o papel da familia na educacao escolar

O Papel da Família na Educação Escolar

Categoria: Artigos

A discussão sobre o papel da família na educação escolar permeia não somente o ambiente escolar, mas também o familiar. Para compreender melhor se você faz o necessário para o desenvolvimento de seu filho, o Colégio Koelle preparou algumas dicas para estimular essa prática.

Delineando a intervenção familiar

A família, principalmente nos anos iniciais escolares, questiona-se constantemente até que ponto a intervenção é necessária e de que maneira, por meio desta, é possível proporcionar situações que forneçam aos seus filhos as ferramentas necessárias para desenvolver potencialidades.

Quando o papel da família na educação escolar está bem empregado, os filhos se beneficiam de várias maneiras. Alguns exemplos são:

• consciência do progresso da aprendizagem;
  • confiança em participar de atividades desafiadoras;
  • desenvolvimento de habilidades socio-emocionais;
  • coerência nos padrões de comportamento;
  • autonomia na vida escolar.

A seguir, descubra algumas ações que irão contribuir para alcançar esses benefícios:

Perguntas estratégicas que revelem a natureza das atividades realizadas em sala de aula

Muitas vezes, os pais, ao indagar sobre o dia escolar de seus filhos, acabam recorrendo à enganosa pergunta: “o que você aprendeu hoje na escola?” Esse questionamento possui conotação abstrata, principalmente com crianças.

Tente perguntar sempre a respeito do tipo de atividade realizada, os materiais, tipo de interação, para gerar respostas mais precisas.

Acompanhamento de tarefas junto do esclarecimento de dúvidas

É essencial, principalmente no início da vida escolar, que os pais e responsáveis acompanhem as atividades que os filhos levam de lição de casa, utilizando esse momento para rever o conteúdo das aulas e consolidar conhecimentos prévios.

Ao compartilhar esse momento com a família, abre-se um espaço para que os filhos deixem por um instante a postura de aprendizes e ensinem também aos pais as curiosidades que exploram no cotidiano escolar.

Ao criar esse hábito, a família estará contribuindo para a construção de práticas saudáveis e motivadoras para o desenvolvimento dos filhos.

Participação dos eventos escolares como reuniões, casa aberta, workshops e projetos sociais

A escola oferece, em situações diversas, oportunidades para que a família presencie e faça parte do ambiente escolar. Fique por dentro do calendário e não perca a oportunidade de estar presente em eventos e descobrir mais sobre as atividades desenvolvidas pela escola.

Construção da rotina de estudos

Possuir uma rotina de estudos é de extrema importância para um aprendizado concreto e eficaz. Esse “sistema” de como estudar varia de pessoa para pessoa e, portanto, deve ser testado até encontrar a maneira ideal de aprender.

A família pode oferecer a estrutura para esse momento de estudos e, gradativamente, atribuir a responsabilidade aos filhos de perpetuar a organização e execução da rotina, substituindo vícios por hábitos que trazem benefícios ao aprendizado.

Gostou de conhecer o papel da família na educação escolar? Confira mais conteúdos como este nas notícias do Colégio Koelle!

Artigo escrito por Marina Bocces, Orientadora Pedagógica do Colégio Koelle.