da autonomia da criança. Por isso, evite tons negativos e imposição em excesso.

Também é importante que seu filho entenda o motivo da bronca. Uma dica é aderir à disciplina positiva, método que consiste no equilíbrio entre firmeza e gentileza na hora educar.

Gostou do artigo? Então confira mais conteúdos como este nas notícias do Colégio Koelle!