Como a Infraestrutura Escolar Apoia o Desenvolvimento Infantil

Ao escolher a instituição de ensino que será responsável pela educação de seu filho, é indispensável atentar-se à infraestrutura escolar. Afinal, esse recurso vai além das questões estéticas e tem grande influência no aprendizado dos alunos.

Quer compreender como uma infraestrutura de qualidade pode contribuir para o desenvolvimento infantil? Então continue a leitura do artigo que o Colégio Koelle preparou para você!

A influência da infraestrutura escolar no aprendizado

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), os alunos que contam com uma boa infraestrutura escolar desenvolvem melhor suas habilidades motoras e cognitivas do que aqueles que estudam em ambientes inadequados.

Além disso, quando bem elaborado, o espaço acadêmico proporciona conforto e bem-estar, tanto para os alunos quanto para os funcionários. Entretanto, para o processo de aprendizagem, é preciso mais do que itens básicos — água, eletricidade, salas de aula, etc.

Outros espaços didáticos, como áreas de recreação, laboratórios e biblioteca também são fundamentais para o desenvolvimento infantil. Ao oferecer essas condições, a escola contribui para a evolução dos alunos em diversos aspectos, como:

• melhora o rendimento escolar;
  • estimula a criatividade;
  • ajuda na socialização das crianças;
  • contribui para o processo de aprendizagem;
  • aumenta os interesses sócio-educativos;
  • favorece o desenvolvimento motor e cognitivo;
  • prepara os alunos para a vida contemporânea.

Isso acontece, principalmente, porque não há nenhum fator no ambiente escolar que ocasiona incômodos ou preocupações nas crianças e nos professores. Logo, todo o foco é direcionado para o processo de ensino-aprendizagem.

Apoio de recursos tecnológicos

Uma boa infraestrutura escolar busca potencializar o aprendizado por meio de diferentes recursos. Nesse cenário, o uso da tecnologia tornou-se imprescindível para os ganhos pedagógicos.

Na Educação Infantil, essa estratégia de ensino pode ser aplicada por meio de jogos digitais. Dessa forma, as crianças aprendem brincando, o que ajuda os pequenos a adquirir novos conhecimentos naturalmente.

Conheça os diferenciais do Colégio Koelle

O Colégio Koelle oferece toda a infraestrutura escolar adequada para atender os alunos com excelência e ainda conta com ambientes destinados às atividades extraclasse, como brinquedoteca, parque infantil, sala de recursos audiovisuais, laboratório de educação tecnológica, biblioteca, piscina e muito mais.

Além disso, é pioneiro em inovação e utilização de recursos tecnológicos em sala de aula. Por isso, promove o acesso à informática desde a Educação Infantil, onde as crianças aprendem por meio de jogos educativos.

Entre em contato conosco para saber mais e agende sua visita. Para conferir mais artigos, acesse o nosso blog!