como apoiar a alfabetizacao do meu filho com jogos para ensinar a ler

Como Apoiar a Alfabetização do Meu Filho com Jogos para Ensinar a Ler?

Categoria: Artigos

A leitura tem um papel fundamental na vida das crianças, pois estimula a criatividade, ajuda a desenvolver o senso crítico, aprimora as habilidades de comunicação, enriquece o vocabulário e contribui para a utilização correta da língua portuguesa, entre outros benefícios.

Nessa perspectiva, os pais podem usar jogos para ensinar a ler, os quais representam uma maneira divertida dos pequenos entrarem em contato com as letras, sílabas e palavras.

Pensando em te ajudar neste momento, o Colégio Koelle separou algumas opções de jogos que contribuem para otimizar o processo de alfabetização. Acompanhe!

Vantagens dos jogos para ensinar a ler

Jogos e brincadeiras são importantes para estimular o gosto pela leitura e fortalecer o aprendizado, sobretudo na infância, período em que as os indivíduos aprendem mais facilmente quando a ludicidade se faz presente.

Além disso, ainda há uma lista de benefícios que provam que usar esse recurso em casa é uma excelente ideia:

  • gera o desejo de se comunicar;
  • mantém o esforço e o interesse;
  • melhora a compreensão leitora;
  • aumenta a motivação em aprender a ler;
  • aumenta o rendimento escolar;
  • ajuda a adquirir conhecimentos de forma mais rápida;
  • diminui o nervosismo e a timidez;
  • promove a autonomia infantil.

Agora que já conhece algumas das vantagens dos jogos para ensinar a ler, conheça opções simples que podem contribuir significativamente para o desenvolvimento de seu filho:

1. Formando palavras

Essa opção é clássica e talvez você até conheça. Trata-se de um jogo que contém um tabuleiro e as letras do alfabeto. A proposta é formar palavras com essas letras de acordo com a imagem apresentada no tabuleiro.

2. Jogo da memória com sílabas

Similar a um jogo da memória comum, porém, o objetivo é juntar os pares das sílabas que formam as palavras.

Você pode tanto comprar esse jogo na internet ou em lojas de brinquedos, como também reproduzi-lo em casa com recortes de papel de alta densidade (como o paraná) para criar cartões com as sílabas, que podem ser escritas com auxílio de um canetão.

3. Jogo da memória com palavras e imagens

Já nesta proposta de jogo, a ideia é que a criança junte a palavra com a imagem correspondente.

Assim como o anterior, além de ser facilmente encontrado para compra, também é possível criá-lo em casa. Você pode imprimir os desenhos e as palavras, e, em seguida, criar os cartões.

4. Ache e encaixe

Esse jogo possui palavras desmembradas que precisam ser unidas, como se fosse um quebra-cabeça. A ideia é que a criança consiga formar as palavras ao encontrar letras e sílabas e encaixá-las.

5. Jogo da forca

Quando a criança já estiver com a leitura um pouco mais avançada, esse clássico jogo é uma maneira divertida de ajudá-la a melhorar na escrita. Ele pode ser feito com folha e caneta ou ser comprado na internet e livrarias.

Bônus: jogos on-line para ensinar a ler

Atualmente, também é possível encontrar uma grande variedade de jogos para ensinar a ler on-line. Separamos alguns aplicativos para smartphones e tablets que irão divertir a criança de forma lúdica:

  1. Ler e contar;
  2. Silabando;
  3. Tomate – Aprender a ler e escrever;
  4. Formar Palavras – Alfabetização;
  5. Jogos Cérebro Crianças;
  6. Aprenda a ler com Sílabas;
  7. Letra a Letra – Soletrar;
  8. Jogos Educativos – Soletrar;
  9. ABC nas Caixas;
  10. Primeiras Palavras para Crianças.

Todas as opções estão disponíveis para download gratuitamente no Play Store do Google!

Vale lembrar que para contribuir com o desenvolvimento dos processos de ler e escrever, além dos jogos, é fundamental que livros de literatura infantil e outros materiais portadores de texto façam parte da rotina dos pequenos.

Quanto mais rico em vivências e experiências com a leitura e a escrita for o ambiente, mais facilmente essas habilidades serão desenvolvidas.

Gostou das dicas de jogos para ensinar a ler? Aproveite também para conferir outros artigos no blog do Colégio Koelle.

Veja também nosso e-book: 8 jogos e brincadeiras para ensinar matemática de forma divertida em casa.

Como Apoiar a Alfabetização do Meu Filho com Jogos para Ensinar a Ler?
Agende uma visita