Como prevenir o bullying nas escolas

Como Prevenir o Bullying – Entenda o Papel da Escola e da Família

Categoria: Artigos

O bullying afeta a vida escolar e social de crianças e adolescentes, prejudicando seu desenvolvimento em vários aspectos. Por isso, é muito importante que as famílias e as escolas saibam como prevenir e conduzir esse tipo de situação.

Pais e educadores têm grande influência na contenção do bullying. Dessa forma, é preciso estar atento aos sinais e saber como intervir quando esse tipo de comportamento começa a se manifestar entre os estudantes. Neste artigo, você vai saber:

  • qual a importância da educação no combate ao bullying;
  • qual o papel da escola na prevenção do bullying;
  • como prevenir e combater o bullying: 3 dicas para pais e responsáveis;
  • como o Colégio Koelle atua para combater o bullying.

Qual é a importância da educação no combate ao bullying?

O combate ao bullying tem importância fundamental durante a vida escolar, especialmente na infância e na adolescência, enquanto os estudantes estão aprendendo a se relacionar. Nessa fase, é preciso que eles recebam orientação sobre como se comportar e sejam educados para adotar a conduta mais adequada em cada situação.

A responsabilidade de combater comportamentos violentos e discriminatórios que caracterizam o bullying é compartilhada entre as famílias e as instituições de ensino. Por isso, é fundamental buscar um colégio que esteja comprometido em promover educação inclusiva na escola.

Os alunos podem receber orientações e conscientização durante o tempo que permanecem dentro e fora de sala de aula. Além disso, é fundamental falar de diversidade e respeito com as crianças, e esse diálogo deve ser comum no ambiente escolar e também em casa.

Qual é o papel da escola no combate ao bullying?

A Lei nº 13.185, aprovada em 2015, determina que o bullying é crime. E as escolas são um agente fundamental na busca pelo cumprimento dessa legislação. Cabe às instituições atuarem para a conscientização dos estudantes e das famílias, e capacitar seus profissionais, garantindo que lidem adequadamente com eventuais situações de discriminação.

Disseminar informações é um primeiro passo importante. Mas, também é preciso saber como reagir da melhor forma quando um evento de bullying ocorre em meio à rotina escolar.

O colégio ainda tem o papel de definir estratégias para a identificação ágil de comportamentos que possam indicar o problema. Além disso, medidas disciplinares podem e devem ser adotadas, sempre com a comunicação dos responsáveis.

A coordenação deve estabelecer uma relação de confiança e proximidade com os estudantes. Desse modo, eles se sentirão seguros para relatar sempre que uma situação de violência e preconceito ocorrer.

Leia também > A Importância da Diversidade Cultural na Educação Infantil

Como prevenir o bullying? 3 dicas para pais e responsáveis

A prevenção do bullying deve acontecer de maneira contínua e cíclica nas escolas, e para seu sucesso é fundamental a participação das famílias. A seguir, listamos três ações que pais e responsáveis podem adotar para colaborar para a construção de uma educação mais inclusiva e menos violenta:

1. Seja presente na vida escolar da criança

Para que crianças e adolescentes passem por um processo de conscientização integral, é preciso que as famílias estejam engajadas no combate ao bullying. 

Manter-se atento à rotina escolar do filho e próximo à escola, sempre ciente de comunicados e chamados do colégio, permite que pais e responsáveis saibam quando algo fora do comum aconteceu e possam agir. 

2. Seja próximo do seu filho

Ter conversas simples, para saber como foi o dia da criança ou do adolescenete na escola e ouvi-lo sobre acontecimentos que podem tê-lo afetado é uma arma poderosa para prevenir, detectar e tratar situações de bullying. 

Mostre interesse pela rotina da criança e sempre que ele falar sobre qualquer ocorrência de violência ou preconceito, converse sobre o tema, orientando-o para que ele não seja um agressor, saiba como agir caso seja a vítima e não seja plateia de casos de bullying.    

3. Eduque para a não violência, para o respeito ao diferente e para a autoestima

Assim como no ambiente escolar, é importante que em casa crianças e adolescentes sejam orientados para ter respeito pelo diferente, desenvolver empatia, não agir com violência e ter segurança e autoestima: assim, elas estarão preparadas para lidar com situações adversas e ajudarão a prevenir e a evitar bullying, seja contra elas mesmas ou contra outras pessoas.

Como o Colégio Koelle atua para combater o bullying na escola?

O Colégio Koelle leva muito a sério o combate ao bullying. Justamente por isso, toda a instituição atua de forma comprometida com o respeito às diferenças e com uma educação mais inclusiva e diversa, tendo como uma de suas missões ensinar valores humanos no ambiente escolar.

É pensando nisso que criamos iniciativas como o Projeto Convivência e o Conte Komigo (CK). Focado na Educação Infantil e no Ensino Fundamental Anos Iniciais, o Convivência trabalha o desenvolvimento das crianças por meio da reflexão sobre comportamentos, atitudes, ações e sentimentos. Já o CK, é um grupo formado por alunos adolescentes para dar apoio e acolhimentos a outros estudantes e realizar encontros nos quais são debatidos temas como o bullying e a diversidade.

Conheça também as ações Anti bullying do Colégio Koelle:


Se você busca um ensino de qualidade para o seu filho e valoriza uma educação holística que preza por um ambiente escolar harmonioso, conheça o Kara Koelle, informativo oficial do Colégio, e acompanhe as ações da nossa escola.

Agende uma visita