Educação de qualidade — A importância da escola desde a infância

Categoria: Artigos

As famílias reconhecem facilmente que a escola é um dos lugares mais importantes para o desenvolvimento dos jovens em relação à vida adulta, especialmente no Ensino Médio, que está próximo dos vestibulares. Contudo, uma educação de qualidade é fundamental desde a infância para que esse resultado seja atingido.

Neste artigo explicaremos como o ambiente escolar age sobre o desenvolvimento infantil e continua sendo importante para toda a vida. Continue a leitura e confira!

Qual a importância da Educação Infantil?

A Educação Infantil é o primeiro passo para um convívio social desenvolvido regularmente fora do círculo familiar. Esses anos vão constituir os fundamentos do convívio em sociedade e com os colegas, sendo um processo muito importante.

As atividades pedagógicas têm uma característica primariamente lúdica. Isso significa que os pequenos aprendem brincando, o que une os conhecimentos de linguagens e informática, por exemplo, com o desenvolvimento motor e o contato com a música.

Outros ganhos preciosos ao matricular seus filhos em uma escola com educação de qualidade logo na primeira infância incluem:

Como garantir uma educação de qualidade para seus filhos?

Para encontrar a escola perfeita para as crianças e garantir uma educação de qualidade, fique de olho em características como:

Ensino integral

A escola em tempo integral tem muitos benefícios, tanto para a família quanto para os pequenos. Os pais têm a tranquilidade de saber que os filhos estão em um ambiente apropriado e estimulador enquanto seus filhos aproveitam diversas atividades e aulas diferenciadas, além de uma alimentação balanceada.

Infraestrutura

A capacidade que um escola tem de oferecer aulas diversas e uma boa experiência para as crianças está diretamente ligada à sua infraestrutura, como:

• salas de música;
  • laboratórios apropriados para Educação Infantil;
  • salas de pintura e materiais;
  • seção na biblioteca destinada aos pequenos;
  • banheiros adequados;
  • brinquedotecas;
  • quadras e outros espaços destinados a esportes.

Relação entre escola e família

O trabalho de educação deve ser feito em conjunto entre escola e família. Para isso, é preciso que haja canais de troca e que a comunicação seja benéfica para os pequenos.

O Colégio Koelle, por exemplo, conta com uma Associação de Pais e Mestres (APM), que envolve o corpo docente, os diretores e as famílias — inclusive os próprios alunos — para que o contato seja permanente e direto.
Se você quer matricular seu filho em uma instituição de ensino que realmente possa ajudar a desenvolver habilidades e oferecer o ambiente que ele precisa, agende uma visita ao Colégio Koelle e conheça a escola!