Ensino Médio 3ª Série A B e C 2019

Categoria: Educação

No dia 2 de julho de 2020, a Folha de S.Paulo publicou em seu site uma ferramenta que tabula os microdados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) para determinar a média dos colégios no Enem. Dentre as escolas de Rio Claro e região, o Colégio Koelle lidera o ranking do Enem 2019.

A metodologia segue o mesmo critério que o MEC já usou em anos anteriores, e considera apenas escolas com mais de dez alunos participantes e/ou aquelas em que ao menos 50% dos estudantes fizeram a prova.

De acordo com a Folha, o Colégio Koelle ocupa a 53ª posição do Estado de São Paulo, e a 202ª do Brasil no ranking do Enem 2019. Trata-se da melhor colocação dentre as escolas de Rio Claro e região.

Colégio Koelle lidera o ranking do Enem 2019

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2020/07/veja-o-desempenho-da-sua-escola-no-enem-2019.shtml

A educação é um processo em constante transformação. Por isso, a cada ano o Colégio Koelle promove inovações em sua proposta pedagógica, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Mais do que resultados, o foco é a educação de excelência, aliada às melhores práticas e metodologias de ensino, preparando os alunos para enfrentar os desafios que encontrarão ao longo da vida.

O destaque no Enem ocorre há 10 anos consecutivos. Essa sequência de bons resultados evidencia a qualidade e a seriedade desse trabalho. Parabéns aos alunos, corpo docente e toda a equipe do Colégio Koelle por mais essa conquista.

Polêmica no Enem 2019

Os microdados do Enem 2019, divulgados pelo MEC, geraram polêmica entre as escolas. Muitas instituições alegam que tiveram números superiores de alunos prestando o exame em relação ao que o MEC informou.

Com o Colégio Koelle não foi diferente. Dos 91 alunos que concluíram o Ensino Médio em 2019, apenas 59 (segundo o MEC) prestaram o Enem, conforme ilustramos abaixo. Na realidade, quase todos os alunos dos 3º.s anos participaram do exame em novembro de 2019. Logo, fica evidente a ausência de dados mais precisos, o que também foi relatado por outras instituições de ensino.

Contudo, entendemos que amostras superiores a 30 alunos, estatisticamente, tendem a refletir números próximos do que seriam as médias reais, caso fossem computados os resultados de todos os alunos que realizaram o exame. Assim sendo, concluímos que o resultado obtido pelos alunos do Colégio Koelle, bem como das demais instituições que figuram a tabela abaixo, são confiáveis.

Colégio Koelle lidera o ranking do Enem 2019

Por fim, considerando as notas dos 30 melhores alunos de cada uma das instituições privadas de Rio Claro, fica ainda mais patente o destaque dos alunos do Colégio Koelle, conforme ilustra a tabela abaixo.

Fonte: https://www.zbs.com.br/enem