Como‌ ‌Estimular‌ ‌a‌ ‌Criatividade‌ ‌do‌ ‌Seu‌ ‌Filho‌

Como Estimular a Criatividade do‌ ‌Seu‌ ‌Filho‌

Categoria: Artigos

Ser criativo é crucial para a animação, curiosidade e motivação das crianças — o que faz toda a diferença na fase adulta. Como a infância é marcada pelo aprendizado, saber como estimular a criatividade de seu filho desde cedo irá ajudá-lo a desenvolver essa habilidade para toda a vida.

Dicas práticas de como estimular a criatividade em crianças

Você sabia que pequenas atitudes diárias podem ajudar a estimular a criatividade? Só de deixar seu filho brincar, imaginar e inventar já faz toda a diferença para o desenvolvimento infantil. Veja só algumas dicas para trabalhar essa competência em casa:

1. Pergunte e encoraje-o a perguntar

As perguntas são a base da capacidade criativa. Por isso, encoraje seu filho a questionar o mundo e a pensar de maneira independente para ajudá-lo a desenvolver o gosto pela aprendizagem. Além disso, ao ser questionado, não dê respostas imediatamente, antes pergunte a opinião da criança quanto à dúvida que surgiu.

2. Leve-o a lugares que estimulam a imaginação

Conhecer lugares diferentes e vivenciar novas experiências aguçam a criatividade e a curiosidade das crianças. Por isso, leve seu filho para explorar a natureza, brincar em parques de diversão, conhecer museus e até novos países e culturas.

3. Promova um ambiente estimulante

Fuja da mesmice, proponha novas ideias para atividades do dia a dia e tenha uma casa com uma rotina flexível. Oferecer sempre do mesmo pode deixar o cérebro preguiçoso.

A principal dica de como estimular a criatividade é dar novos incentivos diariamente. Para isso, você pode variar brincadeiras lúdicas, jogos, músicas e vídeos, chamar a criança para ajudar a cozinhar, convidar amiguinhos diferentes para brincar, etc.

4. Incentive gostos, hobbies e habilidades

Quando a criança faz algo que gosta, mais vontade tem de aprender e experimentar coisas novas. Então não deixe de incentivar hobbies e habilidades de seu filho. Se ele gosta de atuar, por exemplo, proponha criar peças teatrais em casa e inscreva-o em um curso na área.

5. Cuidado para não limitá-lo

Não limite seu filho para, por exemplo, evitar bagunça. A imaginação precisa de espaço para fluir. Deixá-lo brincar, explorar e se sujar é outro truque de como estimular a criatividade. Também tenha cuidado para não dizer como algo deve ser feito, prefira dar conselhos em vez de estabelecer normas.

6. Alimente a criatividade do seu filho

A arte, em todas as suas formas, oferece estímulos mentais que favorecem a criatividade. Por isso, leia histórias para seu filho, leve-o em cinemas e teatros, ofereça tintas, papéis, massas de modelar para brincar e promova brincadeiras que o faça pensar.

Gostou de descobrir como estimular a criatividade dos pequenos? Se você gosta deste tipo de conteúdo, confira nossos outros artigos no blog do Colégio Koelle.

Agende uma visita