importancia da escrita

Qual A Importância Da Escrita E Como Incentivá-la?

Categoria: Artigos

A importância da escrita, assim como da leitura, se dá pela sua responsabilidade no desenvolvimento de habilidades fundamentais para o letramento infantil.

Confira o artigo para compreender os ganhos por trás da iniciação da escrita dos pequenos e como funcionam as práticas pedagógicas para estimular o desenvolvimento deles. 

Qual a importância da escrita na alfabetização

O processo de alfabetização começa muito antes do aprendizado formal das letras e sons. O início está nos primeiros contatos da criança com o mundo letrado e estende-se até que ela domine o código escrito, saiba como interagir com ele de forma autônoma e também entendê-lo.

A importância da escrita está principalmente no desenvolvimento de novas habilidades, como redigir textos de diversos gêneros e dominar a ortografia da língua portuguesa. Isso irá permitir que o pequeno compreenda questões linguísticas mais complexas.

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as crianças manifestam curiosidade em relação à escrita desde muito pequenas, então é preciso aproveitar esse interesse espontâneo para oferecer diversas oportunidades e experiências com a língua, por meio:

  • da contação de histórias;
  • do estímulo da fala;
  • do ensinamento de novas palavras.

Qual é a importância da escrita na Educação Infantil?

Proporcionando diversas experiências com a língua, as crianças começam a construir hipóteses sobre o funcionamento da linguagem, tendo a oportunidade de confrontá-las e reconstruí-las, num processo constante de aprendizagem.  

Essas vivências irão garantir que conhecimentos básicos e necessários sobre a língua sejam adquiridos, os quais se fazem necessários para que outras aprendizagens mais formais do processo de alfabetização aconteçam.

Uma simples brincadeira de fazer a lista de compras do supermercado, escrever um bilhete, fazer um cartão ou escrever uma história, ainda que de modo não convencional, ou seja, com a criança brincando de “escrever do seu jeito”, constituem-se em excelentes oportunidades para a construção de hipóteses sobre a escrita.

Esses são alguns dos fatores determinantes para que o processo de alfabetização aconteça com sucesso e, por isso, vale a pena investir desde cedo na educação dos pequenos.

Qual A Importância Da Escrita E Como Incentivá-la?

Como desenvolver o hábito da escrita nas crianças?

Para que a atividade de escrita seja prazerosa, ela precisa ter significado. Isso implica na proposta de situações em que escrever se faça necessário, ou seja, é preciso contextualizar a criança no propósito dessa dinâmica. 

Deve-se considerar também que quanto mais conhecimentos ela possuir sobre o sistema alfabético, mais fácil e natural será esse processo. 

Por exemplo: quando ocorre o entendimento dos pedaços sonoros das palavras e também nas sílabas, temos uma criança num estágio bem mais avançado de domínio do código escrito. Isso torna o processo de aprendizagem de como escrever mais tranquilo. 

Entretanto, todas as interações anteriores com a língua são importantes para que a redação seja vista como forma de comunicação, de registro e de expressão de ideias. 

O domínio da língua garante a inclusão dessa criança no mundo letrado e, ao perceber isso, ela encontra maior motivação para aprender a escrever cada vez com mais competência e autonomia.   

Dessa forma, ela aprende a escrever, mas, também, entende a importância da escrita, identificando qual é o propósito de se dedicar a esse elemento novo em sua vida.

Como incentivar a escrita no dia a dia do meu filho?

Além dos exemplos já citados anteriormente, mostre que, através do ato de escrever, podemos expressar a nossa criatividade, seja criando as próprias histórias ou reescrevendo as que mais gostamos para poder compartilhar com outras pessoas. O ato de escrever promove um registro permanente de determinada ideia.

Agora que você já sabe qual a importância da escrita e como o incentivo desta prática permite não somente o desenvolvimento da alfabetização, mas também a formação de leitores e escritores competentes e criativos, conheça a necessidade da parceria entre família e escola.

Receba nosso conteúdo gratuito de como incentivar a leitura em crianças!

Agende uma visita