o que e o desenvolvimento cognitivo e como estimular na crianca scaled

O Que É O Desenvolvimento Cognitivo E Como Estimulá-lo Na Criança?

Categoria: Artigos

Esse é um termo muito utilizado hoje em dia em discussões sobre Educação Infantil, tanto em casa quanto na escola. Mas, afinal, o que é o desenvolvimento cognitivo?

Compreender o que é e como estimulá-lo nas crianças é a chave para um bom aprendizado. Entenda mais no artigo.

O que é o desenvolvimento cognitivo e qual a sua importância?

O desenvolvimento cognitivo é um tema estudado na psicologia e na neurociência. Ele consiste no processo de aprendizagem de uma criança e reflete a capacidade de resolução de problemas, de uso da linguagem e de raciocínio lógico.

Por isso, ao entender o que é o desenvolvimento cognitivo, deve-se focar em como estimulá-lo. As funções cognitivas desenvolvidas logo na primeira infância tratam de características e habilidades importantes para todo o resto da vida, como:

• atenção;
  • memória;
  • planejamento;
  • raciocínio;
  • juízo crítico.

Apesar de ser um processo que é refinado ao longo dos anos, durante a adolescência e a fase adulta, toda a base é estabelecida nos primeiros anos de vida.

Por um lado, é um processo orgânico, que acontece em qualquer momento que a criança esteja em contato com informações do mundo, observando e aprendendo. No entanto, a falta de estímulos corretos  pode comprometer o desenvolvimento futuro.

Dessa forma, é importante que os educadores e os pais estejam equipados com recursos cotidianos que mantêm o desenvolvimento como algo contínuo.

Métodos para estimular o desenvolvimento cognitivo na criança

Profissionais da educação podem estimular o desenvolvimento cognitivo através de testes e atividades pedagógicas focadas na primeira infância, mas hábitos em casa são importantes para garantir estímulos constantes e o desenvolvimento pleno da criança. Por exemplo:

• incentivar a leitura e a escrita desde cedo, explorando livros infantis e separando um momento específico para a leitura;
  • oferecer brinquedos adequados à faixa etária e com algum desafio que envolva adivinhação, imaginação e raciocínio, estimulando também a linguagem, curiosidade, atenção e coordenação motora;
  • dar espaço para a criança pintar e expressar-se artisticamente, reconhecendo a importância da arte na Educação Infantil;

Assim, entender o que é o desenvolvimento cognitivo e desenvolvê-lo no dia a dia torna-se parte natural da rotina e garante um aprendizado lúdico, divertido e valioso para a criança, uma vez que, aliado às atividades escolares, fará parte dos momentos importantes em família.

Crianças estimuladas são crianças mais atentas, felizes e preparadas para as próximas fases da vida. Entenda também como incentivar o desenvolvimento da autonomia da criança e garanta um futuro melhor para o seu filho.