Qual É A Importância Da Educação Física Na Escola?

Categoria: Artigos Educação Esporte

Os efeitos positivos da atividade física na saúde já são bem conhecidos, mas será que só isso explica qual é a importância da Educação Física na escola? Já adiantamos que a resposta é não.

A promoção de um estilo de vida ativo e saudável não deixa de ser um dos principais benefícios dessa aula, já que auxilia na saúde cardiovascular e no desenvolvimento de força muscular. Contudo, ela também é capaz de promover habilidades importantes na interação social que serão úteis ao longo de toda a vida do aluno.

Continue lendo e saiba mais!

Qual é a importância da Educação Física na escola?

Então, qual é a importância da Educação Física na Escola?

Como dissemos, a atividade física é parte dos benefícios oferecidos pela prática da Educação Física. Para muitas crianças, a aula é um dos principais incentivos para o exercício e gera reações positivas para o resto da vida, ajudando os alunos a manterem hábitos saudáveis.

Por ser uma prática corporal, o movimento é um de seus elementos fundamentais. Contudo, ainda há mais dois importantes:

• organização interna, ou seja, a lógica específica de determinados jogos e brincadeiras;
  • produto cultural, com associação ao lazer, entretenimento, cuidado e saúde do corpo.

Ou seja, a Educação Física é uma parte do desenvolvimento global dos alunos e, por isso, também é capaz de desenvolver habilidades emocionais, de análise e interpessoais. Durante a atividade, os estudantes podem se sentir mais confiantes e menos estressados, por exemplo, bem como analisar a situação da brincadeira atual e tomar decisões com base nisso.

Ela é uma das atividades oferecidas pela escola que supera a racionalidade de práticas pedagógicas cognitivas, o que é importante para que os alunos cresçam com uma mentalidade dinâmica e preparada para o mundo, que é igualmente mutável.

Essa prática também promove:

• socialização;
  • espírito esportivo;
  • comunicação;
  • desempenho de diferentes papéis (como liderança, treinamento, arbitragem);
  • desenvolvimento motor;
  • senso de responsabilidade;
  • cooperação e empatia;
  • expressão corporal.
Qual É A Importância Da Educação Física Na Escola?

Princípios importantes para a prática da Educação Física

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular, documento que é referência obrigatória para todas as escolas públicas e privadas elaborarem seus currículos e propostas pedagógicas) define seis direitos de aprendizagem:

• brincar;
  • conviver;
  • participar;
  • explorar;
  • expressar;
  • conhecer-se.

Com isso em mente, a disciplina de Educação Física deve contemplar essas bases. Para isso, as aulas devem:

• envolver exercícios por meio do lúdico;
  • ser convidativas para o convívio e participação dos alunos;
  • dar espaço para exploração do corpo e do espaço, bem como para a expressão física e oral;
  • permitir que as crianças se conheçam nas brincadeiras.

Conseguiu entender qual é a importância da Educação Física na escola? Pois saiba que esse desenvolvimento também pode continuar fora do ambiente escolar! Saiba como desenvolver as competências socioemocionais do seu filho com esse material exclusivo!