Qual é a Importância das Rotinas na Educação Infantil?

Qual é a Importância das Rotinas na Educação Infantil?

Categoria: Artigos Dicas

A infância é uma das fases que mais contribui para a formação de um indivíduo. Por essa razão, muitos dos aprendizados adquiridos nesse momento irão acompanhar a criança por toda vida e moldá-la como pessoa. Dentre as experiências importantes que ocorrem nesta época está o estabelecimento de uma rotina integral na Educação Infantil.

Mas, afinal, por que é tão necessário estipular horários para as atividades dos pequenos e seguir cronogramas? Continue a leitura do artigo e descubra!

Qual a importância das rotinas na Educação Infantil?

Nós já decoramos o que devemos fazer, em qual ordem e horário. Por exemplo, acordar, tomar café, ir trabalhar, fazer uma pausa para o almoço etc. Entretanto, o cérebro humano não nasce programado para seguir rotinas. Esse hábito deve começar a ser instaurado na infância.

Afinal, quando a criança começa a ter contato com uma ordem de tarefas bem definida, ela passa a compreender melhor o ambiente em que está inserida, aprende noções de tempo-espaço e se sente mais confiante.

Quando falamos especificamente da importância das rotinas na Educação Infantil, vale mencionar que os hábitos bem estruturados apoiam o processo de aprendizagem. Graças a eles, as crianças se sentem mais seguras para aprender novos conhecimentos, têm maior consciência de quais serão os próximos passos e entendem em quais horários devem focar nos estudos.

Um dia a dia organizado ainda gera outros benefícios aos pequenos, como:

  • causa menos estresse infantil;
  • contribui para um desenvolvimento mais saudável;
  • facilita a criação de bons hábitos, como a prática de atividade física e alimentação saudável;
  • gera confiança que, por sua vez, ajuda na formação da autoestima, no desenvolvimento da autonomia infantil e na construção de relacionamentos.

As vantagens repercutem até mesmo na vida adulta. As crianças que são submetidas a uma rotina se tornam adultos mais responsáveis e cientes de suas obrigações.

Dicas para criar uma rotina infantil em casa

Primeiro tenha em mente que, ao criar uma rotina para seu filho, você não deve buscar preencher 100% do tempo dele com atividades. É importante reservar momentos para que ele decida o que quer fazer, de acordo com seus gostos. Essa atitude é fundamental para o desenvolvimento da autonomia.

Prefira uma agenda com menos tarefas, que seja realmente possível de cumprir, e evite horários apertados. Tenha em mente também que imprevistos acontecem e é fundamental ter flexibilidade e paciência!

Vale lembrar que não existe uma rotina perfeita que possa ser usada para todas as crianças, pois irá variar de acordo com as particularidades de cada uma. Mas algumas sugestões e exemplos podem ajudar neste momento.

Veja só o que você pode definir:

  • horário de acordar;
  • café da manhã;
  • hora do estudo, presencial ou EAD;
  • almoço;
  • atividades extras, como prática de esportes ou aulas de inglês;
  • brincadeiras e jogos educativos;
  • tempo livre;
  • lição de casa;
  • afazeres domésticos conforme a idade;
  • jantar;
  • horário de dormir.

Dica: crie uma agenda semanal para que a criança visualize tudo o que está programado logo no início da semana e saiba o que irá fazer. Esse momento pode ficar mais animado se você usar quadros brancos, canetas coloridas, papelão e adesivos divertidos.

Enfim, o mais importante para o dia a dia das crianças é conseguir equilibrar a rotina de estudos com as outras atividades rotineiras. Assim, é possível aproveitar tudo ao máximo e ter dias animados e educativos.

Se você quer que esse processo seja ainda melhor, conheça o material do Colégio Koelle para criar uma rotina de estudo em casa e garanta um bom desempenho para o seu filho!

Qual é a Importância das Rotinas na Educação Infantil?
Agende uma visita