Estratégias De Autorregulação Da Aprendizagem

3 Estratégias De Autorregulação Da Aprendizagem

Categoria: Artigos Dicas Educação

É importante que a própria criança cuide do seu aprendizado, envolvendo coisas como organização, monitoramento e análise. No entanto, como os pequenos ainda estão passando por fases de desenvolvimento, é importante entender que eles têm dificuldade para fazer isso sozinhos. É aí que entram as estratégias de autorregulação da aprendizagem.

Os pais devem agir em conjunto com seus filhos, oferecendo auxílio e orientação. Continue lendo e entenda como fazer isso!

Conheça 3 estratégias de autorregulação da aprendizagem

Elegemos as principais estratégias de autorregulação da aprendizagem, que podem ser facilmente aplicadas no cotidiano familiar. Confira:

1. Nomeie as emoções

Antes de tudo, a criança precisa saber reconhecer os seus sentimentos para aprender a regulá-los. Por isso, pratique o exercício de sempre nomear para o seu filho o que ele está sentindo.

Por exemplo, quando ele não consegue completar algum desafio e se sente bravo por isso, converse e ensine que esse sentimento se chama raiva. Essa prática, com o tempo, faz com que ele próprio se torne capaz de identificar essa emoção.

2. Incentive a expressão dos sentimentos

Como dissemos, os pais têm um papel fundamental na autorregulação das crianças, mas para que o exerçam precisam saber o que elas estão sentido. Desse modo, crie um sistema assertivo e simples de expressão.

Um exemplo é usar cores:

• vermelho: expressa que o aprendizado não está sendo bem desenvolvido. É necessário buscar novas alternativas e estratégias, como brincadeiras lúdicas;
  • amarelo: indica uma perda de controle próxima ou inicial, em que a criança começa a reconhecer sentimentos negativos como frustração e raiva. É um momento de atenção;
  • verde: demonstra que está tudo certo e o aprendizado pode prosseguir.

3. Estimule a autonomia infantil

Apoiar o desenvolvimento da autonomia da criança permite que ela comece a praticar a autorregulação da aprendizagem de forma cada vez mais independente. Quando ela se sente confiante e capaz — competências que derivam de uma autonomia desenvolvida —, consegue navegar pelos seus sentimentos com mais facilidade.

Isso pode ser feito através de alguns comportamentos cotidianos, como:

• encorajá-los a tomar decisões sozinhos. Os pais devem trabalhar como guias, oferecendo sugestões e perguntas, mas é importante que a decisão final seja dos pequenos;
  • incentivar que façam suas rotinas de estudos por conta própria, escolhendo horários e disciplinas;
  • trabalhar a paciência.

Esse trabalho, no entanto, não deve acontecer apenas entre a família. O ambiente escolar tem um peso muito grande no desenvolvimento da criança, uma vez que elas passam várias horas por semana lá.

Por isso, conheça o papel da escola no desenvolvimento da autonomia infantil e saiba como garantir o melhor para os seus filhos dentro e fora de casa!