Atividades Para Ensinar Vogais E Consoantes Em Casa

3 Atividades Para Ensinar Vogais E Consoantes Em Casa

Categoria: Atividades

Como parte importante do início da alfabetização na Educação Infantil, as atividades para o ensino de vogais e consoantes devem estar presentes tanto na escola quanto em casa, pois é isso que permite que o estímulo ao aprendizado seja contínuo.

Com as férias escolares, a responsabilidade fica toda para a família em casa e isso pode, a um primeiro momento, parecer bastante assustador. Por isso, reunimos atividades que podem ser feitas em conjunto com as crianças e que, mesmo sendo brincadeiras, contribuem para a alfabetização.

Como ensinar vogais e consoantes em casa?

O essencial é que essas atividades sejam lúdicas, ou seja, envolvam brincadeiras atrativas para as crianças. Por isso, ensinar sistematicamente, sem um contexto para as letras (como a falta de leitura), pode não ser o melhor.

Além disso, também contribui para aumentar o vínculo afetivo, sendo um tempo de qualidade passado em família. Isso sempre vai auxiliar a disposição da criança em aprender e ter uma boa relação com a educação.

Conheça algumas atividades para vogais e consoantes que podem ser feitas em casa:

1. Utilizar músicas infantis que brinquem com letras

Todo mundo conhece a música do ABC e vê o resultado em crianças: mesmo as mais novas conseguem falar as letras e até reconhecê-las.

Portanto, encontrar músicas infantis que auxiliem no processo de fixação dos sons é um exercício espetacular para a criança. Além disso, também é possível aliar os sons ao visual, cujo papel na alfabetização é fundamental, por meio de vídeos ou até mesmo desenhos feitos na hora (que podem ser produzidos em conjunto, inclusive).

2. Jogar jogos educativos com foco em alfabetização

É muito fácil encontrar jogos educativos para a alfabetização no mercado. Eles servem para estimular o reconhecimento de letras e sílabas, bem como constituem momentos em família, e também fazem o trabalho da associação visual.

Além dos que podem ser comprados, há também como fazer alguns em casa, como um varal de letras ou uma amarelinha com letras, ao invés de números.

3. Utilize livros

Leituras em conjunto contextualizam a alfabetização e, assim, o contato com as letras faz mais sentido. Aqui, é importante diversificar os gêneros textuais e fazer disso um hábito. Já é bastante comum se falar de “ler antes de dormir”, mas esses momentos podem ser aproveitados ao longo do dia também.

As três atividades, em conjunto, não só garantem a familiarização da criança com as vogais e iniciam sua alfabetização, como também promovem o desenvolvimento cognitivo, essencial para o aprendizado.

De toda maneira, as atividades com vogais e consoantes são apenas uma parte para a alfabetização da criança, que engloba diversas outras técnicas e necessidades. Por isso, entenda também o papel da leitura e da escrita no início da alfabetização!

3 Atividades Para Ensinar Vogais E Consoantes Em Casa