Como prevenir o bullying nas escolas

Como Prevenir o Bullying – Entenda o Papel da Escola e da Família

Categoria: Artigos

O bullying afeta a vida escolar e social de crianças e adolescentes, prejudicando seu desenvolvimento em vários aspectos. Por isso, é muito importante que as famílias e as escolas saibam como prevenir e conduzir esse tipo de situação.

Pais e educadores têm grande influência na contenção do bullying. Dessa forma, é preciso estar atento aos sinais e saber como intervir quando esse tipo de comportamento começa a se manifestar entre os estudantes. Neste artigo, você vai saber:

• qual a importância da educação no combate ao bullying;
  • qual o papel da escola na prevenção do bullying;
  • como prevenir e combater o bullying: 3 dicas para pais e responsáveis;
  • como o Colégio Koelle atua para combater o bullying.

Qual é a importância da educação no combate ao bullying?

O combate ao bullying tem importância fundamental durante a vida escolar, especialmente na infância e na adolescência, enquanto os estudantes estão aprendendo a se relacionar. Nessa fase, é preciso que eles recebam orientação sobre como se comportar e sejam educados para adotar a conduta mais adequada em cada situação.

A responsabilidade de combater comportamentos violentos e discriminatórios que caracterizam o bullying é compartilhada entre as famílias e as instituições de ensino. Por isso, é fundamental buscar um colégio que esteja comprometido em promover educação inclusiva na escola.

Os alunos podem receber orientações e conscientização durante o tempo que permanecem dentro e fora de sala de aula. Além disso, é fundamental falar de diversidade e respeito com as crianças, e esse diálogo deve ser comum no ambiente escolar e também em casa.

Qual é o papel da escola no combate ao bullying?

A Lei nº 13.185, aprovada em 2015, determina que o bullying é crime. E as escolas são um agente fundamental na busca pelo cumprimento dessa legislação. Cabe às instituições atuarem para a conscientização dos estudantes e das famílias, e capacitar seus profissionais, garantindo que lidem adequadamente com eventuais situações de discriminação.

Disseminar informações é um primeiro passo importante. Mas, também é preciso saber como reagir da melhor forma quando um evento de bullying ocorre em meio à rotina escolar.

O colégio ainda tem o papel de definir estratégias para a identificação ágil de comportamentos que possam indicar o problema. Além disso, medidas disciplinares podem e devem ser adotadas, sempre com a comunicação dos responsáveis.

A coordenação deve estabelecer uma relação de confiança e proximidade com os estudantes. Desse modo, eles se sentirão seguros para relatar sempre que uma situação de violência e preconceito ocorrer.