Como Apoiar o Desenvolvimento da Autonomia Da Criança

Como Apoiar o Desenvolvimento da Autonomia da Criança

Categoria: Artigos Dicas

Garantir o desenvolvimento da autonomia da criança é muito importante para a evolução dos pequenos e certas práticas dos pais podem contribuir muito. Afinal, essa competência envolve várias habilidades essenciais no decorrer da vida, como responsabilidade e resolução de problemas.

Por isso, conhecer formas de incentivar o seu filho a ser mais independente desde a primeira infância pode ser muito benéfico. Para te ajudar, o Colégio Koelle preparou este guia rápido com dicas práticas que vão interferir positivamente no futuro dos pequenos!

Qual é a importância de estimular o desenvolvimento da autonomia da criança?

Quando os pais são responsáveis pelo estímulo do desenvolvimento da autonomia da criança, várias habilidades começam a ganhar força, como:

• capacidade de resolução de problemas;
  • responsabilidade;
  • melhor poder de decisão;
  • possibilidade de estimular a criatividade;
  • preparação para o desenvolvimento de novas habilidades na fase adulta.

Isso acontece porque a relação familiar tem grande influência no progresso social e cognitivo que, por sua vez, acompanha a criança até a vida adulta. Dessa maneira, mesmo que parte desse processo também seja papel da escola, é importante que os pais estejam preparados para trabalhar isso em casa.

Como estimular a autonomia infantil em casa?

Agora que você já sabe a importância de estimular a autonomia infantil em casa, deve estar se perguntando como fazer isso. Continue a leitura e conheça 3 técnicas importantes para ter sucesso nesse processo!

1. Resolução de problemas e escolhas

Para incentivar o desenvolvimento da autonomia da criança, impulsione seu filho a resolver seus problemas sozinho, mas sempre deixe claro que você está por perto caso seja necessário. Mostre a ele que é possível lidar com conflitos, como desentendimentos com colegas de classe, por meio do diálogo.

Também é importante estimular a tomada de decisão, pois as escolhas o ajudam a definir sua personalidade e preferências. Além disso, quando a criança se vê capaz de navegar por situações difíceis e fazer suas próprias escolhas, ela se sente mais confiante.

2. Autoconhecimento e confiança

Como dissemos no tópico anterior, uma das habilidades emocionais promovidas pelo desenvolvimento da autonomia nas crianças é a confiança. Por isso, trabalhá-la isoladamente também é importante.

Você pode estimular o seu filho a fazer as tarefas sozinho para descobrir suas limitações e como vencê-las. Dessa forma, você mostra que confia no potencial do seu pequeno, que se torna menos dependente dos pais ao passo em que desenvolve suas próprias atividades de acordo com a idade.

Ainda assim, mantenha-se presente para ensiná-lo a aprender com os erros. Jovens confiantes tornam-se adultos mais autônomos.

3. Broncas apropriadas

Repreender seu filho por atitudes erradas é importante para a construção de valores sociais e éticos. Entretanto, as broncas devem ser feitas com bom senso para não prejudicar o desenvolvimento da confiança e da autonomia. Por isso, evite tons negativos e imposições em excesso.

Broncas com essas características geram rancor, porque os sentimentos da criança estão ligados à sensação ruim da situação e não ao aprendizado. Assim sendo, é importante que seu filho entenda o motivo da bronca. Uma dica é aderir à disciplina positiva, método que consiste no equilíbrio entre firmeza e gentileza na hora educar.

A autonomia infantil é apenas uma parte do crescimento dos pequenos e, quanto mais próximos os pais estão para apoiá-los em todos os momentos, mais preparados eles estarão para a vida adulta.

Se você gostou do artigo e quer aprender como ajudar seu filho da melhor maneira, confira também como apoiar as crianças em cada fase do desenvolvimento infantil!