Como A Infraestrutura Escolar Apoia O Desenvolvimento Infantil

Como a Infraestrutura Escolar Apoia o Desenvolvimento Infantil

Categoria: Artigos

Ao escolher a instituição de ensino que será responsável pela educação de seu filho, é indispensável atentar-se à infraestrutura escolar. Afinal, esse recurso vai além das questões estéticas e tem grande influência no desenvolvimento pessoal e aprendizado dos alunos.

Quer compreender como a estrutura física da escola  pode contribuir para o desenvolvimento infantil? Continue a leitura do artigo que o Colégio Koelle preparou para você!

O que é a infraestrutura escolar?

A infraestrutura escolar é, em suma, o espaço físico da escola. Desse modo, ela engloba itens básicos como o fornecimento de água e energia elétrica, os espaços de aprendizagem (salas de aula e laboratórios, por exemplo), áreas de atividade física, como quadras e piscinas, e os locais de convivência, como pátios e parques.

Ela também se refere à acessibilidade, já que a construção do ambiente deve proporcionar autonomia e boa convivência para todos os alunos. Além disso, é importante oferecer aos alunos contato com a natureza, com pátios arborizados (que ainda podem servir como complemento do aprendizado em aulas de ciências, por exemplo).

Uma infraestrutura adequada é essencial para o bom aproveitamento das horas no espaço escolar. Vamos explicar mais detalhadamente a seguir!

A influência da infraestrutura escolar no desenvolvimento pessoal

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), os alunos que contam com uma boa infraestrutura escolar desenvolvem melhor suas habilidades motoras e cognitivas do que aqueles que estudam em ambientes inadequados.

Além disso, quando bem elaborado, o espaço acadêmico proporciona conforto e bem-estar, tanto para os alunos quanto para os funcionários. Entretanto, para o processo de aprendizagem, é preciso mais do que itens básicos — água, eletricidade, salas de aula, etc.

Outros espaços didáticos, como áreas de recreação, laboratórios e biblioteca também são fundamentais para o desenvolvimento infantil. Ao oferecer essas condições, a escola contribui para a evolução dos alunos em diversos aspectos, como:

• melhora o rendimento escolar;
  • estimula a criatividade;
  • ajuda na socialização das crianças;
  • contribui para o processo de aprendizagem;
  • aumenta os interesses socioeducativos;
  • favorece o desenvolvimento motor e cognitivo;
  • prepara os alunos para a vida contemporânea.

Isso acontece, principalmente, porque não há nenhum fator no ambiente escolar que ocasione incômodos ou preocupações nas crianças e nos professores. Logo, todo o foco é direcionado para o processo de ensino-aprendizagem.

Recursos tecnológicos como apoio ao desenvolvimento escolar

Uma boa infraestrutura escolar busca potencializar o aprendizado por meio de diferentes recursos. Nesse cenário, são muitos os benefícios do uso da tecnologia na Educação Infantil para os ganhos pedagógicos.

Na Educação Infantil, essa estratégia de ensino pode ser aplicada por meio de jogos digitais, respeitando o tempo de tela por idade. Dessa forma, as crianças aprendem brincando, o que ajuda os pequenos a adquirir novos conhecimentos naturalmente.

Conheça os diferenciais da estrutura física do Colégio Koelle

A infraestrutura do Colégio Koelle é adequada para atender os alunos com excelência e ainda conta com ambientes destinados às atividades extraclasse, como brinquedoteca, parque infantil, sala de recursos audiovisuais, laboratório de educação tecnológica, sala de leitura, piscina e muito mais.

Além disso, é pioneiro em inovação e utilização de recursos tecnológicos em sala de aula. Por isso, promove o acesso à informática desde a Educação Infantil, onde as crianças aprendem por meio de jogos educativos, até o último ano do Ensino Médio.

No ano de 2019, o Colégio Koelle recebeu a importante certificação Apple Distinguished School, um reconhecimento concedido a centros de liderança e excelência educacional que demonstram a visão da Apple sobre aprendizagem por meio da tecnologia.

Agora que você já entendeu a importância da infraestrutura escolar para o desenvolvimento infantil, que tal conhecer tudo que o Colégio Koelle oferece? Entre em contato conosco e agende sua visita.