como apoiar o desenvolvimento da autonomia da crianca 1

Como Apoiar o Desenvolvimento da Autonomia da Criança

Garantir o desenvolvimento da autonomia da criança é muito importante para a evolução dos pequenos e certas práticas dos pais podem contribuir muito para isso. Por isso, é importante conhecer formas de incentivar o seu filho a ser mais independente desde a primeira infância.

Para te ajudar, o Colégio Koelle preparou este guia rápido com dicas práticas que vão interferir positivamente no futuro dos pequenos!

Importância de estimular o desenvolvimento da autonomia da criança

A relação fraternal tem grande influência no progresso social e cognitivo — aprendizados que acompanham a criança até a vida adulta. A escola também tem um papel primordial nesse processo e saber como trabalhar a independência e a autonomia é de suma importância para ela.

Dentre as vantagens de providenciar esse estímulo, podemos citar:

• capacidade de resolução de problemas;
  • responsabilidade;
  • melhor poder de decisão;
  • maior criatividade;
  • preparação para o desenvolvimento de novas habilidades na fase adulta.

A seguir, descubra algumas atitudes que auxiliam a capacitar seu filho a ser mais independente:

Estimule a autonomia da criança com a resolução de problemas e escolhas

Para incentivar o desenvolvimento da autonomia da criança, impulsione seu filho a resolver seus problemas sozinho, mas sempre deixe claro que você está por perto caso seja necessário. Mostre a ele que é possível lidar com conflitos, como desentendimentos com colegas de classe, por meio do diálogo.

Também é importante estimular a tomada de decisão, pois as escolhas o ajudam a definir sua personalidade e preferências.

Promova desenvolvimento infantil com autoconhecimento e confiança

Estimule o seu filho a fazer as tarefas sozinho para descobrir suas limitações e como vencê-las. Isso é primordial para o desenvolvimento da autonomia da criança, já que, dessa forma, você mostra que confia no potencial do seu pequeno.

Apesar disso, mantenha-se presente para ensiná-lo a aprender com os erros. Jovens confiantes tornam-se adultos mais autônomos.

Desenvolva a autonomia infantil: não faça para seu filho o que ele já consegue fazer sozinho

Para ajudar no desenvolvimento da autonomia da criança e torná-la menos dependente dos pais, incentive seu filho a desenvolver suas próprias atividades de acordo com a idade.

Cuidado com as broncas

Repreender seu filho por atitudes erradas é importante para a construção de valores sociais e éticos. Entretanto, as broncas devem ser feitas com bom senso para não prejudicar o desenvolvimento da confiança e da autonomia. Por isso, evite tons negativos e imposições em excesso.

Também é importante que seu filho entenda o motivo da bronca. Uma dica é aderir à disciplina positiva, método que consiste no equilíbrio entre firmeza e gentileza na hora educar.

Gostou do artigo? Saiba mais sobre o desenvolvimento infantil e como apoiar o seu filho em cada fase.