Atividades em Casa para Fazer nas Férias das Crianças

Atividades em Casa para Fazer nas Férias das Crianças

Categoria: Artigos Dicas

Com a chegada das férias das crianças, muitos pais ficam preocupados em buscar alternativas de atividades que podem ser feitas em casa para oferecer diversão e aprendizado.

Afinal, como os pequenos não estão mais no espaço escolar, todo o trabalho educativo recai sobre os familiares. Mas isso não quer dizer que se deva entregar listas de exercícios mecânicos às crianças — muito pelo contrário, é essencial incentivar os momentos de lazer.

Neste artigo, vamos apresentar algumas ideias que podem oferecer muitas possibilidades de aprendizado sem perder a diversão!

3 atividades em casa para fazer nas férias das crianças

A ideia das atividades feitas em casa ao longo das férias das crianças é que elas sejam simples, mas carregadas de pontos positivos como:

Por isso, trouxemos aqui três dicas do que fazer em família e garantir ótimas lembranças para o tempo livre. Confira:

1. Leitura partilhada

O ato de ler junto faz toda a diferença no crescimento das crianças. Afinal, é um momento para fortalecer o vínculo familiar, estimular a criatividade infantil, desenvolver a capacidade interpretativa e muito mais!

Por isso, a leitura partilhada se torna uma atividade educativa e divertida. É possível fazer vozes diferentes para cada personagem, criando um momento dinâmico, além de incentivar seu filho a ler por si só.

2. Filmes

Organizar uma noite de filmes com os seus filhos é uma ótima ideia para as férias, podendo tornar-se, inclusive, uma rotina, acontecendo uma vez por semana. Essa é uma maneira de sempre manter as crianças animadas!

Também é possível aproveitar diferentes atividades, como fazer pipoca em família e montar um forte de travesseiros e cobertores para todos assistirem juntos. Além disso, filmes infantis sempre carregam uma história educativa e devem fazer parte da formação infantil.

3. Jogos educativos

Os jogos educativos são um dos maiores aliados na hora de buscar brincadeiras divertidas que estimulam a aprendizagem.

Existem diversas formas de fazer isso: em sites de jogos educativos, comprando jogos de tabuleiro ou, até mesmo, fazendo tudo do zero em casa, como um varal de letras artesanal. Essa é uma oportunidade incrível para estimular o desenvolvimento cognitivo da criança, além de envolver a criatividade e o raciocínio lógico.

Gostou dessas ideias? Todas elas e muitas outras atividades recreativas são oferecidas para as crianças no programa Vem K Férias do Colégio Koelle! São aulas sobre cultura, culinária, imaginação e tudo que os pequenos mais gostam.
Saiba mais sobre o Vem K Férias e encha as férias do seu filho de diversão!

Agende uma visita