Dicas para Ensinar Educação Financeira em Casa

5 Dicas para Ensinar Educação Financeira em Casa

Categoria: Artigos Dicas

Segundo levantamento de 2022 feito pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), 70% das famílias brasileiras estão endividadas e 43% não sabem como pagar. Esse quadro reflete a carência de educação financeira em casa, uma vez que demonstra a falta de acesso à informação para lidar com o dinheiro.

Esse problema vem desde a infância. Muitos pais não conversam sobre dinheiro com seus filhos achando que vão protegê-los. Na verdade, isso aumenta as chances de se tornarem adultos financeiramente irresponsáveis.

O ideal é que desde cedo os pequenos sejam apresentados ao mundo das finanças, por isso, entenda o assunto em detalhes e acompanhe as dicas que preparamos para você!

O que é educação financeira?

A organização financeira é definida, de acordo com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), como o processo de compreender produtos e serviços financeiros a fim de ser capaz de fazer escolhas de maneira bem informada.

Em outras palavras, essa competência influencia a maneira como gastamos e guardamos o nosso dinheiro porque entendemos seu funcionamento. Quando bem desenvolvida, pode evitar dívidas, permitir compras de alto valor — como um carro ou uma casa própria — e nos aproximar de sonhos e metas, como viagens.

Dessa forma, oferecer educação financeira em casa pode ser determinante para o futuro das crianças. Afinal, esses conhecimentos sobre finanças levam tempo a serem consolidados e é muito mais simples construir hábitos saudáveis em relação ao dinheiro desde a infância do que reverter um quadro de risco.

Assim, é possível garantir um futuro com mais qualidade de vida e felicidade aos pequenos.

Com que idade começar a ensinar educação financeira em casa às crianças?

A criança já pode ser introduzida a esse universo entre os três e os seis anos. É possível começar dando pequenas quantias de dinheiro e explicando que ela pode usar aquilo para trocar por um brinquedo ou doce.

Além disso, outra opção é presentear com um cofrinho, de preferência transparente, para gerar um apelo visual.

5 dicas para ensinar educação financeira em casa

Veja agora mais algumas dicas de educação financeira em casa para colocar em prática conforme a criança cresce e aprende cada vez mais:

1. Faça da mesada uma aliada

A partir dos sete anos, a criança já tem mais noção do valor do dinheiro. Portanto, os pais podem estipular uma mesada. Essa é uma ótima maneira de ensinar a:

• contabilizar gastos: nas primeiras semanas, peça para que seu filho anote tudo o que gastou;
  • poupar: fale da importância de guardar ao menos uma parte do dinheiro e de fazer escolhas, principalmente para comprar algo mais caro;
  • criar um planejamento financeiro: converse sobre quanto ele precisa economizar para alcançar seus objetivos, seja ir a uma excursão escolar ou comprar um brinquedo novo.

2. Use jogos que ensinam matemática

Não adianta só conversar sobre a importância do valor do dinheiro se o pequeno não desenvolver o gosto pelos números, já que eles envolvem todos os aspectos da vida financeira.

Por isso, os jogos de matemática para crianças são grandes aliados da educação financeira em casa, pois ensinam de maneira lúdica e divertida. Essas características são essenciais para atrair e reter a atenção dos pequenos.

3. Explique de onde vem o dinheiro

As crianças demoram para entender o valor do dinheiro, pois não compreendem de onde ele vem. Por isso, explique que é preciso trabalhar para ser remunerado e poder comprar o que é necessário.

Vale, ainda, partir para uma atividade prática: ensiná-lo a conquistar seu próprio dinheiro. Vocês podem, por exemplo, fazer uma feirinha com os brinquedos que não são mais utilizados.

4. Inclua seu filho nas decisões financeiras da casa

Chame seu filho para participar do planejamento financeiro da casa, em que os pais listam todos os ganhos e gastos da família.

Além de ajudá-lo a entender a importância do dinheiro para pagar contas essenciais, vocês também podem definir juntos alguns objetivos — como uma viagem — e traçar metas de economia.

5. Leve seu filho ao supermercado

O supermercado é um ótimo local para colocar as dicas em prática! Você pode criar uma lista de compras e dar à criança um determinado valor. Explique que é preciso adquirir todos esses produtos com a quantidade de dinheiro disponível.

Outra alternativa é separar uma quantia para seu filho comprar o que deseja. Com isso, você estimula o desenvolvimento da autonomia infantil, a habilidade de comparar preços e o raciocínio lógico para analisar opções antes de tomar a decisão de compra.

Seguindo essa linha, a educação oferecida pelos pais precisa incentivar a independência. Conheça também dicas para educar crianças autossuficientes e garanta que o seu filho cresça responsável e consciente em relação às suas escolhas!