dicas para os pais — como educar criancas autossuficientes

Dicas Para os Pais — Como Educar Crianças Autossuficientes?

Categoria: Artigos

Criar crianças autossuficientes é o sonho de muitos pais. Quando os pequenos são educados desta forma, inúmeros benefícios são colhidos, tanto ao longo da infância quanto da fase adulta. 

Mas quais são os segredos para criar meninos e meninas assim? Ao longo deste artigo você vai aprender mais sobre o que é uma criança autossuficiente, as vantagens de apostar nisso e como fazer. Confira!

Afinal, o que são crianças autossuficientes e quais são os benefícios disso?

A criança autossuficiente é aquela que tem a capacidade de viver e tomar decisões sem depender de uma ordem externa. É uma criança que vive confortavelmente tendo uma certa autonomia em relação à própria vida, mas sempre de uma maneira cabível para a sua idade, é claro. 

Pequenos criados dessa forma costumam ter uma autoestima mais elevada, além de amadurecerem no tempo ideal. As decisões que essa criança toma são muito mais pensadas e cuidadosas, porque ela já entende que haverá consequências para isso, já que erram e acertam em suas escolhas e entendem os reflexos disso. 

Como educar crianças autossuficientes?

Agora que você já entende o que são as crianças autossuficientes e quais são os benefícios de criá-las dessa forma, selecionamos algumas dicas para te ajudar a incentivar seus filhos a se desenvolverem assim. Veja:

  • delegue tarefas: defina algumas tarefas como responsabilidade da criança e explique a importância delas. Escolha atribuições que sejam coerentes com a idade dela e aumente a dificuldade conforme o crescimento, como se vestir, organizar o quarto ou ajudar em outras coisas simples da casa;
  • invista em um bom relacionamento: ser emocionalmente ligado ao seu filho o ajuda a criar autoconfiança. Quando ela sente que tem apoio dos pais, se sente mais segura, graças ao apoio oferecido;
  • explique as regras com exemplos: é importante que a criança entenda que vivemos em uma sociedade e que, por isso, é preciso seguir uma série de regras, inclusive aquelas que são socialmente impostas. A melhor maneira de fazer isso é mostrando exemplos.

Porém, também existem alguns comportamentos que impedem que as crianças se convertam em autossuficientes. A comparação com outras crianças, por exemplo, pode ser um problema.

Ao comparar o erro do seu filho com o acerto de outras crianças, isso pode acabar gerando uma rivalidade entre eles e uma sensação de inferioridade.

O que achou de aprender mais sobre como criar crianças autossuficientes? Se estiver interessado em mais conteúdos educativos como este, acompanhe o blog do Colégio Koelle!

Agende uma visita